TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Rede FielBus

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Construir um robô programável paletizador, que será acionado através de uma chave fim de curso onde a mesma estará integrada a uma esteira que simulará o processo industrial.

A construção deste robô objetiva automatizar o processo realizado na indústria para reduzir os gastos na operação e viabilização do produto final através da manipulação de palets.

 O robô é controlado através do Micro Controlador “Arduíno” controlado via computador, e o software de operação/configuração (instalado no computador controlador), permite ao cliente realizar as configurações de montagem ou desmontagem de paletes, sem a necessidade de intervenção de um técnico especializado em robótica.

Aplica-se a industriais que realizem e necessitem de operações com a movimentação sistemática de materiais para a obtenção do produto final em diversos setores, afim de minimizar a aplicação de procedimentos para obtenção dos mesmos gerando uma redução  no tempo de operação possibilitando um maior ganho de produtividade e maior qualidade devido à redução dos erros provenientes do processo.

Com o propósito de realizar correções pré-estabelecidas não necessitando de um maior número de intervenção humana para processos tecnicamente complexos devido à complexidade das tarefas realizadas.

Utilizada para movimentação e operação de fardos, sacarias, caixas, bombonas e demais sólidos nas linhas produtivas, a paletizadora tem servomotores atuantes que permitem realizar quatro movimentos simultâneos e receber produtos de mais de uma máquina ao mesmo tempo, tem a grande facilidade em adaptar-se a diferentes tipos de paletização como caixas, tubos, palets entre outros.

O que traz como um maior benefício à otimização na paletização dos produtos, com maior rapidez, agilidade.

A paletizadora traz como maior benefício a economia.

 

Desenvolvimento

Processo:

Uma caixa passará por um ponto estabelecido acionando a chave fim de curso dando início a programação do robô (Paletizadora).

O robô pode realizar processos de paletização de produtos (ou empilhamento em paletes) em etapas finais de linhas de produção, ou até mesmo realizar a depaletização (desmontagem de paletes) em etapas intermediárias da linha, como alimentação de maquinário, por exemplo.

Com estrutura robótica cartesiana de 4 eixos livres (x, y, z e garra) e movimentação conjunta suave de motores, possui grande flexibilidade de operação, podendo trabalhar sobre máquinas, esteiras ou até mesmo ter suas funcionalidades de manipulação compartilhadas entre duas ou mais linhas de produção, atuando como uma espécie de “ponte-rolante automatizada”.

Metodologia

O objetivo é ter uma exatidão na movimentação dos palets, caixas, etc,  garantindo seu posicionamento na colocação dos mesmos em locais pré definidos anteriormente na programação dos servo motores.

Observou se que na movimentação destes materiais é fator imprescindível para maior qualidade dos processos a aplicação de mecanismos que garantam sua eficiência e eficácia tendo como necessidade o controle do processo instantaneamente dependendo da necessidade de intervenção para corrigí lo assim que identificada a necessidade.

Foram utilizados insumos para a realização de processos que realizem a movimentação de caixas que se movimentam em de uma esteira que detectará objetos metálicos através de um sensor  indutivo instalado na linha fabril que fará com que o robô execute a programação já pré determinada, estabelecendo se a velocidade de operação, assim como a movimentação cartesiana dos objetos pelo cliente.

Foi verificado que devido à necessidade de ter se uma maior confiabilidade do posicionamento das caixas e palets, assim é necessário que ocorra a distinção de materiais que não sejam aqueles que são necessários para o processo, deste modo foram feitos testes que garantem a exatidão na movimentação dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (376.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com