TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Tecnologia Da Informação E Comunicação Sistemas De Informação E Comunicação

Artigos Científicos: Trabalho De Tecnologia Da Informação E Comunicação Sistemas De Informação E Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 12

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI

Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação

Professor: Samuel Sobrinho

Alunos: Evando Fabris, Jeferson Carlos Schmeling, Jeniffer Nunes, Júlia de Souza Bernardes, Luan Bampi

2º semestre N2 Noturno

Trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação

Sistemas de Informação e Comunicação

Joinville-SC

Março/2014

WMS - Warehouse Management System -Sistema de Gerenciamento de Estoques

WMS é uma parte muito importante da cadeia de suprimentos, e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do espaço nos armazéns. O WMS também dirige e otimiza a disposição de "put-away" ou colocação no armazém, baseado em informações de tempo real sobre o status do uso de prateleiras.

WMS tem a função de controlar estoques e permite que um armazém seja automatizado, e por esse motivo é muito utilizado em supermercados. O WMS faz parte do sistema SAP, que pode ser usado para controlar toda uma empresa.

WMS operacional significa que a empresa depende menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligência para operar o sistema. Os sistemas WMS utilizam tecnologias de Auto ID Data Capture, como código de barras, dispositivos móveis e redes locais sem fio para monitorar eficientemente o fluxo de produtos. Após todos os dados serem coletados, a WMS faz uma sincronização através de uma base de dados centralizada, que pode ser por processamento de todo um lote, como por transmissão em tempo real através de redes sem fio. Esse banco de dados pode ser utilizado para fornecer relatórios úteis sobre o status das mercadorias no armazém.

Muitos sistemas WMS têm interface com sistemas do tipo Enterprise Resource Planning (ERP), Planejamento de Recursos da Empresa (MRP) ou com outros tipos de softwares de gestão, o que permite uma forma de se receber automaticamente inventários, processar pedidos e lidar com devoluções.

Um WMS tem como objetivos principais reduzir o tempo de todos os movimentos do armazém, estabelecer a Ordem, planejar os recursos, evitar perdas de lotes de materiais, eliminar o ruído de comunicação, reduzir o custo operacional e dar ao cliente final maior confiabilidade no serviço prestado.

Efficient Consumer Response(ECR)

Resposta Eficiente ao Consumidor ou em inglês EfficientConsumer Response (ECR), consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final (LAVRATTI, 2002, p.1). Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afeta toda a cadeia de produção e distribuição de produtos de grande consumo (ECR, 2002).

O ECR tem como objectivo estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmente na cadeia logística de abastecimento, tendo em conta a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em estoques adequados (Efficientconsumer response, 2005).

O ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor) tem por objetivo a troca de informações entre a indústria e varejo, geralmente mais implementado no setor alimentício.

É visado a otimização e sincronia da cadeia de suprimentos através do ECR. Com isso é possível determinar quantidades exatas e momento de reabastecimento de cada unidade, evitando problemas de estoque. O ECR mostra através de informações em tempo real as características de cada empresa, o mix adequado de produtos para cada cliente,a demanda e o comportamento de cada região dimenssionando, assim, melhor o estoque entre elas.

O ECR compartilha intensivamente as informações entre fabricante e varejista, trazendo melhorias nos tempos de resposta para as variações da demana ocorridas no mercado. É possível compreender até as sazonalidades de cada item, ajudando a gerenciar o reabastecimento de mercadoria (quando, quanto e onde).

As trocas de informações são feitas através de tecnologia de transmissão de dados como a internet e o Electronic Data Interchange (EDI - Intercâmbio Eletrônico de Dados).

É fundamental que o ECR esteja integrado com o WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) e o ERP (Sistema de Gestão Empresarial) para que os dados sejam enviados corretamente através da cadeia de suprimentos.

Integração Logística:

A integração logística diz respeito à capacidade de integração do fluxo de materiais e informações do ponto de origem, relacionado todos os sistemas e processos produtivos pertinentes de uma companhia, permitindo uma operação eficiente da cadeia logística.

Um gerenciamento integrado é capaz de fornecer insights rápidos e precisos sobre o comportamento da cadeia como um todo, permitindo ao tomador de decisão atuar diretamente sobre o controle de sua cadeia produtiva, em qualquer uma da suas etapas e sub-sistemas.

A avaliação e planejamento adequados dos processos de integração logística de sistemas produtivos, realizada através da aplicação das ferramentas oferecidas pela Genoa Soluções, oferece aos gerentes e tomadores de decisão a possibilidade de obter controle total a cadeia, contemplando seus mais variados aspectos, entre eles:

• Identificação dos pontos críticos existentes;

• Integração dos processos produtivos desde o planejamento de demanda, à gestão de estoques e os planejamentos de entregas;

• Determinação das inter-relações entre as variáveis e restrições de operações internas e externas da companhia;

• Investigação da estrutura organizacional e das barreiras existentes à integração logística.

Etiquetas inteligentes

RFID “identificação por frequências de rádio” podem ser lidas a distâncias muito maiores, identificam vários objetos ao mesmo tempo e guardam mais dados sobre cada um. São basicamente um chip ligado a uma antena, mas isso é o suficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com