TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ergonomia Estácio

Por:   •  14/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Ergonomia (NPG 1447)

Tutor: Prof. Dr. Fernando Medina

Aluno: Ricardo Scheidt

O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

Diante de tantos problemas de saúde provocados pela não aplicação dos conhecimentos presentes na Ergonomia em postos de trabalho, entre os quais se incluem problemas posturais e danos dos mais variados tipos, o governo brasileiro, através do Ministério do Trabalho e Emprego, estabeleceu uma conduta obrigatória que deve ser seguida pelas empresas. Na prática, trata-se de fornecer orientações junto aos trabalhadores quanto às possibilidades de riscos de acidentes e de doenças ocupacionais que podem implicar em afastamento temporário ou definitivo de função. Por outro lado, busca-se a adoção de condutas com a finalidade de proteger a saúde e a segurança de cada indivíduo no seu ambiente de trabalho. E, isto tem impacto na forma como o trabalhador

Tomando-se o texto como referência, pergunta-se:

  1. Qual é a norma que pode ser utilizada como referência para que as organizações de trabalho possam seguir a determinação proposta pelo governo brasileiro? (0,5 ponto)

A Norma regulamentadora NR-17 – ERGONOMIA, onde diz no item 17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

  1. Qual área da empresa pode assumir a responsabilidade de orientar os trabalhadores quanto aos riscos de acidentes de trabalho? (0,5 ponto)

A área da empresa que pode assumir a responsabilidade de orientar os trabalhadores quanto aos riscos de acidentes de trabalho é a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes juntamente com o SESMT- Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

  1. Como o trabalhador pode evitar doenças ocupacionais? (1,5 pontos)

O trabalhador pode evitar das seguintes formas:

  • Mantendo a postura correta para o trabalho;
  • Ajustando a posição da cadeira à altura ideal;
  • Alinhando a tela do computador na altura da cabeça;
  • Mantendo a iluminação adequada do ambiente de trabalho;
  • Atentando para o mapa de risco da empresa, onde são identificados os riscos e suas respectivas dimensões e categorias (Físicos, Biológicos, Químicos, Ergonômicos e de Acidentes);
  • Utilizando os EPI devidamente;
  • Utlizando os EPC corretamente;
  • Observar os CA – Certificado de Aprovação de cada equipamento utilizado;
  • Executar toda tarefa conforme procedimentos gerais de segurança;
  • Fazer a análise preliminar de risco de cada tarefa a executar;
  • Executar o direito de recusa em situações de riscos graves e eminentes;
  • Se atualizar;

Logo, devem seguir todos procedimentos, normas de segurança e orientações da CIPA.

  1. Existe alguma relação entre a minimização de riscos ergonômicos e o aumento da produtividade no trabalho? Justifique. (1,5 pontos)

Sim, existe relação, é um fator determinante para o aumento da produtividade laboral!

Ao zelar pela saúde e pelo bem-estar dos colaboradores, o número de afastamentos por questões médicas ou por acidentes de trabalho diminui, o que eleva a produtividade de toda a empresa.

A melhoria no bem-estar e o ambiente mais confortável mantêm os funcionários mais motivados e mais atentos às suas atividades. Isso diminui sensivelmente as falhas e a perda de matérias primas utilizadas no processo produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (332.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com