TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA DISCIPLINA | ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA

Por:   •  16/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ALINE SANTOS GOMES

MATRÍCULA 20211300742

TRABALHO DA DISCIPLINA | ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA (AVA2)

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO

O empreendedor e a gestão

RIO DE JANEIRO

2021

ALINE SANTOS GOMES

MATRÍCULA 20211300742

TRABALHO DA DISCIPLINA | ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA (AVA2)

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da Universidade Veiga de Almeida, como critério de avaliação individual para composição da nota A1 na disciplina de Empreendedorismo.

Professor: Celia Lima Paradela.

RIO DE JANEIRO

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................04 e 05

2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................................05 e 06

2.1. Mudanças Propostas....................................................................................................05 e 06

2.2. Análise de Riscos ......................................................................................................05 e 06

2.3. Estratégias para Mitigação dos Riscos........................................................................06

3. CONCLUSÃO...............................................................................................................07

5 Referências Bibliográficas...............................................................................................08

 

1 INTRODUÇÃO

A Doce Alegria surgiu quando ainda na adolescência, comecei ajudar minha avó e tio a fazer docinhos de casamento, percebi que tinha vocação e era isso que queria dali para frente.  Durante 15 anos foi da cozinha da vovó que saiam os doces mais gostosos que alegrava da família a vizinhança.

Com o crescimento da procura, já não tinha mais capacidade de atender na casa da minha avó, decidi montar uma cozinha industrial e alugar uma pequena loja. Depois de muito esforço, aluguei um pequeno estabelecimento, com um pouco mais de 70m², dois funcionário, meu marido e eu, fomos firmando o ponto no centro comercial de Marechal Hermes- RJ.

Fiz investimentos para a ampliação do espaço, planejei tudo com carinho, queria que os clientes se sentissem literalmente na cozinha da minha avó. Coloquei um balcão espelhado para dar amplitude ao local, cozinha de vidro para que os clientes possam acompanhar a fabricação dos doces e assegurar que estamos cumprindo as boas praticas de fabricação e manipulação de alimentos, conforme a lei exige. Mesas e cadeiras confortáveis para trazer o aconchego de casa de vó, aquisição de máquinas para acelerar o processo de produção e manter a mesma qualidade, uma vez que as encomendas e clientes só crescem.

A Doce Alegria, nascida da cozinha da vovó, mas como todo “filho” traz em si os traços de quem o gera.

Também é uma empresa familiar, onde as filhas das filhas da Sra Enilde, lá do início, dão continuidade ao projeto, com visão inovadora, mas como a mesma perseverança de seus pais e avó.

Quando há 15 anos a vó Nilda como chamo carinhosamente a minha vó, iniciou a produção de doces finos talvez não tivesse a certeza de que o mesmo tivesse de passar a status de empresa, o que se deu apenas para que se pudesse dar mais ênfase aos seus clientes vizinhos.

A busca da loja física vem confirmar o propósito de excelência no atendimento aos clientes não esquecendo que o meio ambiente é a nossa maior fonte de vida.

Meu objetivo é oferecer doces originais, mas com a gostosura, encanto e aconchego da vó Nilda, preservando toda a história da minha família.

Há um ano e meio, eu realizei um sonho de família, transformei a cozinha e o talento da minha avó em uma empresa. Hoje vejo meu projeto de vida abalado, por causa da crise gerada pela Covid -19.

Foi um baita susto. Apostei tudo nesse negocio e agora vejo as vendas despencares e clientes sumirem, devido à suspensão das atividades estabelecida pelo governo.

Ao mesmo tempo em que calculo meus prejuízos, busco estratégias e mudanças para superar esse período.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. Mudanças Propostas

2.1.2. Fiz um estudo de mercado para identificar a real necessidade do mercado, do público e avaliar meus concorrentes;

2.1.3. Fiz uma pesquisa de satisfação de cliente para classificar quais os docinhos mais consumidos na Doce Alegria. A partir do resultado, tracei uma estratégia de redução de produção dos doces que tem menos saída, resultando em corte de mão de obra, desperdício e custos.

2.1.4. Demiti um funcionário, voltei atuar na produção dos doces, meu marido no caixa da loja e meu funcionário no atendimento;

2.1.5. Elaborei um plano de ação de redução de custos desnecessários, onde foram cortados telefone fixo, uma vez que só utilizamos a internet e telefone móvel como forma de comunicação;

2.1.6. Renegociei dividas com fornecedores e busquei credito no mercado, onde me proporcionou melhores oportunidades de superar a crise.

2.1.7. Criei uma conta no Whatsapp business para loja, dessa maneira me facilita a comunicação com os clientes mais assíduos e agilizar os pedidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com