TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Atividade Avaliativa de Filosofia

Por:   •  18/7/2017  •  Abstract  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa de Filosofia

  1. Descartes estava certo em definir nossa existência com base na capacidade de pensar racionalmente?

Sim. Seguindo a linha de raciocínio do filósofo Descartes, a única coisa que pode ser considerada verdadeira é o pensamento. Mesmo que o ser humano duvide que seja capaz de pensar algo, automaticamente ele está pensando e se está pensando significa que está vivo. Nesta mesma linha, ele atribui nossa existência a criação de Deus, pois o nada não cria nada, nem o pensamento e para alguém criar algo perfeito, este ser só poderia ser ainda mais perfeito, que seria Deus. Nós somos enganados por nossos sentidos, nossos sonhos, mas não por nossos pensamentos, pois advém do nosso interior, da nossa vontade. Assim, com base em sua frase “penso, logo existo”, nossa existência se explica ao fato de pensarmos, pois se pensamos significa que existimos, pensar é uma característica de um ser pensante. Caso não o fizéssemos, apenas viveríamos, sem existir, como acontece com seres inanimados e irracionais.

  1. Que significa dizer que nossas idéias nada tem a ver com nossas habilidades físicas?

Nossas ideias seriam a consciência que cada indivíduo possui, a busca pela verdade, os gostos e escolhas de cada um. Já nossas habilidades físicas estariam relacionadas ao nosso corpo, nosso gene, nossas emoções. Assim, um indivíduo pode idealizar algo, mas não ter disposição física para realizá-lo, pois pensar, não significa necessariamente que irá fazê-lo, como também pode realizar alguma atividade em decorrência da repetição, não utilizando seu pensamento para execução de da mesma.

  1. Explique a diferença entre uso publico e privado da razão, segundo Kant.

O uso público da razão faz referência à máxima universal, é aquele estritamente relacionado à liberdade que o indivíduo possui de agir e pensar. O mais sábio se sobressai em relação aos que se acomodam face às circunstancias impostas.

O uso privado, por sua vez, contempla um grupo especifico e está atrelado a obediência e liberdade. O indivíduo pode pensar como quiser, porém encontra-se limitado aos deveres que o Estado lhe impõe, devendo resguardar suas obrigações.

  1. Qual é a importância da liberdade para o esclarecimento, segundo Kant.

Levando em consideração o conceito estabelecido por Kant, em que esclarecimento seria a saída do homem de sua menoridade, e que para tal, o indivíduo deva dispor maturidade suficiente, pensar de forma independente e moral, a liberdade só ocorre quando o individuo consegue agir desta maneira, quando deixa o comodismo, quando não faz as coisas pelos outros, mas sim quando quer, governando pela razão. E é somente através do esclarecimento que o homem consegue ser livre.

  1. Será que vivemos hoje, condições que permitem o esclarecimento?

Diante de todos os meios que nos levam a retroceder o pensamento, principalmente os meios de comunicação, que nos jogam noticias para que pensemos de acordo com o que querem, para que consumimos o que quiserem, etc., temos que nos esforçar um pouco mais para alcançarmos o esclarecimento e sairmos da menoridade, se comparado há um tempo. Atualmente, é mais fácil ser adepto ao comodismo e as circunstancias que nos é imposta, do que buscar coragem e condição necessária para ser livre e pensar de modo individual, somos, portanto, escravos da ignorância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com