TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Higiene e Segurança no Trabalho

Por:   •  29/7/2022  •  Monografia  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Conciliar sustentabilidade e desenvolvimento por muita das vezes é uma tarefa complexa de se realizar. Diante os documentários apresentados, uma grande preocupação tanto do setor público quanto do setor privado é de relacionar de forma harmoniosa o desenvolvimento econômico com o meio ambiente.

Um grande problema encontrado no modelo econômico tradicional é o fato de não considerar o meio ambiente como importante aliado no desenvolvimento econômico. Para Nakabashi (2020), o crescimento econômico deve garantir a melhoria do padrão de vida, com acesso à saúde, à educação e transporte, por exemplo, mas também que as próximas gerações consigam viver com qualidade de vida. Por isso, faz-se necessário a criação de instrumentos capazes de aliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade.

Como defende Herman Daly, a economia deve ser sustentada no longo prazo, e para que isso aconteça, devemos respeitar três regras:

1. limitar o uso dos recursos para que os rejeitos possam ser absorvidos pelo ecossistema;

2. explorar recursos renováveis de forma a não exceder a capacidade do ecossistema de regenerá-los;

3. exaurir recursos não renováveis a um ritmo que não exceda a taxa de desenvolvimento de substitutos renováveis.

Uma das soluções encontradas e apresentadas nos documentários é a regulação estatal de mercados mais agressivos ao meio ambiente e a população. De acordo com França (2016), a regulação estatal, em linhas gerais, constitui a sobreposição proporcional da vontade do particular pela legítima vontade do Estado, com o fim de proteção e desenvolvimento do bem comum e a aplicação justa das regras previamente impostas no sentido de evitar abusos quando do exercício do seu livre (e legal) agir. Contudo, apesar de ter o viés de proporcionar uma melhoria para todas as partes, realizar somente a regulamentação não se faz suficiente para impedir os malefícios trazidos por algumas indústrias.

No próprio documentário “Não Respire”, um representante de uma indústria de fabricação de telhas, que utiliza de materiais cancerígenos, afirma que para a manutenção das normas impostas para o setor é crucial que as fiscalizações sejam realizadas pelos órgãos governamentais. De nada adianta impor medidas restritivas se elas não estão sendo cumpridas a rigor. A fiscalização garante o cumprimento correto e seguro das normas impostas e pune aqueles que não as cumprem.

Uma outra medida que poderia ser utilizada para minimizar os efeitos negativos das indústrias, seria a promoção de não somente regulamentações que proíbam e impeçam, mas que também hajam leis que estimulem e envolvam os empresários. Um exemplo claro disso é o IPTU Verde, que oferece descontos para as empresas que possuem imóveis com soluções sustentáveis.

Por fim, para que toda a empresa consiga seguir as normas impostas por autoridades governamentais, é de extrema importância que haja com a difusão e consolidação do pensamento sustentável em todas as esferas da instituição. Uma forma de realizar a “proliferação” desse tipo de pensamento é a inclusão de colaboradores técnicos especializados no assunto, que terão um contato mais próximo com colaboradores nos níveis operacionais até colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com