TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual - 1º Semestre- ADS

Trabalho Universitário: Trabalho Individual - 1º Semestre- ADS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

WASHINGTON JUNIOR FERREIRA

MODELOS DE PROCESSO DE SOFTWARE

CICLO DE VIDA CLÁSSICO OU MODELO CASCATA

Arapiraca - AL

2013

WASHINGTON JUNIOR FERREIRA

MODELOS DE PROCESSO DE SOFTWARE

CICLO DE VIDA CLÁSSICO OU MODELO CASCATA

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação a Distância, Metodologia Científica, Lógica e Técnicas de Programação, Processo de Negócio e Software, Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas Web e Seminários ll, sob orientação dos professores: Everson M. Morais, Merris Mozer, Polyanna P. G. Fabris, Anderson E. M. Gonçalves e Reinaldo B. Nishikawa

Arapiraca - AL

2013

SUMÁRIO

1. Introdução 4

2. Objetivo 5

3. Desenvolvimento 6

3.1 Engenharia de Software 6

3.2 Modelos de Processo de Software 7

3.3 Ciclo de Vida Clássico ou Modelo Cascata 7

3.3.1 Rápida História 7

3.3.2 Uso do Modelo Cascata 8

3.3.3 Vantagens e Desvantagens do Modelo Cascata 10

3.4 Outros modelos de processo 11

4. Conclusão 13

5. Referências 14

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar os conhecimentos adquiridos durante o 1º Semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas precisamente na disciplina de Processo de Negócio e Software, onde mostraremos uma pequena noção do que é Engenharia de Software, e expor um breve resumo de alguns modelos de processo de software existentes no mercado. Vamos nos aprofundar mais um pouco em um modelo específico, o Ciclo de Vida Clássico ou Modelo Cascata, como é mais conhecido. Em seguida iremos indicar e justificar uma linguagem de programação atual, que será a linguagem JAVA. Esperamos que a conteúdo apresentado a seguir seja compreendido com facilidade e clareza.

2. OBJETIVO

O objetivo principal deste trabalho é demonstrar e esclarecer melhor o que é um modelo de processo de software, fazendo um pequeno resumo de alguns modelos usados, além disso, aprofundar o conhecimento no modelo mais usual, que é o Modelo em Cascata, onde veremos as vantagens e desvantagens de usar este modelo de processo.

3. DESENVOLVIMENTO

Para entendermos melhor os Modelos de Processo de Software, primeiro teremos que tratar de aprender e entender, mesmo que aqui tratado de uma forma superficial, mas que é de suma importância ter pelo menos uma noção, do que é Engenharia de Software.

3.1 ENGENHARIA DE SOFTWARE

A Engenharia de Software tem se tornado cada vez mais importantes para os profissionais de TI, pode ser vista como uma abordagem de desenvolvimento de software elaborada com disciplina e métodos bem definidos.

.....“a construção por múltiplas pessoas de um

software com múltiplas versões” [Parnas 1987]

Esta engenharia apareceu com foco em qualidade no processo de software. O gerenciamento da qualidade total e filosofias similares produzem uma mudança cultural que permite um desenvolvimento crescente de enfoques mais maduros para a engenharia de software, que é também conhecida como uma Tecnologia de Camadas, como mostrado na figura 1 abaixo:

3.2 MODELOS DE PROCESSO DE SOFTWARE

O que é?

É uma representação abstrata de um processo de software. Cada modelo representa um processo a partir de uma perspectiva particular. Não são descrições definitivas de processo de software, mas sim abstrações úteis, que podem ser usadas para explicar diferentes abordagens de desenvolvimento de software.

Existem vários modelos de processo de software (ou paradigmas de engenharia de software). Cada um representa uma tentativa de colocar ordem em uma atividade desordenada. Dentre eles podemos citar alguns:

• Ciclo de Vida Clássico ou Modelo Cascata, que iremos abordar com mais ênfase, pois este é o modelo que escolhemos para descrever;

• Modelo Espiral;

• Paradigma de Prototipação;

3.3 CICLO DE VIDA CLÁSSICO OU MODELO CASCATA

O modelo mais antigo e o mais amplamente usado da engenharia de software, originou-se de outros processos. É um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através de fases.

A origem do termo cascata é frequentemente citado como sendo um artigo publicado em1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia um abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata. Royce originalmente descreve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com