TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 5 Semestre Ads

Artigos Científicos: Trabalho 5 Semestre Ads. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.472 Palavras (10 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 OBJETIVO 5

3 DESENVOLVIMENTO 6

4 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Nos ultimos anos, devido a necessidade de manter os registros dos clientes bem protegidos contra invasores, o gerentes de softwares tem adotado várias técnicas, como o uso de protocolos HTTPS (transmissão de dados criptografados), fazendo com que as informações transmitidas fiquem menos fáceis de serem vistos pelos invasores, ou seja, até podem ver, mas não é possivel identificar o conteúdo do mesmo.

No mercado existem várias ferramentas e técnicas que auxiliam o gerente para a elaboração dos projetos, porém, nenhuma ferramenta é capaz de ter alcançar o pleno êxito se o gerente não conseguir entender oque o cliente necessita e transformar isso em um software de qualidade.

2 OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é mostrar de forma simples e resumida um ciclo de vida, a estrutura e cronograma de um sistema web para uma Locadora de Carros.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Por meio de estudos, foi possível entender melhor a necessidade de uma boa escolha de um clico de vida para o desenvolvimento de um software, suas estruturas e cronogramas.

3.1.1 Ciclo de vida projeto Você-Aluga.

No modelo de ciclo de vida em Cascata, é minimizado o tempo de planejamento e é considerado melhor para equipes com menos capacidade técnica. Neste modelo de ciclo de vida, o processo de uma fase para a outra é sequencial. Assim, somente é possível se mover para a fase seguinte quando a fase anterior está completa e testada, ou seja, não a “pulos” entre as fases.

3.1.2 WBS (Work breakdown structure).

No gerenciamento de projetos, a estrutura analítica de processos (em inglês WBS, Work breakdown structure), é uma ferramenta que fragmenta o planejamento em partes, o que auxilia para estipular um prazo para entrega de um projeto.

3.1.3 Cronograma do projeto Você-Aluga.

O gerenciamento do tempo em projetos é responsável pelo término dentro do prazo estabelecido. O principal objetivo de um cronograma é melhorar a produção e a data de entrega de um projeto, ou seja, criar um calendário com data de início e fim.

O cronograma é um documento importante para o gerenciamento de um projeto. Se as estimativas de necessidade de recursos e duração não forem confiáveis, todo o projeto fica comprometido, ou seja, não haverá uma sequencia e o prazo por estourar facilmente, podendo trazer grandes prejuízos.

Algumas causas podem atrasar a entrega de um projeto, como: mudança de requisitos não previstos, riscos não considerados, dificuldade humana e técnica não prevista, falta de comunicação e falta de gerência do projeto, sendo que normalmente a distribuição do trabalho é dividida em partes como:

- 10% levantamento de requisitos;

- 15% análise;

- 25% projeto;

- 20% codificação e;

- 30% teste.

Em pequenos projetos, o cronograma pode ser desenvolvido usando ferramentas básicas do dia-a-dia, como o Word e Excel. Porém, se tiver muitas atividades como 500 tarefas, é necessário o uso de software específicos tais como: Oracle Primavera, MS-Project e CA Clarity.

O plano de gerenciamento do projeto deve incluir procedimentos para controlar o cronograma, atualizar status das tarefas e analisar possíveis desvios. É necessário estabelecer planos de contingência para riscos que podem acontecer no decorrer do projeto.

A estimativa de Putnam permite a troca de tempo por esforço, ou seja, aumentando o numero de pessoas é possível diminuir o tempo do projeto. Porém, com o aumento do número de pessoas o custo aumenta. Quanto menor o tempo, maior será o custo.

A estimativa de Putnam é um modelo dinâmico de várias tarefas que propõe uma distribuição de esforço específico ao longo da existência de um projeto de software. O modelo foi desenvolvido a partir de uma distribuição de mão-de-obra encontrada em grandes projetos, porém pode ser usado em softwares menores.

Existem vários técnicas para a elaboração de estimativas de um cronograma, como: Estimativa de esforço, Estimativa de Putnam, Constructive Cost Model, Análise de Pontos por Função e Personal Software Process.

Segue abaixo o cronograma do projeto da Locadora de Carros “Você-Aluga”,

figura 2.

Cronograma locadora de veículos Você-Aluga

ATIVIDADES PERÍODO

Planejamento Abril (dias úteis) Maio (dias úteis) Junho (dias úteis)

Levantamento de requisitos

Apresentação/Validação

Linguagem e farramenta

Diagramas

Cronograma

Negociação de valores

Prototipação

Telas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com