TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 3 Semestre

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Individual 3 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 13

TEMA: “ESTATÍSTICA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL”

Trabalho apresentado ao Curso BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Estatística, Teoria Econômica e Metodologia Científica .

Professores: Vânia Silva, Regis Garcia, Helenara Sampaio, Mônica Silva, Marcelo Viegas, Regina Malassise e Rodrigo Trigueiro

Monte Dourado- Pará

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5

2.1 A probabilidade estatística no planejamento das empresas...............................5

2.1.1 A estatística nas diversas áreas......................................................................6

3. A estatística e a tomada de deicsão.....................................................................7

3.1 Comportamentos do individuo no contexto laboral.............................................9

3.1.1 A cultura e o comportamento humano nas empresas...................................11

4. Qualificação do trabalhador nas entidades.........................................................13

5 CONCLUSÃO......................................................................................................17

6 REFERÊNCIAS...................................................................................................18

INTRODUÇÃO

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.

O termo estatístico surge da expressão em latim statisticum collegium palestra sobre os assuntos do Estado de onde surgiu a palavra em lingua italiana statista, que significa "homem de estado", ou político, e a palavra alemã Statistik, designando a análise de dados sobre o Estado. O presente trabalho nos ajudará a entender melhor o que é estatisitca e como ela atua nas entidades. E por fim, analisaremos também o comportamento humano (dos indivíduos) dentro das organizações.

DESENVOLVIMENTO

2.1 A ESTATÍSTICA POR MEIO DE ANÁLISE DE PROBABILIDADE NAS EMPRESAS

As origens da probabilidade remontam ao século XVI. As aplicações iniciais referiam-se quase todas a jogos de azar. Os jogadores aplicavam o conhecimento da teoria das probabilidades para planejar estratégias de apostas.

Atualmente a utilização das probabilidades ultrapassou de muito o âmbito desses jogos. Hoje os governos, as empresas, as organizações profissionais incorporam a teoria das probabilidades em seus processos diários de deliberações.

Há numerosos exemplos de tais situações no campo dos negócios e do governo. A previsão da procura de um novo produto, o cálculo dos custos da produção, a previsão das safras, a compra de apólices de seguros, a avaliação da redução de impostos sobre a inflação. As probabilidades são úteis, pois ajudam a desenvolver estratégias.

O ponto central em todas as situações é a possibilidade de quantificar quão provável é determinado evento.

A probabilidade de um evento é freqüentemente definida como um número entre zero e um. Na realidade, porém, nunca há situações que tenham probabilidades 0 ou 1. Você pode dizer que, por indução, o sol irá certamente nascer amanhã, mas, e se acontecer um evento extremamente improvável que o destrua?

Sendo a Estatística é aciência que se utiliza das teorias probalísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros. A probabilidade obtida por meio da estatística, com certeza pode ajudar as empresas no seu palnejamento. Assim, o objetivo da estatística é a produção de melhor informação. Dando aos gestores dados, informações, eventos presentes e futuros para ajudar nas tomadas de decisões dentro do processo de planejamento e direcionamento das entidades.

2.1.1 O USO DA ESTATÍSTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMATICA?

De maneira nenhuma a estatística é exclusiva aos profissionais da área de matemática. Pois, a atividade básica de Estatístico é coletar, analisar e interpretar numericamente as informações. Ela está presente em uma pesquisa de opinião pública ou de análise de mercado, planejando, dirigindo e efetuando levantamento estatístico de controle de qualidade e analisando dados obtidos em recenseamentos. O campo de atuação vai muito, além disso: nas empresas (pública ou privada) podem trabalhar como dirigentes (diretores, gerentes,...), em áreas de planejamento financeiro e de produção, aplicando métodos estatísticos no controle de qualidade de produtos.

Na indústria farmacêutica a Estatística é aplicada para analisar e testar novos produtos. Na Medicina, a Estatística vem sendo utilizada nos estudos de epidemias, na análise de novos métodos clínicos e cirúrgicos, no registro e coleta de dados sobre a saúde pública. Na agroindústria, a busca de técnicas que possibilitem aumento na produção e diminuição nos custos, melhoria genética, entre outros, tem exigido a participação efetiva de Estatísticos, para orientar, planejar e desenvolver e implementar novas tecnologias. Na indústria de manufatura propriamente dita, o Estatístico desempenha papel fundamental: otimizando processos, buscando continuamente a melhoria da qualidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com