TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Orçamento e Controle

Por:   •  25/2/2022  •  Dissertação  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Inovação Estratégica

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa:

Introdução

Eu me chamo Vinicius Garcia, 37 anos e sou empreendedor desde os 16 anos, em uma casa de dona de casa e metalúrgico e resolvi usar o meu exemplo como temática deste trabalho, já tive algumas empresas e negócios que foram fracassados e hoje tenho 4 CNPJs abertos no segmento de engenharia elétrica, e energia solar fotovoltaica. Quis usar meu exemplo pois é o motivador de meu estudo são as atividades que hoje excesso.

Irei usar meus exemplos pessoais de como fracassei em alguns negócios e como devo me antecipar em relação as novidades, tendencias, organização gestão, mercados para evitar fracasso em minha área de atuação. Claro que para isso usarei o conteúdo estudado e proposto pela disciplina e outros de pesquisa.

 

Motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso

Para começar a exemplificar de como uma ideia inovadora pode ir ao fracasso vou usar alguns de meus exemplos de fracasso. Comecei a empreender em telefonia celular em 1999, vale lembrar que estávamos em meio a privatização das telecomunicações e migrando toda telefonia de analógica para digital e havia um mercado cheio de possibilidades, fiz estagio em uma empresa de manutenção em celulares e resolvi abrir meu primeiro negócio ainda de menor.

Cometi várias falhas que me levaram ao meu primeiro fracasso e que são as causas de diversos empreendedores que fracassam, tinha uma boa ideia empreendedora mais falhei e muito na execução.

Como a manutenção era uma boa fonte de receita e quase sem nenhum investimento e necessidade de caixa eu deixei de analisar o mercado, de planejar os próximos passos, as tendências, era muito interessante as vendas de telefones e acessórios e eu não atuei nesse segmento e não inovei, não observei meus clientes,  falhei em fazer pesquisa de satisfação, não coloquei o foco no meu cliente mantive por mais de 3 anos a atuação somente em manutenção, sem aumentar minha fatia de participação no mercado, em um mercado borbulhando de oportunidades eu me mantive estagnado no conforto de fazer o que eu fazia bem, porém as tendencias de novos aparelhos mais baratos me acomodei também  muito ligado a outra falha que era a falta de investimento no meu negócio, pela minha imaturidade administrativa eu não previ a quantidade de cheques sem fundos que recebi, não fazia controle das minhas finanças e da empresa e misturava uma conta CPF com a do CNPJ, um exemplo que comprei uma moto com o dinheiro da empresa zerando praticamente meu fluxo de caixa, palavra que praticamente desconhecia naquele momento. E com esse desgaste acabei fechando a empresa com 3 anos de operação depois de um natal horrível de inadimplências.

Após essa experiência horrível trabalhei para algumas pessoas prestando serviço até abrir meu segundo CNPJ, isso mesmo com 22 anos eu montei em sociedade minha segunda empresa no segmento de telefonia dessa vez no único shopping de minha cidade, Ipatinga – MG, abri com um “amigo” uma empresa que de novo fazia somente manutenção em telefones celulares.

Se tratava de uma franquia e que dava um suporte nos três primeiros meses e depois parou o apoio, repetimos quase todos os erros da primeira empresa com outros agravantes, após um ano de trabalho juntos nós tínhamos opiniões que com o tempo quase sempre divergiam em relação a ramos de atuação, expansão dos negócios, mudança no mix de produtos e serviços e com isso resolvi sair da sociedade, pois o acordo inicial não previa de quem seriam as responsabilidades de cada um.

Após uma atuação por anos em empreiteiras de construção civil eu fiquei desempregado e em 2014 e resolvi empreender novamente dessa vez no ramo ainda promissor de energia solar fotovoltaica, nos primeiros meses eu busquei um lugar no mercado ainda muito tímido em minha região, ainda atuo nessa empresa e já se vão 7 anos, tenho hoje uma visão diferente das coisas, consigo organizar a parte contábil, financeira, operacional e gerencial de minha empresa melhor que antes ainda bem e vi várias ideias boas não irem pra frente em meu negócio.

Um exemplo é o mercado livre de energia, se trata de um mercado que tem eu coloquei por um tempo no mix de serviços oferecidos em minha empresa e que foi um fracasso, mesmo sendo um tipo de serviço que traz uma economia significativa porém mesmo sendo viável para os economicamente, trazendo economias de energia sem investimento quase nenhum de até 30% para os usuários, factível tecnicamente pois era uma análise que fazia antes de iniciar o contato, não atendia bem os clientes que no meu caso compravam direto da operadora de energia (CEMIG, ENGIE) evitando minha consultoria, por sentirem mais bem assessorados pela concessionária. Falhei em não olhar o que esses clientes queriam e prestei consultorias demoradas sem nenhuma remuneração por acreditar que o negócio estava fechado mesmo com várias variáveis pendentes. O excesso de confiança também foi um fator desta falha.

 

Como evitar a mortalidade das empresas nos primeiros anos

Novamente citando alguns relatos meus para exemplificar e ilustrar o que pode evitar a mortalidade da empresa nos primeiros anos.

Primeiro passo vem de informação, vivemos a era do conhecimento e nada substitui o conhecimento, investir em neste ponto é importantíssimo, e não só de conhecimento de universidades, e sim do mundo estar atento a tudo e a todos é super importante para se manter no mercado, e traz novas perspectivas do que está a nossa volta.

Estar cercado de gente boa com competências, habilidades, e técnicas diferentes e em um ambiente com profissionais dedicados, que tenham uma atmosfera sadia de trabalho e que se envolvam para o bem comum ajudam muito para evitar o fracasso. Ter o comprometimento da equipe, com isso mais produtiva, a motivação também ajuda o negócio a prosperar e não falhar no inicio.

No meu caso ajudou muito a manutenção dos meus negócios também foi a organização da empresa com processos bem definidos, procedimentos operacionais para cada função, metas claras e atingíveis dentro de um planejamento estratégico bem desenhado, esse ponto foi sem dúvida um grande divisor de águas em minha vida de empreendedor, saber fazer um plano de negócios com todos os pontos do futuro negócio é sem dúvidas primordial. O direcionamento da diretoria deve ser pautato em diversas nuances e nunca podemos deixar de inovar, quando paramos de inovar a empresa está com seus dias contados.

Conclusão

Referências bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com