TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Para AV1

Por:   •  26/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.180 Palavras (17 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

MATHEUS VICTOR SILVA

COMISSIONAMENTO DE AEROGERADORES: IMPORTÂNCIA DO PROCESSO EM USINAS EÓLICAS

Artigo apresentado ao curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Unifanor | Wyden, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Mecânica.

 

Orientador: Prof. Dr. Roberto Lima de Albuquerque

FORTALEZA

2021

COMISSIONAMENTO DE AEROGERADORES: IMPORTÂNCIA DO PROCESSO EM USINAS EÓLICAS

Matheus Victor Silva[1]

RESUMO

No Brasil cada vez mais estão surgindo projetos de parques eólicos onde seus valores de custos são bem significantes. Falhas no processo de montagem e construção são corriqueiros e trazem prejuízos grandiosos e sequelas no projeto. A ação habitual nesse ramo é iniciar a obra e não a entregar no prazo e com várias falhas por todo seu caminho. A praticar comum feita e de forma tardia, é dá o ponta pé inicial a elaboração carecida mente de planejamento e integração entre as atividades de construção e montagem e de preparação para o funcionamento da torre eólica. Tipicamente, o comissionamento tem sua visibilidade como uma ação realizada anteriormente da equipe de manutenção desempenhar o comando do sistema para a partida da planta. Esse trabalho vem explicar que o comissionamento vai além da opinião tradicional. Aplicando referências bibliográficas renomadas de autores com vários anos de experiências além de informações e contatos com pessoas que trabalham com esse processo e contem muita experiencia, são explicados os processos que fazem o comissionamento e as vantagens
que elas trazem para o projeto.

Palavras-chave: Comissionamento. Energia eólica. Aerogeradores. Eletricidade. Manutenção.

ABSTRACT

In Brazil, more and more wind farm projects are emerging where their cost values ​​are quite significant. Failures in the assembly and construction process are commonplace and bring huge losses and sequelae to the project. The usual action in this branch is to start the work and not deliver it on time and with several flaws along the way. The common practice, carried out later, is the starting point for the elaboration lacking planning and integration between the construction and assembly activities and preparation for the operation of the wind tower. Typically, commissioning has its visibility as an action carried out before the maintenance team performs the command of the system for the startup of the plant. This work explains that commissioning goes beyond traditional opinion. Applying renowned bibliographic references from authors with several years of experience, as well as information and contacts with people who work with this process and have a lot of experience, the processes that make the commissioning and the advantages are explained that they bring to the project.

Keywords: Commissioning. Wind energy. Wind turbines. Electricity. Maintenance

 

1 INTRODUÇÃO

A eletricidade é vital para qualquer país e é a base para manter o desenvolvimento econômico e um alto padrão de vida atualmente. Em vista disso, o crescimento da população mundial e o aumento da produção de bens e serviços, faz-se necessária a ampliação das fontes de energia primária em curto prazo, considerando atender às necessidades atuais sem agredir o meio ambiente e buscando a prevenção ambiental e danos ocorridos. 

Dentre as fontes renováveis de energia, a geração eólica é atualmente considerada uma das mais promissoras fontes de energia, caracterizando-se por uma tecnologia muito avançada, sustentável, e com forte viabilidade econômica entre as novas fontes de energia renováveis. De acordo com o Global Wind Energy Council (GWEC), o Brasil ocupa a décima primeira posição entre os países com maior capacidade eólica instalada e em termos de expansão anual, ocupa a quarta posição entre os países com maior geração eólica. 

Para a produção de energia elétrica, são utilizadas turbinas eólicas, também conhecidas como aerogeradores, e para a realização de trabalhos mecânicos, cataventos de diversos tipos (Alves, 2006). O comissionamento estabelece ao sistema de ação dos equipamentos, realizando testes para garantir a operabilidade e a segurança das instalações. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estipula que o comissionamento, além de garantir a qualidade da energia fornecida a essas empresas, é fundamental para verificar e garantir a segurança do operador e cliente que as empregam e confiam nos serviços que prestam às empresas franqueadas. 

O comissionamento é o momento em que se tem uma primeira visão para o plano de conceito na forma do corpo, percebe o que tem, o que não tem e entende a distância entre o que deseja e o que obterá. Neste contexto, o processo de comissionamento deve ser capaz de prover estratégias e filosofias necessárias para analisar e quantificar os riscos inerentes à execução das atividades, uma vez que estes riscos podem ser maléficos à partida e operação comercial da planta. Os riscos estão presentes em todas as atividades humanas, uma vez que não existem atividades com risco zero, nem equipamentos com taxas de falha igual a zero (SMITH, 2011).

Buscar o desenvolvimento de métodos quantitativos para equilibrar os riscos atuais durante o processo de comissionamento, os custos associados à mitigação destes ainda são pequenos discutidos na literatura. De acordo com Cagno et al (2002), a ausência de estudos analíticos nesta área é decorrente da complexidade considerável do processo de comissionamento, que torna difícil reduzir os riscos envolvidos no processo, exigindo cada vez mais maior conhecimento específico, julgamento e habilidade gerencial por parte dos gestores.

Para tanto, a estrutura deste trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo geral apresentar um modelo com as principais etapas do processo de Comissionamento que vão desde o Planejamento até o Pós-Comissionamento, passando ainda pelo Pré-Comissionamento. O objetivo é ser uma orientação universal para o processo de Comissionamento e também sua importância para projetos em usinas de energia eólicas. Para além deste capítulo introdutório, contempla a importância do comissionamento de aerogeradores, com o propósito de sugerir melhorias fundamentadas nas necessidades atuais das usinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (980.1 Kb)   docx (941.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com