TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Algoritimo

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

As questões ambientais têm chamado, gradativamente, cada vez mais a atenção dos países, desenvolvidos ou não. Isso porque a quantidade de resíduos deixados por construções é cerca de cinco vezes maior do que dos demais produtos, fato que se tornou um dos centros de discussões da sustentabilidade.

Algumas ações, como o uso de tintas sem solvente e materiais menos agressivos de forma geral, qualidade do ar e do espaço interno e redução de desperdícios com água e energia, como com um uso mais consciente dos ares condicionados, a inibição do uso desnecessário e simultâneo dos elevadores e a utilização de energia solar, podem fazer uma grande diferença e vem sendo pouco a pouco implementadas.

Pesquisas recentes indicam aumento de cerca de 5% nos gastos no processo de construção caso sejam feitos investimentos em sustentabilidade, contudo, a economia a médio e longo prazo, que gira em torno de 30% nos gastos com água e energia, compensa os gastos extras.

Para a avaliação ambiental dos produtos, tecnologias ou serviços existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para se obter uma certificação. Nesse trabalho expomos alguns dos exemplos plausíveis de processos sustentáveis, sua importância, a legislação e meios de implementação.

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

A Construção Sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Tal modelo de construção utiliza eco materiais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução da poluição, o bom uso e a economia de água e de energia e o conforto de seus usuários.

A obra sustentável deve aproveitar os passivos dos recursos naturais (como por exemplo, iluminação natural), racionalizar o uso de energia, prover sistemas e tecnologias que permitam redução no consumo de água (reuso, aproveitamento da água de chuva), contempla áreas para coleta seletiva de lixo (reciclagem) e criar ambientes saudáveis, utilizando tecnologias para regular acústica e temperatura.

Uma construção sustentável utiliza materiais e tecnologias biocompatíveis, que não agridem o meio ambiente, seja durante o processo de obtenção, fabricação, aplicação e durante a sua vida útil. Para tanto, é necessário utilizar produtos à base de água ou 100% sólidos, pois estes materiais não emitem gases nem odores quando em contato com o oxigênio. Sobre tudo o uso de materiais mais resistentes e duráveis, é indispensável para reduzir as percas e geração de lixos desnecessários durante, ou até mesmo depois da obra.

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO

Para a avaliação, existem vários programas diferentes, com variações nas características e requisitos ambientais, como Blue Angel (Alemanha); Green Seal (EUA), GECA (Austrália) e Selo Ecológico Falcão Bauer (Brasil). O objetivo principal de todos esses programas, apesar de suas particularidades é avaliar os impactos ambientais causados durante a vida completa da obra ou do produto, desde a geração dos insumos até o fim de sua vida útil. Com esses programas, podem ser certificados blocos de alvenaria, argamassas, produtos siderúrgicos, tintas, aparelhos redutores de consumo de água, redutores do consumo de energia, telhas, produtos de limpeza, sistemas construtivos, dentre outros.

A ferramenta mais comum utilizada em quase todos esses programas é a chamada Análise do Ciclo de Vida (ACV): em cada etapa da obra ou da produção são avaliados os impactos ambientais, como por exemplo, consumo de água, emissão de gases, consumo de energia, geração de resíduos, dentre outros.

A norma Leadership in Energy and Enviromental Design (LEED) tem grande notoriedade no Mercado imobiliário brasileiro que é engajado na causa ambiental. A fundação da USGB - Brasil (United States Green Building) reforçou a imagem do LEED no Brasil, haja vista que alguns importantes contratantes de obras como organizações bancárias e redes de varejo já começaram a exigir em suas contratações a certificação nos requisitos do LEED.

São pré-requisitos para a certificação evidenciar a conformidade do desempenho do produto à respectiva norma técnica de segurança e evidenciar a regularidade da empresa fabricante em relação a legislação ambiental, trabalhista, fiscal e tributária, bem como dos demais instrumentos legais como normas reguladoras e resoluções dos órgãos competentes. Já a avaliação para a certificação está apoiada em: caracterização química do produto para a verificação das condições de polutibilidade, toxicidade, entre outros; análise simplificada do ciclo de vida do produto desde as condições de produção das matérias primas até a disposição final do produto; avaliação das eventuais ações de melhoria ambiental e social praticadas pela empresa e requisitos sistêmicos aplicados à produção sob a visão das ISO 9001 e 14001.

Conselho Internacional da Construção – CIB.

O setor da construção civil tem o papel fundamental para realização dos objetos globais do desenvolvimento sustentável. O conselho internacional da construção - CIB aponta a construção como setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Além dos impactos relacionados ao consumo de matéria e energia, há aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Tais aspectos ambientais, somados à qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, sintetizam as relações entre construção e meio ambiente.

CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O CONAMA, no uso das competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com