TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ciência dos Materiais

Por:   •  10/4/2015  •  Seminário  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Alumínio aplicado na construção civil

 O setor da construção civil sofreu uma grande mudança de 2006 pra cá, com os programas do governo Minha casa minha vida, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e aumento de financiamentos unidos a investimentos por parte de empresas no setor, aumenta em 77,6% o número de lançamentos imobiliários só na cidade de São Paulo e junto vem o crescimento no setor do alumínio.

 O alumínio é aplicado na construção civil principalmente em forma de esquadrias, fachadas, coberturas, revestimentos, box, divisórias, forros, luminárias, gradis, portões, persianas e etc. Devido a sua versatilidade, resistência, leveza e potencial de reciclagem ele vem sendo cada vez mais aproveitado e utilizado no setor da construção civil, com a preocupação dos projetistas em relação a sustentabilidade, o alumínio é um belo aliado. Os telhados de alumínio, que refletem 45% dos raios solares, fazendo com que a temperatura interna dos forros nas construções seja mantida em baixa temperatura com menor consumo de energia elétrica por parte do sistema de ar condicionado.

O alumínio é bastante utilizado na construção civil e muito mais em cidades costeiras, devido a sua alta  resistência à corrosão. No setor da construção hospitalar e clínica ele é muito utilizado devido a sua facilidade de limpeza em sua superfície lisa que dificulta a retenção de bactérias.

O aspecto estético que o alumínio apresenta nas construções é cada vez mais apreciado e incorporado nas construções pelos projetistas no Brasil, mostrando modernidade e alta tecnologia.

O alumínio quando se aproxima de matérias de construção (cimento, cal e derivados) se torna frágil. Nesse caso ele deve ser protegido da corrosão causado por esses produtos, podendo ser coberto por plásticos ou películas protetoras aderentes.

Devido ao seu alto custo, sua baixa capacidade de sustentação e a falta de fornecedores nacionais de componentes para lajes, paredes internas, vedações e juntas, não é muito utilizado como elemento estrutural na construção civil.

Ao contrário do uso em telhados, a aplicação do alumínio em portas, janelas e outros elementos que dão acesso a parte interna da construção, ele absorve facilmente a temperatura ambiente externa liberando na parte interna, sendo necessário maior gasto de energia elétrica para aquecedores e ar condicionados, afetando o consumo.

Referencias bibliográficas:

http://www.hydro.com/pt/A-Hydro-no-Brasil/Sobre-o-aluminio/Aluminio-no-dia-a-dia/Aluminio-na-construcao-civil/

http://www.revistaaluminio.com.br/recicla-inovacao/13/artigo210590-1.asp

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com