TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Recursos Materiais

Por:   •  21/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

FACSUM – FACULDADE DO SUDESTE MINEIRO

TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

Just in Time, Kanban e Seis Sigma

JUIZ DE FORA/MG

2014

Just in Time

O que é?

É um sistema de administração da produção que determina que nada possa ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa, ou seja, todo o processo é conforme a necessidade da produção.  O termo Just in time é em inglês, e significa na hora certa.

Histórico

Surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo sua ideia básica e seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.

Metodologia:

A principal característica do Just in time é trabalhar com a produção puxada, ao longo do processo. O material só é solicitado se realmente existe a necessidade de sua utilização. Gerando o combate ao desperdício. Totalmente contrária à produção empurrada, onde se acumulam estoques e custos para mantê-los.

Para este sistema possa funcionar temos um conjunto de técnicas de administração: de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. 

Mesmo sendo um método vindo do povo japonês, sua metodologia pode ser aplicada em qualquer parte do mundo.

Algumas expressões são usadas para traduzir a filosofia Just in Time:

   - Produção em estoque
   - Eliminação de desperdícios
   - Manufatura de fluxo contínuo
   - Esforço contínuo na resolução de problemas
   - Melhoria contínua dos processos

Aplicabilidade

O sistema Just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.  O Just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros. É a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.

Estratégia

A principal estratégia do Just in time é combater o desperdício, melhorando o sistema produtivo através da redução de estoques e da eliminação do que não agrega valor ao processo.

Empresas que utilizam:

  • Toyota (sua criadora)
  • Mercedes-Benz
  • Danone
  • Unilever

Kanban

O que é?

Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.

Histórico

O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “Just in time”. A empresa japonesa de automóvel Toyota foi a responsável pela introdução desse método devido à necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.

Metodologia

O sistema Kanban é caracterizado ainda pelo uso de cartões que funcionam como sinalizadores dentro de um processo de produção. Funciona de modo que um cartão sinaliza para o processo anterior o seu status (situação) atual. A finalidade do cartão KANBAN é puxar a produção, ou seja, a linha de montagem final sinaliza a sua necessidade e o processo anterior produz exatamente o que é necessário. Esse tipo de sistema de produção além de agilizar o processo produtivo é capaz de reduzir drasticamente os custos com estoques, tanto de produtos acabados, como de materiais em processo. Logo, a ideia de redução de custos é uma das principais características do sistema Kanban de produção.

Aplicabilidade

O sistema Kanban funciona baseado no uso de sinalizações para ativar a produção e movimentação dos itens pela fábrica. Estas sinalizações são convencionalmente feitas com base nos cartões Kanban e nos painéis porta-Kanbans, porém pode utilizar-se de outros meios, que não cartões, para passar estas informações. Os cartões Kanban convencionais são confeccionados de material durável para suportar o manuseio decorrente do giro constante entre os estoques do cliente e do fornecedor do item. Cada empresa, ao implantar seu sistema Kanban, confecciona seus próprios cartões de acordo com suas necessidades de informações. 

O sistema Kanban permite, de forma simples, o acompanhamento e controle visual e automático do programa de produção.

Estratégicas

A estratégia é facilitar os trabalhos na melhoria da identificação e eliminação de problemas, focando os conceitos de organização, simplicidade, padronização e limpeza nos estoques do sistema produtivo, dispensando até a necessidade de inventários periódicos

Empresas que utilizam

  • Petrobrás
  • Grupo Votorantim
  • Vale do Rio Doce

Seis Sigma

O que é?

O Seis Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores.

Histórico

O Seis Sigma nasceu na Motorola, em 1987, e foi celebrizado pela GE, a partir da divulgação, feita com destaque pelo CEO Jack Welch, dos expressivos resultados financeiros obtidos pela empresa através da implantação da metodologia (por exemplo, ganhos de 1,5 bilhão de dólares em 1999). No Brasil, o interesse pelo Seis Sigma está crescendo a cada dia. A pioneira na implantação do Seis Sigma com tecnologia nacional foi o Grupo Brasmotor (Multibrás e Embraco), que, em 1999, obteve mais de 20 milhões de reais de retorno, a partir dos primeiros projetos Seis Sigma concluídos. Atualmente, várias outras empresas no país estão implementando a estratégia e obtendo resultados financeiros que superam o indicador "setenta reais de ganho por real investido". Há vários projetos Seis Sigma cujo retorno é da ordem de cinco milhões de reais anuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (745.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com