TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conformação Mecânica sobre Processo de Trefilação em Fios de Aço

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Trabalho de Conformação Mecânica sobre Processo de Trefilação em Fios de Aço

Alegrete

2018

  1. INTRODUÇÃO

                O processo de conformação mecânica de trefilação é empregado a muito tempo, sendo que as técnicas foram se aperfeiçoando e se desenvolvendo. Hoje, o processo de trefilação é largamente utilizado nas indústrias, principalmente para a obtenção de fios, tubos e tarugos de grande comprimento contínuo e elevada complexidade. O processo consiste basicamente que um material metálico passe por uma matriz para ter seu diâmetro diminuído e seu comprimento aumentado. As técnicas tradicionais utilizadas é fazer com que o material passe por bancos de tração a uma determinada velocidade e percorrendo distâncias que podem chegar até 30 metros. Além disso, vários conjuntos de bancos de tração podem ser montados em série para produção de fios e arames com diâmetros muito menores.

        Visto a importância que se tem e a vasta aplicação do processo de trefilação, o presente trabalho tem como objetivo apresentar fundamentos de trefilação, bem como, as etapas do processo, características e defeitos e aplicação do processo. Para com isso poder entender melhor este processo de conformação mecânica e as necessidades existentes nas operações relacionadas à trefilação.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

        

        Nesta seção serão apresentados conceitos básicos, onde será possível entender e conhecer o processo de conformação mecânica de trefilação e as etapas do processo da fabricação de materiais por trefilação, além das características, defeitos e aplicações.

2.1 TREFILAÇÃO

        

        O processo de trefilação consiste em forçar a passagem de uma barra através de uma fieira mediante a aplicação de uma força de tração à saída desta fieira. (HELMAN; HORACIO, 2010). A trefilação é bastante empregada na obtenção de fios com diâmetros variados no seu interior ou externamente, como por exemplo, fios elétricos de cobre, arames e cabos de aço e etc. Outras vantagens que o processo apresenta são: obtenção de produtos com comprimento contínuo, seções pequenas, boa qualidade de superfície e excelente controle dimensional. Para a produção de um material pelo processo de trefilação, algumas etapas de         projeto devem ser executadas, a Figura 1, mostrada a seguir, apresenta de maneira esquemática as etapas que devem ser seguidas na trefilação.

Figura 1. Esquema das etapas do processo de uma trefilação.

[pic 1]

Fonte: (Elaborado pelo Autor)

        Conforme apresentado o diagrama na Figura 1, primeiramente têm-se o fio-máquina, que é a barra a ser trefilada, ou seja, a matéria-prima. Após, têm-se a descarepação, onde os fios ou arames passam por jatos de alta pressão, em que água ou abrasivos são lançados no material, posteriormente, é feita a lavagem geralmente em água. Logo depois, é feito um recobrimento para a neutralização de resíduos de ácidos, a fim de proteger a superfície do material e servir de suporte para o lubrificante de trefilação. Logo em seguida, é feita a secagem, geralmente, em estufa, para remover H2 dissolvido na superfície do material e finalmente a trefilação propriamente dita.

2.2 CARACTERÍSTICAS

        Os produtos trefilados caracterizam-se, principalmente, por possuírem um grande comprimento e também por apresentarem uma pequena seção transversal. Esses materiais recebem uma denominação de acordo com sua utilização, formato, seção transversal e etc. Dessa forma, as barras possuem diâmetro maiores que 5 mm e os arames ou fios possuem diâmetro menores. Quanto à utilização, os arames são utilizados em grande parte para a construção mecânica, já os fios são comumente usados em aplicações elétricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (100.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com