TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Organização E Processos Gerenciais

Artigos Científicos: Trabalho De Organização E Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 4

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL – MÓDULO BÁSICO

ELTON REIS ROCHA DA SILVA - 233742013

PORTFÓLIO 2

ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS GERENCIAIS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

ELTON REIS ROCHA DA SILVA

PORTFÓLIO 2

ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS GERENCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de mecatrônica industrial da Faculdade ENIAC para a disciplina de organização e processos gerenciais.

Prof. Valéria Guedes.

Guarulhos

2013

Respostas

.............................................................................................................

1ª QUESTÃO

Sim, pois ele conseguiu quebrar vários paradigmas existentes no seu ambiente profissional com sua visão inovadora, conseguiu obter sucesso e atingir suas metas pessoais e profissionais e isso tudo fazendo o que te deixava feliz, o que é muito importante nesse caso.

2ª QUESTÃO

Conceitos de liderança:

1º - “A palavra liderança define o processo da influência que se tem sobre as outras pessoas, incentivando-as de modo a trabalharem com entusiasmo por um objetivo comum”. (http://conceito.de/lideranca)

2º - “Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo” (Rouch & Behling, 1984 p.46)

Liderança participativa

Apesar de ser o líder democrático ou participativo a tomar a decisão final, os outros membros são incentivados a contribuir no processo de decisão. Isto não só aumenta a satisfação no emprego, ao envolver os empregados ou os membros da equipa naquilo que se está a passar, na empresa como também ajuda a desenvolver as capacidades de todos. Os empregados e membros da equipa sentem que controlam o próprio destino e sentem-se motivados para trabalhar com afinco por algo mais do que a mera compensação financeira.

Liderança transformacional

Uma pessoa com este estilo de liderança é um verdadeiro líder que inspira a equipa com uma visão partilhada do futuro. Os líderes transformacionais são muito visíveis e passam muito tempo a comunicar. Não lideram necessariamente a partir da linha da frente, uma vez que tendem a delegar responsabilidade entre as equipas. Apesar de o entusiasmo ter tendência a ser contagioso, podem precisar de apoio de "pessoas de pormenores".

Em muitas organizações, há uma necessidade quer de liderança transformacional, quer de liderança transaccional. Os líderes (ou gestores) transacionais certificam-se de que o trabalho de rotina é feito de forma fiável, enquanto que os líderes de transformação procuram iniciativas que acrescentam valor. Este estilo de liderança é, sem dúvida, o mais adequado a organizações dinâmicas e competitivas.

Como a participação demora o seu tempo, este estilo pode fazer com que os processos se desenrolem mais lentamente do que quando se recorre a uma abordagem autocrata, mas o resultado tende a ser melhor. Pode ser mais adequado quando o trabalho de equipa é essencial e quando a qualidade é mais importante do que a velocidade do mercado ou da produtividade.

Liderança carismática

Um estilo de liderança carismática pode parecer semelhante a um estilo de liderança transformacional, já que o líder injecta grandes doses de entusiasmo na equipe e é muito participativo na questão de motivar os outros.

No entanto, um líder carismático pode ter tendência a acreditar mais em si próprio do que na equipe. Isto pode criar o risco de que um projeto, ou até mesmo uma organização inteira, caia se o líder sair: aos olhos dos seguidores, o sucesso está associado à presença do líder carismático. A liderança carismática acarreta uma grande responsabilidade e requer um compromisso a longo prazo por parte do líder.

3ª QUESTÃO

Analizando as duas realidades organizacionais, nota-se a diferença no foco de cada uma delas. No caso das empresas de tempos passados, o foco era na produtividade e na centralização do “poder” e o objetivo era visar somente o lucro. Já nas empresas atuais tem como foco a divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com