TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do curso superior processos gerenciais

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.354 Palavras (18 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        GESTÃO DE PESSOA        

2.2        MODELOS DE GESTÃO        

2.3        ECONOMIA        

2.4        ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        



  1. INTRODUÇÃO

Trabalho baseado em uma entrevista feita com a empresa Cafeteria Viena Ltda., que atua no ramo de lanchonetes em Viçosa.

Neste trabalho, analisaremos as práticas de Gestão na empresa, em nível de consultoria, identificando e sugerindo proposta de intervenções. Abordaremos as questões sobre: Ética, Política e Sociedade, Modelos de Gestão, Economia e Gestão de Pessoas, com o intuito de aperfeiçoar nossos conhecimentos nas áreas acima citadas.


  1. DESENVOLVIMENTO

Fundada em 01/06/2002, por Antônio Ciríaco Teixeira da Silva, a Cafeteria Viena está situada à Rua Arthur Bernardes, 35, Centro, Viçosa (calçadão), onde oferece serviços de lanchonete e cafeteria para seus clientes. Especializada em cafés, a Cafeteria Viena também oferece lanches variados, salgados, sorvetes, sucos, refrigerantes, cervejas, tortas e massas. Por estar bem localizada, no meio do calçadão de Viçosa, a empresa conquistou rapidamente um público muito fiel, muitas pessoas já adquiriram o hábito de marcarem seus encontros na Cafeteria Viena, um local estratégico para apreciar deliciosas iguarias, uma boa prosa e também acompanhar o movimento do centro comercial da cidade. Antônio Ciríaco, ou Tony como gosta de ser chamado, nos revelou que tem uma clientela bastante variada e bem assídua, isto notamos, pois, o estabelecimento está sempre cheio, as mesas que foram colocadas no centro do calçadão são bem disputadas pelos frequentadores. Para Tony, a amizade que ele conquistou de seus clientes é o ponto forte de seu sucesso, muitos passam em seu estabelecimento, apenas para conversar com ele, com seu grande conhecimento de mercado e experiência, muitos clientes, empresários da cidade, vem até ele pedir concelhos, trocar ideias, portanto, a Cafeteria Viena, tornou um local para Sabores e Saberes.

  1. GESTÃO DE PESSOA

Atualmente a empresa conta com sete funcionários, entre cozinheira e atendentes. A empresa tem uma estrutura simples, como podemos ver na imagem abaixo:

Figura 1 – Organograma da Cafeteria Viena

[pic 8]

Fonte: Pesquisa direta na empresa

É importante salientar que a estrutura da empresa é simples, mas funcional, não temos cargos intermediários como o de gerente, mas o Tony nos contou que está pensando em criar este cargo na empresa, “estou precisando arrumar alguém para tomar conta da cafeteria para mim, já estou ficando cansado e preciso que alguém tome conta da empresa para mim, enquanto isto eu me ocuparei de preparar as minhas receitas de salgados, coisa que eu gosto e muito de fazer”, nos relata ele.

Ele ainda nos conta que é quem exerce a função de gestor, ele não gosta de ser chamado de proprietário, pois, proprietário é apenas o dono do estabelecimento, por sua vez, ele exerce o papel de gestor mesmo, gerenciando toda a empresa, com a ajuda de sua esposa, que muitas das vezes, faz o papel de caixa na empresa.

Como a empresa é de pequeno porte, ele nos revela que tenta manter um ambiente saudável entre os funcionários, a maioria das comunicações são verbais mesmo, mas a empresa possui um quadro, afixado na cozinha, onde coloca algumas informações para seus funcionários. Para ele este quadro funciona muito bem, todos os funcionários recorrem a este quadro para saber se tem alguma informação importante ou alguma tarefa para ser executada. Notamos um bom relacionamento entre o gestor e seus funcionários, não tivemos nenhum relato de conflitos na empresa e o gestor nos relata que algumas vezes tem que ser mais enérgico com algum funcionário, com educação é claro, sempre pensando na qualidade de seus produtos e serviços.

Verificou-se que a empresa não tem uma política de incentivo para a capacitação dos funcionários, segundo o gestor, como a empresa é pequena, não tem como um funcionário se qualificar e ser promovido. A empresa já passou por vários treinamentos, inclusive alguns do SEBRAE, atualmente os conhecimentos são passados de funcionário para funcionário, mas o gestor acha muito interessante e necessário para a empresa que os funcionários passem por treinamentos que ajudem a melhorar a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

O gestor nos conta que adotou a jornada de 36 horas semanais para seus funcionários e procura manter um ambiente saudável, como forma de melhorar a qualidade de vida de seus funcionários. Ele salienta a necessidade de seus funcionários estarem bem no serviço, pois, o movimento de clientes é grande e o serviço pode ser desgastante. Mesmo com toda a correria do dia a dia, notamos um grau de satisfação nos funcionários, sempre atenciosos e carismáticos, atendem todos os clientes com muita competência. A empresa não utiliza de nenhuma ferramenta para medir o grau de satisfação de seus funcionários, é claro que muitas vezes, em uma conversa, dá para saber se tem alguém satisfeito ou não, comenta o ele.

Outra coisa que o gestor nos conta, é que ele adota a forma de aumento de salários, como reconhecimento de seus funcionários, para ele, quando um funcionário é dedicado, atencioso e zela pelo seu serviço e também pelo serviço de seus colegas, este funcionário tem que ser recompensado e a única maneira que ele encontrou, foi o aumento de salários. “Sei que é pouco o que faço, pois, o aumento de salário não é muito grande, mas vejo que os funcionários ficam satisfeitos ao receberem meu reconhecimento.”, nos revela o Tony.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (257.5 Kb)   docx (325.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com