TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Custos

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 9

ESCOLA SUPERIOR DE CRICIÚMA - ESUCRI

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ANA PAULA FERREIRA ANTUNES

DIEGO NUNES

HELENO MENDES DA SILVA

LUAN HENRIQUE DE LEON

MAURICIO MEZZARI

MARCOS WOLLENSCHLAGER

        

NOÇÃO DE CUSTOS

Criciúma, 2018.


ANA PAULA FERREIRA ANTUNES

DIEGO NUNES

HELENO MENDES DA SILVA

LUAN HENRYQUE DE LEON

MAURICIO MEZZARI

MARCOS WOLLENSCHLAGER

NOÇÃO DE CUSTOS

Trabalho de apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina de Custos e Orçamentos, da 9ª fase do curso Bacharel em Engenharia Civil da Escola Superior de Criciúma, ESUCRI.

Prof.ª Mônica Elizabeth Daré

Criciúma, 2018


LISTA DE FIGURAS

Figura 01 ......................................................................................................... 12

LISTA DE TABELAS

Tabela 01 ......................................................................................................... 10

Tabela 02 ......................................................................................................... 10

Tabela 03 ......................................................................................................... 11

Tabela 04 ......................................................................................................... 12

Tabela 05 ......................................................................................................... 14

Tabela 06 ......................................................................................................... 15

Tabela 07 ......................................................................................................... 16

Sumário

1 INTRODUÇÃO        6

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO ESTUDADO        7

3 REFERENCIAL TEÓRICO        8

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        10

4.1. Informações sobre as características do projeto e execução da obra        10

4.1 Item 1.1a        10

4.1 Item 1.1b        11

4.1 Item 1.2        11

4.1 Item 1.3        12

4.2. Quadro custo por etapa simplificado        13

4.2. Item 1.4        13

4.2. Item 1.5        16

5 CONCLUSÃO        19

6 REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO        20


1 INTRODUÇÃO

        Uma das várias áreas de atuação que a Engenharia Civil engloba, é a elaboração de custos e orçamento de obra, que de forma geral, visa antecipar os valores que serão investidos para a realização de um empreendimento, esta leitura é feita por etapas da obra, concepção, projetos, planejamento, produção e o uso da ocupação, porém, por muitas vezes os acadêmicos do curso saem da instituição de ensino sem nunca, ou poucas vezes, ter realizado este trabalho.

Com o intuito de aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na disciplina de Custos e Orçamentos do curso de Engenharia Civil da ESUCRI, ministrada pela professora Mônica Elizabeth Daré, o devido trabalho trata de trazer um senso crítico e científico aos acadêmicos sobre a elaboração de custos e orçamentos em um estudo de caso determinado.

Para o desenvolvimento deste trabalho a equipe considerou o artigo disponibilizado no sistema pela professora intitulado “Orçamento Real Torres com vista para o parque”. Deste artigo foram extraídas as variáveis para a realização da noção de custos deste empreendimento e de outros itens solicitados no roteiro do trabalho.

Através deste, tabelas, gráficos e comparativos foram realizados sobre cada tópico solicitado, e com isso, estabeleceu-se conclusões a respeito do que foi determinado e elaborado.

                

2 CONTEXTUALIZAÇÃO do empreendimento estudado

O estudo de caso deste trabalho teve como base o artigo “Orçamento real Torres com vista para o parque”, se trata de um empreendimento residencial multifamiliar, com 27 pavimentos tipo, um mezanino, um térreo e dois subsolos, total de 31 pavimentos, fundação de estaca hélice continua, adotada de alvenaria estrutural, sua vedação foi com concreto celular autoclavado e encunhamento com argamassa.

Tendo na construção CMO Construtora e o projeto arquitetônico sendo de responsabilidade da Eva El Zein Ortence e Rafael El Zein Ortence, a obra em um todo será um condomínio clube com quatro torres, totalizando 108 apartamentos, distribuindo a área total construída de 39.794,57 m² em um terreno de 4.638,03 m² localizada na Avenida Copacabana, s/n, Quadra 146, Lote Área 5, Jardim Atlântico – Goiânia.


3 referencial teórico

O planejamento se constitui hoje em um dos principais fatores para o sucesso de qualquer empreendimento. No tocante à construção predial faz-se necessário um sistema que possa canalizar informações e conhecimentos dos mais diversos setores e, posteriormente direciona-los de tal forma que todas essas informações e conhecimentos sejam utilizados para a construção (GOLDMAN, 2004).

Conforme TISAKA (2011), a tarefa de calcular a remuneração de serviços de engenharia, bem como elaborar orçamentos de obras de construção, exige uma série de requisitos que não se restringem apenas a uma questão eminentemente técnica, envolvendo necessidades de conhecimentos que vão desde a legislação profissional, legislação tributara e fiscal, até conhecimento do mercado de materiais e de mão de obra, dos seus mais amplo sentidos.

Não se pode começar um empreendimento sem antes saber se é possível termina-lo e além disso, se ele te trará algum benefício, para isso se faz necessário saber o quanto ira se gastar, e para que se obtenha os valores do empreendimento é necessário utilizar das técnicas de orçamentação, para que se obtenha um orçamento fiel, sendo o seu valor final o mais próximo possível da realidade. É importante ter uma atenção para não confundir orçamento com orçamentação, pois conforme MATTOS (2014), orçamento não se confunde com orçamentação. Aquele é o produto; este, o processo de determinação. Vale ressaltar também que nenhum orçamento dará um resultado 100% real, há varias variantes que influenciam em seus valores, mas mesmo assim se deve chegar em um resultado satisfatório é muito próximo, essa aproximação dependera do método de orçamentação aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (382.6 Kb)   docx (132.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com