TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ergonomia

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

andré petry

camilla fagundes de souza

GUILHERME LINHARES LAUREANO

LUCAS TADEU AGUIAR

odilon meurer

APLICAÇÕES DE ERGONOMIA NA EMPRESA CLEMAR ENGENHARIA LTDA.

Palhoça

2013

APLICANDO ERGONOMIA NA EMPRESA CLEMAR ENGENHARIA LTDA.

A análise da atividade foi desenvolvida na empresa Clemar Engenharia Ltda. Empresa que atua em vários ramos de atividade, sendo um deles a fabricação de dutos de refrigeração para ar-condicionado, no qual será o foco deste trabalho. A matéria-prima para a fabricação dos dutos é a chapa de metal, e, que, por questão de melhor aproveitamento do material e oferecer um produto final com melhor acabamento, é comprado em bobinas inteiras que pesam em média duas toneladas.

A análise do problema ergonômico foi levantada pelo setor de segurança do trabalho no setor de fabricação de dutos e acessórios, localizados no chão de fábrica da empresa. No levantamento analisou-se o tempo de exposição que o colaborador trabalha em postura inadequada (que no nosso exemplo agachado fazendo medições e o corte das chapas). Um segundo problema ergonômico analisado eram a locomoção e manuseio dessa bobina, que também se fazia de forma inadequada, rolando pelo corredor da empresa, gerando grande esforço físico por parte dos colaboradores e levando ao desencadeamento de graves problemas de coluna por ser um produto de elevado peso e não era a forma mais correta para fazê-lo.

Analisou-se e constatou-se o problema, gerando um relatório escrito e fotográfico onde se descreveu todos os possíveis problemas que a exposição prolongada nessas condições de trabalho poderiam causar (tanto para a empresa quanto para a saúde do trabalhador) e, levando assim, à gerência e à direção o problema encontrado, também como a sugestão de algumas possíveis melhorias para amenizar ou solucionar o problema e oferecer melhores condições de trabalho aos usuários sem que haja desgastes físicos ao trabalhador.

[pic 2]

[pic 3]

Colaborador trabalhando em postura Inadequada

Colaboradores manuseando de forma inadequada a bobina de metal

A gerência e a diretoria, preocupadas com o relatório apresentado, autorizaram as melhorias necessárias. Para desenrolar a bobina desenvolveu-se um desbobinador elétrico que, em conjunto com uma mesa na altura adequada de trabalho, melhoraram muito as condições de trabalho. Esse equipamento desenrola a bobina apenas com o acionamento de um botão, e para o manuseio e transporte da bobina metálica, adquiriu-se uma empilhadeira que elimina todo o esforço físico (que também é utilizada por outros setores para minimizar o esforço no carregamento de equipamentos pesados)

[pic 4]

[pic 5]

Equipamento desenvolvido para desenrolar bobinas de metal

Empilhadeira adquirida para auxílio no transporte de equipamentos e materiais pesados.

A NR 17 fala sobre a ergonomia e especificamente nos itens 17.1 e 17.2 comenta sobre levantamento, transporte e descarga de materiais, que analisamos serem os pontos falhos da ergonomia em nossa pesquisa.

Segundo Osny Telles Orselli no artigo “Como as Lombalgias e as lesões de Coluna afetam a sua Empresa?” os problemas de coluna ou lesões são oriundas de uma ambiente de trabalho mal planejado.[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (336.6 Kb)   docx (239.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com