TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de analise de cavacos em um torno mecânico

Por:   •  5/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS PATO BRANCO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Everton Bazarim

Evandro Ferreira

Gabriel Berkembrock

Lucas Ramone

Matheus Fernandes

Publio Klein

 ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE CORTE NO CAVACO A PARTIR DE INCERTO QUADRADO (SQUARE)

    RELATÓRIO DE ENSAIO EM LABORATÓRIO

PATO BRANCO

2019

Sumario

  1. INTRODUÇÃO
  2. PROCEDIMENTO DO ENSAIO
  3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
  4. CONCLUSÃO
  5. REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

Esta pratica, tem como objetivo principal analisar os cavacos retirados a partir de variações dos parâmetros de usinagem (profundidade, avanço, rotação, velocidade de corte e ângulo da ferramenta), obtendo assim varias amostras de cavaco de diferentes parâmetros e com isso analisar as diferenças e obter um resultado satisfatório.

Com está pratica será possível obter conclusões para saber o melhor uso da ferramenta, assim reduzindo custos e aumentando a produtividade resultando numa geração de lucro, se for aplicado de forma eficiente e certa em uma indústria.  

  1. PROCEDIMENTO DO ENSAIO

O ensaio foi realizado na sala h-006, bloco h, com o intuito de conseguir um melhor aproveitamento do incerto quadrado (square), sabendo que a formação do cavaco é resultado de uma retirada de material do tarugo, sendo que nesse ensaio não foi utilizado fluido de corte, variando rotação, avanço, profundidade e angulação de corte, com isso o principal objetivo do nosso ensaio, seria ver como a ferramenta quadrada responderia a variação de angulação, trazendo um cavaco mais favorável e um processo mais produtivo.

Com o tarugo de aço 1020 em sua dimensão inicial, foi feito um processo de faceamento e retirada de material para deixar o corpo de prova alinhado e com dimensão exigida de 50,7 mm (como mostrado na Figura – 1), para assim começar os ensaios.

O processo de usinagem começou com a retirada de material com ângulo de 90°, foram coletados todos os cavacos, alterando apenas a rotação, avanço e profundidade, retirando 19 amostras distintas com tal angulação.

Terminando a coleta na angulação anterior, foi alterada a angulação de corte para 80°, sendo assim retiradas 21 amostras, nas mesmas condições do ensaio anterior.

Finalizando as coletas, todas as amostras foram etiquetadas e tabeladas (Figura – 2), tornando pratico o processo de medição e avaliação. O processo de medição buscou medir tanto a largura como a altura do cavaco, com o auxilio de um paquímetro, foram medidos 3 dados de cada variável (altura e largura) de forma que conseguisse uma media mais considerável.

[pic 1]

Figura – 1 Faceamento e alinhamento

[pic 2]

                              Figura – 2 Amostra etiquetada e tabelada

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

[pic 3]Com os resultados obtidos foi criada uma tabela final, no qual foram adicionadas as classificações dos cavacos, velocidade de corte, força de corte, potência velocidade de avanço e também a taxa de remoção do material, conforme indicado nas tabelas abaixo.

[pic 4]Tabela 1- Angulação de 90°

Tabela 2 – Angulação de 80°

Conforme mostrado nas tabelas 1 e 2, o formato do cavaco seguiu uma classificação de cores, que vai de favoráveis até desfavoráveis, colocando em vermelho os cavacos desfavoráveis e em verde os cavacos favoráveis, a cor amarela representa um resultado mediano. Todas as classificações de cores e formatos seguiram uma tabela de classificação (Tabela – 3), que foi encontrada em literaturas da área de usinagem.[pic 5]

                        Tabela – 3 Classificação de cavacos

        No desenvolvimento da tabela, foi calculada a força de corte (Fc) e a potência de corte (Pc), vale lembrar que na posição ortogonal (90°) é considerado b = b’ e h = h’, sendo que na posição de 80° o calculo de b e h dada por,  e o . [pic 6][pic 7]

[pic 8]

        

                              Figura 3 – Seção de Corte

Força de corte (Fc) foi obtida através de formulas encontrado na literatura (cimm²).

[pic 9]

        

A potência de corte (Pc) foi obtida através da formula encontrada no site da Mitsubishi Carbide¹.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (409.1 Kb)   docx (848.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com