TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de desenho técnico

Por:   •  22/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Introdução

Constantemente nos deparamos com um problema simples, e aparentemente fácil de resolver, porém essa solução mais acessível, que seria a troca da peça, ao mesmo tempo não demonstra uma durabilidade adequada, problema esse que muitas vezes passa despercebido por nós, podendo causar impactos consideráveis a natureza sem que possamos imaginar. Esse projeto trabalhará em torno disso, que seria o vazamento de torneiras, ou popularmente conhecida como goteiras.

2 - Funcionamento de Torneiras e origem dos vazamentos

A torneira tem um corpo unido à tubagem de água ou do fluido a controlar, por onde se efetua a alimentação. No interior possui um dispositivo de obturação que consiste num eixo roscado que, acionado por um manípulo acessível do exterior, permite abri-la ou fecha-la tendo como consequência o afastamento ou aproximação de um disco de borracha .

1 -

Quando o anel se desgasta, a torneira mesmo que fechada, continua pingando. A carrapeta, também conhecida como anel, anilha ou vedante, é uma peça que garante a total vedação da torneira quando está fechada.

Atualmente as carrapetas mais facilmente encontradas, são de plástico com anel de borracha .

Todas funcionam em torneiras de pressão. Ao fechar a torneira, o anel impede a passagem da água .

Muitas vezes este componente de vedação estragava também ao se fechar a torneira com força elevada, causando um atrito maior do anel, chegando ao ponto de rasgar ou quebrar .

3 - Linha de Montagem :

2 -

A linha de montagem de uma torneira funciona da seguinte forma :

Primeiramente a capa decorativa, como nome já diz, serve somente como acessório visual além de proteger o parafuso, a mesma se encaixa no parafuso que se prende ao abridor, cuja peça tem como função controlar o fluxo da água através de uma porca, pela qual liga o abridor a uma mola que tem como finalidade dar pressão para que não haja folga no abridor. A estrela tem como objetivo servir de encaixe para a carrapeta. Carrapeta essa que é composta por um material plástico .

Todas as peças descritas são de extrema importância para que a torneira funcione de maneira correta, mas a carrapeta é a peça de maior responsabilidade, pois ela veda a água e elimina qualquer tipo de casamento na torneira .

4 - Consequências causadas por goteiras

Para que se tenha noção da importância desta peça , funcionar bem e ter boa resistência é essencial, pois de acordo com uma pesquisa feita pelo ministério do meio ambiente em 2013, uma torneira pingando chega a desperdiçar cerca de 46 litros de água por dia e aproximadamente 17 mil litros de água por ano, o que representa mais ou menos 64 mil copos de água, ou seja, se a carrapeta não estiver funcionando de maneira correta, além de causar transtorno com um concerto a curto prazo, também estaria causando um grande dano ambiental .

5 - Soluções :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com