TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho técnico Trabalho Obrigatório 2º Semestre

Dissertações: Desenho técnico Trabalho Obrigatório 2º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

DESENHO TÉCNICO

Trabalho obrigatório do 2O bimestre de 2013

NOME: RA:

TURMA: 1º B

ENGENHARIA CIVIL (todas)

Fazer um resumo do capítulo 9

 O trabalho deve ser digitado e entregue impresso.

 O trabalho é individual, fonte ARIAL tamanho 12

“DESENHO TÉCNICO EM PROJETOS DE ARQUITETURA E DE ENGENHARIA CIVIL”

Desenho de arquitetura

A necessidade de estudar detalhadamente as relações volumétricas das edificações entre si e com o espaço em que se inserem, no sentido de estabelecer conjuntos harmoniosos e coerentes com o objetivo para o local em questão.

Projeto de arquitetura tem como objetivo fundamental conferir formas às edificações, quer de um modo global (volumétrica), quer a nível de detalhe (detalhamento) e acabamentos.

O arquiteto é por excelência o autor da configuração das edificações e da sua articulação com os espaços em que elas se inserem.

O projeto de arquitetura não deixa de se apresentar como um documento constituído por uma parte escrita e um conjunto de peças desenhadas que constituem o chamado desenho de arquitetura.

Desenhos de Localização e Desenhos de Implantação

Este tipo de desenho integra qualquer projeto de arquitetura e informa o local e a posição da edificação a projetar, acessos, limites do terreno e orientação dominante. Deve incluir cotas altimétricas e cotas de localização.

Os desenhos de implantação resultam de levantamento topográfico.

Desenhos de Conjuntos: Plantas, Vistas e Cortes

Os desenhos de conjunto definem a forma as dimensões e a articulação dos principais elementos das construções. Apresentam-se sob a forma de plantas, vistas e cortes.

As plantas referem-se aos vários níveis de edificação, inerentes a cada piso e também da cobertura da construção.

As vistas correspondem rigorosamente ao conceito de vista apresentado no Capítulo 4, identificadas pela sua orientação geográfica (Norte, Sul, Leste, Oeste)

Os cortes definem os detalhes os detalhes internos dos edifícios, por exemplo, compartilhamentos e escadas.

Os detalhes mais relevantes da construção, que ficam acima do plano de corte, como seja um arco, uma clarabóia no teto, etc., devem ser representados na planta a traço interrompido.

A elaboração de plantas e vistas com uso de sistemas CAD específicos pode permitir a representação simultânea, garantindo a coerência entre as plantas e vistas. Em geral, este processo pressupõe a construção do respectivo modelo geográfico em 3D, com o qual, de resto, se relaciona o desenho sucessivo de plantas e vistas.

Desenho de Coberturas

A representação de coberturas corresponde a um caso particular do projeto de arquitetura. Com efeito, representa a planta do nível superior, não corresponde a um corte da edificação por um plano de nível, mas sim a uma vista e planta.

A cobertura de uma edificação, além do aspecto funcional que a própria designação sugere, pode apresentar diferentes tipos de configuração.

Comunicações Verticais

Há um elemento construtivo comum a todas as edificações com mais de um piso, cuja importância é tão fundamental quanto o ser possível estabelecer a comunicação (vertical) entre os vários pisos: são as escadas e, em edificações de médio e grande porte, também os elevadores.

Escadas

A escada tem como principais elementos os degraus e patamares. O degrau é constituído por suas partes distintas: o cobertor visível em planta, e o espelho, observado em vista.

Elevadores

Sempre que uma construção exceder 11,5 m a partir da cota de soleira, deve incluir elevador. O elevador, que pode ocupar o espaço entre as escadas, necessita de um espaço acima do nível superior, destinado à casa das máquinas.

Desenhos de Detalhe

O desenho de detalhe é utilizado principalmente na apresentação de particularidades menos comuns na construção que devam ficar bem definidas.

Janelas e portas

Sempre que existiam diferentes tipos ou dimensões de janelas e portas a considerar numa construção é usual incluir no projeto uma outra peça desenhada: o mapa de vãos.

O mapa de vãos estabelece as dimensões, formas de abrir, processo de montagem, etc. de portas e janelas.

Chaminés

São recomendações gerais de dimensionamento considerar um número de saídas de fumaça igual ao dos dispositivos que servem. Cada conduto de fumaça pode medir 0,30 X 0,30 m, elevando-se a uma altura de 0,60 m em relação à linha de cumeeira.

Cotagem em Desenho de Arquitetura

Embora em todas as figuras apresentadas até aqui neste capítulo se tenha seguido as normas gerais de cotagem em desenho técnico, interessa citar alguns aspectos de utilização prática bastante generalizada.

Cotas em plantas

A cotagem em planta utiliza os tipos de cotagem em série e em paralelo com a origem comum a determinado ponto de referência.

A sua representação deve seguir uma ordem própria

- cotas de espessuras: representando as medidas da espessura dos pilares, paredes e pavimentos;

- cotas de eixo dos vãos: que estabelecem as mediadas entre eixos de todos os vãos;

- cotas de implantação: determinam a localização para implantação dos pilares, das paredes, das paredes e níveis de pavimentos.

Cotas e cortes

Neste tipo de representação, são incluídas cotas de implantação relativas a um nível considerado de referência.

Equipamento interior e cotagem

A representação de equipamento em desenhos de arquitetura envolve, fundamentalmente, os aparelhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com