TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho escolar sobre a ecologia

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 8

 

  1. INTRODUÇÃO

A origem da preocupação com o meio ambiente teve início no século XIX, na Alemanha, elaborada em função do problema que norteava a exploração das florestas alternativas.

Os factores sociais e culturais que cercam o homem são uma parte importante de seu meio ambiente. Seu sistema nervoso altamente desenvolvido tornou possível a memória, o raciocínio e a comunicação. Os seres humanos ensinam a seus filhos e aos seus companheiros o que aprenderam. Pela transmissão dos conhecimentos, o homem desenvolveu a religião, a arte, a música, a literatura, a tecnologia e a ciência. A herança cultural e a herança biológica do homem possibilitaram-lhe progredir além de qualquer outro animal no controle do meio ambiente.

Os diversos investimentos na expansão das actividades industriais, aliados à necessidade de preservação do meio ambiente e minimização do impacto ambiental causados por tais investimentos, fazem das Tecnologias ambientais em instrumentos imprescindíveis neste processo.

Todavia, persistem obstáculos significativos à exploração dessas oportunidades, em especial, os subsídios a práticas danosas para o ambiente e a ausência de incentivos financeiros à inovação. A transição para uma economia sustentável com emissões zero à escala mundial depende de uma combinação de acções que envolva a participação de todos os sectores da sociedade: desde governos a investigadores, empresas e cidadãos.

  1. GESTÃO AMBIENTAL

A adopção de técnicas de produção e um modo de consumo predatórios vêem causando grande impacto das actividades humanas sobre o meio ambiente, dando origem a problemas críticos de poluição.

Cabe ressaltar que os danos causados por catástrofes ambientais são pequenos quando comparados com os danos cumulativos, provocados por numerosos poluentes menores.

Estas últimas décadas caracterizam-se pela excessiva produção e consumo, bem como consequentemente, por um aumento de resíduos lançados nos vários meios receptores (solos, águas e ar).

Dado que o meio ambiente é um património colectivo, a consideração de seus custos tende a ser negligenciada na busca de satisfações individuais maximizadas, que não incorporam a variável ambiental como custo de produção. Logo, cada produtor repassa uma parte de seus custos à sociedade, evidenciando as limitações da função reguladora das forças de mercado quando se considera a variável ambiental nos mecanismos de alocação de recursos.

Cabe ao poder público implementar medidas destinadas a minimizarem a poluição, evitando a elevação de custos sociais e impedindo a incidência de deseconomias externas. Deve-se levar em conta a variável ambiental enquanto elemento associado à estrutura de custos de produção e considerá-la como bem económico, juntamente com outros factores.

  1. BIODIVERSIDADE

O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afecta directamente muitas outras.

A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas. Como elas florescem com mais intensidade nas áreas húmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos.

  1. ACTIVIDADES MODIFICADORAS DO MEIO AMBIENTE

Enumeram-se a seguir algumas actividades consideradas modificadoras do meio ambiente:

  1. Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rodagem;
  2. Caminhos de Ferro;
  3. Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos;
  4. Aeroportos;
  5. Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos colectores e emissários de esgotos sanitários;
  6. Linhas de transmissão de energia eléctrica, acima de 230KV;
  7. Obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, tais como: barragem para fins hidroeléctricos, acima de 10MW, de saneamento, abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação, rectificação de cursos d'água, abertura de barras e embocaduras, transposição de bacias, diques;
  8. Extracção de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão);
  9. Extracção de minério;
  10. Aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos;
  11. Usinas de geração de electricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10MW;
  12. Complexo e unidades industriais e agro-industriais (petroquímicos, siderúrgicos, cloroquímicos, destilarias de álcool, hulha, extracção e cultivo de recursos hídricos);
  13. Distritos industriais e zonas estritamente industriaisI;
  14. Exploração económica de madeira ou de lenha, em áreas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental;
  15. Projectos urbanísticos, acima de 100ha. ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental;
  16. Qualquer actividade que utilize carvão vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.
  17. Parque eólico 

  1. PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO

O princípio da precaução é um princípio moral e político que determina que se uma acção pode originar um dano irreversível publico ou ambiental, na ausência de consenso científico irrefutável, o ónus da prova encontra-se do lado de quem pretende praticar o acto ou acção que pode causar o dolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com