TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transmissão Analógica

Seminário: Transmissão Analógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Seminário  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 7

A transmissão analógica é muito utilizada principalmente pelo ar.

É utilizada em sistemas de telefonia, desde as mais antigas até as mais modernas.

Sua principal vantagem é o baixo custo de implementação, em contrapartida, não atinge grande velocidade, apesar de ter um bom alcance.

O princípio da transmissão analógica

A transmissão analógica de dados consiste em fazer circular informações num suporte físico de transmissão sob a forma de onda. A transmissão dos dados faz-se através de uma onda portadora, uma onda simples cujo único objetivo é transportar os dados por modificação de uma destas características (amplitude, frequência ou fase), é a razão pela qual a transmissão analógica é geralmente chamada transmissão por modulação de onda portadora. De acordo com o parâmetro da onda portadora que fazemos variar, distinguir-se-á três tipos de transmissões analógicas:

A transmissão por modulação de amplitude do portador

A transmissão por modulação de frequência do portador

A transmissão por modulação de fase do portador

A portadora é um sinal analógico em forma de onda (tipicamente senoidal) que será modulado (alterado) para representar a informação a ser transmitida. A portadora é, geralmente, de frequência superior à do sinal modulador (o sinal que contém a informação).

A portadora é utilizada na radiodifusão. Os sinais de modulação em frequência (FM) e de modulação em amplitude (AM) são ambos transmitidos com o auxilio de frequências específicas a portadora. A frequencia própria de uma estação de rádio é, na verdade, a frequencia central da portadora.

Modulação em Amplitude

Na transmissão AM, o sinal da portadora é modulado de forma que sua amplitude varie com as variações de amplitude do sinal modulado. A frequencia e a fase da portadora permanecem inalteradas, somente a amplitude muda para acompanhar as variações nas informações.

Modulação em Frequência

A frequencia do sinal da portadora é modulada para acompanhar as mudanças de tensão (amplitude) do sinal modulador.

A amplitude máxima e a fase do sinal da portadora permanecem inalterados, mas à medida que a amplitude do sinal modulador muda, a frequencia da portadora muda de forma correspondente

Modulaçao em Fase

A fase do sinal da portadora é modulada para acompanhar as mudanças no nível de tensão (amplitude) do sinal modulador.

A amplitude e a frequência máxima do sinal da portadora permanecem inalterados, mas a medida que a amplitude do sinal modulador muda, também muda a fase da portadora.

Transmição Digital

O sinal é trasmitido em alta velocidade, tendo porém curto alcance e necessitando de modens para perfeito funcionamento.

Os dados podem ser colocados no meio através de técnicas de codificação de linha ou de codificação de blocos.

Codificação em Linha

É o processo de conversão de dados digitais em sinais digitais, partimos do pressuposto de que os dados, na forma de texto, números, imagens, áudio ou vídeo, são armazenados na memória do computador como sequencia de bits.

A Codificação de linha converte uma sequencia de bits em um sinal digital. No

emissor, os dados digitais são codificados em um sinal digital; no receptor, os

dados são recriados, reconvertendo-se o sinal digital.

Um sinal digital tem um número finito de estados, porém somente uma parte desses níveis pode ser utilizado para representar dados.

A quantidade de níveis possíveis chamamos de níveis de sinal e o número de valores que podemos representar dados, chamamos de níveis de codificação de dados.

O relógio de sincronismo define o número de pulsos por segundo, um pulso é a quantidade de tempo mínima requerida para transmitir um símbolo.

Codificação em Bloco

Feita para melhorar o desempenho da codificação por linha, melhora a redundância e verifica erros,a codificação de blocos é normalmente conhecida como decodificação mB/nB; ela substitui cada grupo de m bits por um grupo de n bits.

Divisão: a cadeia de bits é dividida em grupos de m bits de tamanho. Exemplo na codificação 4B/5B, a sequência original é dividida em grupos de 4 bits.

Substituição: os grupos de m bits são substituídos por grupos de n bits.

Codificação de Linha: depois de substituir escolhe-se um esquema de codificação de linha para enviar o sinal.

Grupos de quatro bits de dados são mapeados em grupos de cinco bits.

• Devidamente escolhidos para evitar longas sequências de 0s e 1s

• Cada código não possui mais de um 0 no início e mais de dois 0s no fim.

• Nenhum código pode ter mais de três 0s seguidos

• Combinações em relação aos 0s fornecem transições suficientes para a sincronização dos relógios.

Dados Analógicos transmitidos por sinais Digitais

O Hardware, mais especificamente um codec, converte os dados analógicos em sinal digital, analisando a forma da onda analógica e fazendo “capturas instantâneas” ou (amostragens) dos dados analógicos em intervalos fixos.

•A realização dessas capturas instantâneas envolve o cálculo de altura (ou tensão) acima de um dado limiar de forma de onda analógica.

•A altura (ou tensão), que é um valor analógico, é convertida em um valor binário equivalente de comprimento fixo.

•A análise de uma forma de onda analógica e sua conversão em pulsos que representam a altura da onda acima (ou abaixo) de um limiar é denominado PAM (Modulação por amplitude de pulse).

•O termo PCM, na verdade, aplica-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com