TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Térmico e Suas Aplicações no Mercado

Por:   •  4/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 5

ALUNO:WILLAM ROCHA

6P eng mecanica

APENAS RESPOSTAS da ATV

1-

a)na faixas dos aços o ponto eutetóide corresponde a 0,77%C e a temperatura de 727°C com características semelhantes ao ponto eutético com teor de carbono 4,3%C na faixa dos ferros fundidos.

b)Aço eutetóide-possui teor de carbono correspondente a 0,77%C

Aço hipoeutetóide-apresenta teor de carbono de 0 a 0,77%C

Aço hipereutetóide-apresenta teor de carbono  entre 0,77%C e 2,11%C

2)a) linha Acm:máxima quantidade de carbono que pode ser mantido em solução solida no ferro gama que é 0,77%C.

Linha A1: representativa da isoterma eutetóide  simultaneamente austenita e carbono devido a solubilidade do carbono (727 ºC)

Linha A3:linha de divisão de parte alfa+gama  e gama(austenita) início da transformação α/γ;

Zona critica:linhas que marcam o inicio e o fim das transformações  chama se linhas e transformações e elas limitam zonas chamadas zonas criticas

3)ferrita: Este constituinte está formado por uma solução sólida de inserção de carbono em ferro alfa. É o constituinte mais mole dos aços porém é o mais tenaz, e o mais maleável, sua resistência a tração é de 28 daN/mm2 e alongamento de 35%. Sua solubilidade máxima é de 0,008 %. Pode também manter em solução de substituição a outros elementos tais como Si, P, Ni, Cr, Cu, que aparecem nos aços, bem como impurezas como elementos de ligação. A ferrita apresenta-se nos aços como constituinte e misturada com a cementita para formar parte da perlita. Se o aço é muito pobre em carbono, sua estrutura está formada quase que totalmente por grãos de ferrita cujos limites podem ser revelados facilmente com o microscópio, depois de um ataque com ácido nítrico diluído

Cementita: É o constituinte que aparece em fundições e aços. É o carboneto de ferro, de fórmula Fe3C. É muito frágil e duro, apresentando mais de 840 Vickers, e é muito resistente ao cisalhamento. Em baixas temperaturas é ferromagnético e perde esta propriedade a 212 ºC (ponto de Curie). O ponto de fundição acima de 1950 ºC, e é termodinamicamente instável a temperaturas inferiores a 1200 ºC

Austenita: É uma solução sólida de carbono em ferro gama. Somente é estável as temperaturas superiores a 723 ºC, desdobrando-se por reação eutetóide, a temperaturas inferiores, em ferrita e cementita. Somente pode aparecer austenita a temperatura ambiente nos aços austeníticos, nesse caso, a austenita é estável a temperatura ambiente. É deformável como o ferro gama, pouco dura, apresenta grande resistência ao desgaste, é magnética, e é o constituinte mais denso dos aços e não é atacada por reagentes. A resistência da austenita retida à temperatura ambiente oscila entre 80 e 100 daN/mm2 e alongamento entre 20 e 25 %. Pode dissolver até 1,7 – 1,8 % de carbono. Apresente rede cristalográfica cúbica de face centrada.

Martensita: É uma solução sólida, intersticial, supersaturada de carbono em ferro alfa. É o constituinte estrutural da têmpera dos aços e sua microestrutura apresenta-se na forma de agulhas cruzadas. Os átomos de ferro estão como na ferrita, nos vértices. Os átomos de carbono estão nas faces e nas arestas, apresenta por isso uma rede distorcida. Esta distorção da rede é a responsável pela dureza da martensita. Apresenta uma rede tetragonal. Suas características mecânicas são resistência a tração entre 170 – 250 kg/mm2 , dureza HRC entre 50 – 60, alongamento de 0,5 % e é magnética.

4)

a)tratamentos térmicos: Operação ou conjunto de operações (no caso de tratamento completo) através dos quais se submete o aço, em estado sólido, a um ou vários ciclos térmicos

tempêra: tratamento térmico que visa aumentar a dureza e a resistência dos materiais. O objetivo é conduzir o aço a uma fase, na qual se obtém o melhor arranjo possível dos cristaisdo aço, para obter a futura dureza.

Revenimento: é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos inconvenientes produzidos por esta; além de aliviar ou remover as tensões internas, corrige a excessiva dureza do material, aumentando a ductibilidade e a resistência ao choque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com