TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de Água de Chuva por Tecnologia Ultravioleta

Por:   •  12/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  7.134 Palavras (29 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        2

2.1.        Referencial Teórico        2

2.1.1.        Processo do abastecimento do reservatório de água        2

2.1.2.        Montagem do reservatório        2

2.1.3.        Dimensionamento da cisterna        4

2.1.4.        Materiais utilizados na construção da cisterna        5

2.1.5.        Qualidade da Água        10

2.1.6.        Luz ultravioleta germicida        13

2.2.        Atividades realizadas I        14

2.3.        Atividades realizadas II        22

2.4.        Atividades realizadas III        25

3.        RESULTADOS OBTIDOS E ANÁLISE DOS MESMOS        26

3.1.        Resultados Microbiológicos        26

3.2.        Resultados Físicos e Químicos        27

4.        CONCLUSÃO        32

5.        DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS        33

REFERENCIAL        34

ANEXOS        36

  1. INTRODUÇÃO

A água proveniente de chuvas pode parecer limpa e não apresentar odor ou sabor indesejável. Contudo, organismos patogênicos encontrados na água não são só perigosos como também imperceptíveis a olho nu e não podem conferir odor ou sabor a água. Desenvolver técnicas de reaproveitamento de água é relevante para que esse recurso não se esgote, como por exemplo, o aproveitamento de águas provenientes de chuvas. Atualmente, edificações instalam reservatórios para a coleta de água procedente de chuvas, sendo aproveitado para fins não potáveis.

Uma desinfecção efetiva da água aplicando a irradiação UV envolve a análise de numerosos princípios que podem ser novidades para os profissionais de tratamento de água. O mecanismo apresenta benefícios, instigações e inadmite resíduos químicos na água produzida.

Este relatório tem como finalidade levantamento teórico do tema proposto, valorizando a relevância do projeto. Foram identificadas nos referenciais, as diferentes formas de cisternas utilizadas para o abastecimento de água de chuva, descrevendo seu dimensionamento e o tipo de material empregado em sua construção. Além de retratar os parâmetros físicos, químicos e biológicos de potabilidade segundo o Ministério da Saúde, para que se possa após o tratamento ser feita uma comparação dos resultados obtidos.

Por fim, se realizou uma análise microbiológica com objetivo de determinar a presença de micro-organismos prejudiciais à saúde e uma análise com características físicas e químicas das amostras de água pluvial coletadas antes e após a passagem pela lâmpada UV germicida.

  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1. Referencial Teórico

  1. Processo do abastecimento do reservatório de água

A água está se tornando um recuso cada vez mais escasso, principalmente onde sua acessibilidade é pequena. O crescimento populacional acentuado e a desorganização são os principais fatores que influenciam no aumento do consumo de água, especialmente nos centros urbanos. Em áreas industriais e agrícolas, a utilização da água é excessiva e sua escassez leva a necessidade de novas alternativas para amenizar esse problema. A reciclagem de água, a reutilização da água servida e o abastecimento de águas pluviais, são alternativas que devem ser avaliadas (MAY, 2004).

As águas com propósito de consumo humano são distribuídas como potável e não potável.  Águas potáveis têm como finalidade, ingestão, preparação de alimentos e higiene pessoal. Águas não potáveis são empregadas em irrigação de jardins, lavagem de veículos, limpezas de quintais e descargas em vasos sanitários, onde neste caso de água não potável não haveria necessidade de realizar o tratamento da filtragem ultra violeta.

  1. Montagem do reservatório

O abastecimento de água de chuvas é um sistema simples com baixo custo de implantação, dependendo da tecnologia empregada, de resultado imediato em regiões onde a precipitação anual é significativamente alta. Embora, encontre desvantagem em épocas de estiagem, nas quais o volume de água diminui, o funcionamento do sistema de aproveitamento destas águas segue da seguinte maneira: a água é principalmente coletada de locais impermeáveis, como por exemplo, telhados. Logo após, é filtrada e guardada em reservatório(s): apoiado, enterrado ou elevado. Estes reservatórios podem ser constituídos de diversos materiais como: concreto armado, aço, alvenaria de tijolos, plástico, poliéster, entre outros (MAY, 2004) (FIGURA 1).

A maneira que será tratada as águas de chuva depende de sua finalidade. No caso de um tratamento simples, empregam-se sedimentação natural, filtração e cloração. Em tratamentos mais complexos, emprega-se desinfecção por ultravioleta ou osmose reversa (MAY, 2004).

[pic 1]

Figura 1: Sistema de capitação de águas de chuva. Fonte: ECOVILA, 2014.

Grings (2005) acredita que: Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são a demanda diária de água na propriedade, o índice médio de precipitação (chuva) por região em cada período do ano, tempo necessário para armazenagem, considerando um período mínimo de segurança e área de telhado necessário ou disponível para captação. O índice de precipitação poderá ser obtido em órgãos oficiais como Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Embrapa, Universidades, Prefeituras, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com