TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE ENTREVISTAS NA COLETA DE DADOS EM CAMPO: A ARTE DE QUEBRAR RESISTÊNCIA.

Artigo: TÉCNICAS DE ENTREVISTAS NA COLETA DE DADOS EM CAMPO: A ARTE DE QUEBRAR RESISTÊNCIA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 2

TÉCNICAS DE ENTREVISTAS NA COLETA DE DADOS EM CAMPO: A ARTE DE QUEBRAR RESISTÊNCIA.

Gustavo Vedove

Consultor

Neste artigo descreveremos resumidamente diferentes experiências adquiridas em projetos, cujo início é sempre a coleta de dados em campo.

A coleta de dados em campo é um meio de adquirir informações detalhadas do cliente pertinentes a consultoria. Seu objetivo é atender as expectativas do cliente quanto ao projeto contratado.

Um dos meios mais eficazes de se realizar a coleta de dados no cliente é por meio de entrevistas.

Entrevista é um método de coleta de dados onde o pesquisador, com metas previamente definidas acerca do objeto de sua pesquisa, entra em contato com aqueles que serão entrevistados para, através de um dialogo informal ou estruturado, adquirir os dados necessários à sua pesquisa. “Pode-se definir entrevista como a técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação” (Antonio Carlos Gil, Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 117).

Dependendo da magnitude do projeto, as entrevistas podem ser realizadas com diferentes níveis hierárquicos da empresa, sendo eles:

Nível Estratégico:

Diretoria Executiva com a possível a participação da Presidência. Nível de grande importância, geralmente ocorre no desenvolvimento de grandes projetos, como por exemplo: BCP (Business Continuity Plan) ou PCN (Plano de Continuidade de Negócios), Plano Diretor, Planejamento Estratégico, PGRC (Plano de Gestão de Riscos Corporativos), entre outros.

Nível Tático:

Gerência, Coordenação e Supervisão, geralmente necessária para o desenvolvimento de projetos, como por exemplo: Auditoria, Planos de Gerenciamento de Crise, Projeto de Segurança Empresarial, PRE (Plano de Respostas a Emergências), entre outros.

Nível Operacional:

Supervisão de segurança e membros da equipe de segurança patrimonial da empresa, geralmente ocorrem na realização de projetos ou avaliações, como: Plano de Segurança Patrimonial, implantação de programas de treinamento, avaliação de empresas de segurança e nível de prestação de serviço, implantação e normas e procedimentos, entre outros.

Assim, características, foco e tratativa da entrevista, obrigatoriamente, são diferentes e buscam resultados específicos para o desenvolvimento do trabalho em questão.

Para obter resultados, lidando com pessoas de características e cargos diferentes, devemos utilizar meios e técnicas diferenciadas de entrevista.

As técnicas de entrevistas são aprendidas a aperfeiçoadas com a prática.

Entrevistar é uma atividade que deve ser muito bem planejada para garantir seu sucesso.

Por se tratar de uma intercomunicação humana, dinâmica e que às vezes pode causar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com