TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica de Incidentes Críticos (TIC)

Por:   •  16/1/2020  •  Resenha  •  2.855 Palavras (12 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 12

Técnica de Incidentes Críticos (TIC)

Trabalho apresentado durante o módulo de Gerência de Riscos do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

SUMÁRIO

1 Capítulo 1 5

1.1 Introdução 5

1.2 Definição 6

1.3 Objetivo 6

2 Capítulo 2 7

2.1 Descrição do Método 7

2.2 Vantagens da Técnica de Incidentes Críticos 11

2.2 Desvantagens da Técnica de Incidentes Críticos 11

3 Capítulo 3 12

3.1 Exemplo de Aplicação da TIC 12

3.2 Resultados Obtidos 14

4 Conclusão 15

5 Bibliografia 16

Lista de Abreviaturas e Siglas

TIC Técnica de Incidentes Críticos

Resumo

A Técnica de Incidentes Críticos é uma ferramenta de análise operacional e qualitativa para identificar falhas e condições inseguras que podem contribuir para a ocorrência de acidentes reais ou potenciais. A aplicação do método é utilizado na fase operacional de sistemas, cujos procedimentos envolvem o fator humano, em qualquer grau. O objetivo da TIC é a detecção de incidentes críticos e tratamento dos riscos que representam, a prevenção e correção desses riscos antes que os mesmos se manifestem por intervenção de eventos catastróficos. A metodologia é através de obtenção de dados por meio de entrevistas com observadores-participantes de uma amostra aleatória estratificada. A relativa simplicidade de aplicação e flexibilidade e obtenção de informações sobre os riscos que não seriam detectados por outras formas de investigação. O presente trabalho vai relatar um exemplo prático da método e expor os resultados obtidos concluindo a importância da utilização da TIC nas empresas.

Palavras-Chave: Incidentes Críticos. Análise. Técnica.

1 Capítulo 1

1.1 Introdução

A área de Segurança do Trabalho pode ser considerado um conjunto de metodologias e técnicas apropriadas, que estuda as possíveis causas de acidentes do trabalho, visando a prevenção de sua ocorrência. O acidente é um acontecimento que não foi programada ou inesperada, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, gerando perde de tempo útil e/ou lesões nos trabalhadores e/ou danos materiais.

A maioria das intervenções atuais de Segurança do Trabalho está baseada em avaliações pós-fato das causas resultantes de acidentes. Com essa preocupação especialistas tentam buscar medidas adequadas para controlar esses riscos, sendo selecionada uma técnica ou metodologia para determinada situação que identifique os fatores causadores de acidentes, tanto como acidentes com danos ou aqueles que não envolvem danos, chamados de incidentes.

Com a diminuição da taxa de acidentes consequentemente resultou mais ocorrências de incidentes nas empresas. Esses dados poderia então ser usados como um suporte para a criação de um programa de prevenção com o objetivo de eliminar ou controlar esses problemas, antes que ocorram acidentes mais graves.

Dentre as várias técnicas de análise criadas, originou a Técnica de Incidentes Críticos (TIC) que tem sido testada e acredita-se que preenche esses requisitos. As primeiras aplicações da técnica foram realizadas no início da década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial no Programa de Aviação da Força Aérea dos Estados Unidos, entretanto no Brasil foi publicado algum trabalho nessa área a partir de 1970.

Nos primeiros estudos utilizando a técnica, foram detectados problemas de sistema homem-máquina e distúrbios psicológicos envolvidos no uso e operação de equipamentos de aviões. Os investigadores perguntaram a um grande número de pilotos se eles tinham alguma vez feito, um erro de leitura ou no entendimento de instruções. Durante o estudo foram coletados 270 incidentes de erros dos pilotos, indicando que deveriam ser feitas alterações nos equipamentos, a fim de reduzir o erro humano e melhorar os controles do sistema.

1.2 Definição

O incidente crítico é uma ocorrência inesperada em que não gera danos, lesões e/ou perda de tempo significativo. É qualquer situação que acontece fora da normalidade e se destaca pelas suas características que o tornam crítico, distinto e relevante para a compreensão de um dado processo na empresa.

A TIC é uma análise operacional e qualitativa, que é usada para identificação de erros e condições inseguras que possam contribuir para a ocorrência de acidentes reais e potenciais. Onde se utiliza uma amostra aleatória estratificada de observadores-participantes, selecionados dentro de uma população.

Ela é indicada em situações que visam a identificação de perigos em que o tempo é limitado. É uma técnica bastante simples, sem a necessidade de técnicas sofisticadas, de baixo custo e rápida aplicação.

1.3 Objetivo

A técnica tem como objetivo a detecção de incidentes críticos e o tratamento dos riscos que os mesmos representam. A TIC é baseado em identificar os eventos que poderiam causar um desfecho eficaz ou ineficaz.

2 Capítulo 2

2.1 Descrição do Método

A CIT consiste em um conjunto de procedimentos para coleta de observações diretas do comportamento humano de forma a facilitar a sua utilidade potencial na resolução de problemas práticos e psicológicos. Para cada incidente crítico é possível identificar situações, comportamentos e consequências.

A técnica é aplicada a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com