TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnologia Do Futuro

Artigo: Técnologia Do Futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 9

Embora seja impossível prever exatamente o que vai acontecer no futuro, nós podemos estudar a evolução e, a partir disso, estimar o provável andamento de alguns setores, como a tecnologia.

Há dez anos era impossível imaginar que teríamos smartphones tão poderosos quanto temos hoje. Nossos computadores daquela época não chegavam perto dos celulares de hoje em dia. Se isso hoje parece normal, o que podemos esperar para o restante da década? Que tipo de tecnologia vai existir até 2020?

2012

O ano de 2012 começou cheio de novidades. Vimos o surgimento dos ultrabooks, que prometem um desempenho formidável em máquinas finas e leves. Junto com eles, vimos uma nova categoria de equipamentos surgir: os notebooks híbridos, que trazem o conforto de um teclado completo associado a uma tela sensível ao toque que pode ser utilizada unicamente como tablet, apenas removendo o periférico.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

O primeiro console da próxima geração, o Wii U da Nintendo, deve chegar até o final do ano com um controle que mistura os joysticks tradicionais com as funcionalidades de um tablet.

A Samsung lançou o Galaxy S3 e a Apple lançou o iPhone 5. A empresa de Steve Jobs moveu um processo contra a Samsung acusando a coreana de plágio. A Apple venceu e teve direito a uma indenização de mais de 1 bilhão de dólares. Não que isso seja um problema para a Samsung, que continua vendendo smartphones como água.

Em 2012, também demos o novo passo na era da exploração espacial. A nave Curiosity pousou em Marte para tentar encontrar vestígios de vida no solo do Planeta Vermelho. A nave conta com um laboratório completo pronto para analisar as amostras que recolher. Todas as informações são enviadas em tempo (quase) real para a NASA, aqui na Terra.

(Fonte da imagem: Divulgação/NASA)

Os paralíticos vão caminhar novamente. Não, isso não é milagre mas tecnologia. Uma espécie de cérebro mecânico permite que os portadores de paralisia controlem próteses como se fossem seus próprios membros, fazendo com que eles possam caminhar e se movimentar novamente.

2013

A ascensão do papel digital. Os leitores de livros digitais prometeram uma revolução completa no modo como consumimos informação, mas isso ainda não aconteceu por completo. Essa mudança está próxima de acontecer, porém: conforme novos produtos chegam ao mercado, a tecnologia tende a diminuir de preço consideravelmente.

O resultado disso é mais informação disponível e de maneira mais veloz mesclando texto, som e vídeo. Em breve, é possível que os últimos jornais de papel deixem de existir e passem completamente para o formato digital.

(Fonte da imagem: Divulgação/Kobo)

Internet muito mais rápida nos dispositivos móveis. Enquanto hoje nós tentamos ter pelo menos um sinal de internet decente aqui no Brasil, é provável quem em 2013 o padrão mundial de conexão móvel seja o 4G, aumentando muito a velocidade de transmissão dos dados.

Até lá, é possível que as operadoras nacionais já tenham ampliado a sua capacidade e nós possamos utilizar pelo menos um sinal 3G com velocidade aceitável.

O Olho de Gaia. O telescópio de 1 bilhão de pixels vai entrar em atividade em 2013 com a tarefa de mapear o espaço de uma maneira nunca antes vista. O objetivo principal do telescópio é estudar a Via Láctea, a nossa galáxia. Além disso, ele também vai examinar todos os pontos do universo visível.

(Fonte da imagem: Divulgação/NASA)

2014

Cartões de memória de 1 terabyte. Segundo a Lei de Moore, a capacidade dos dispositivos tende a dobrar a cada 18 meses. Por essa lógica, é fácil imaginar que teremos cartões SD com 1 terabyte em 2014.

Nós ainda não precisamos disso tudo hoje em dia, mas isso certamente vai mudar em um futuro próximo. A capacidade das câmeras digitais vem crescendo a cada dia e, para armazenar os dados, precisamos de cada vez mais espaço. Os aparelhos celulares e dispositivos móveis em geral seguem pelo mesmo caminho, com softwares cada vez mais exigentes.

Hoje já é comum um jogo para celular ocupar mais de 2 gigabytes de espaço em disco; junte isso a uma grande biblioteca de músicas, vídeo e fotos em alta definição e logo você percebe que a necessidade de cartões de memória maiores é cada vez mais alta.

O primeiro voo ao redor do globo com um avião movido a energia solar. Essa vai ser a primeira vez que uma viagem desse porte será realizada. Mesmo que as aeronaves comerciais ainda estejam longe de voar com energia solar, precisamos lembrar que a evolução está acontecendo rapidamente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Solar Impulse)

A humanidade levou milênios até descobrir como voar e menos de um século até aprender a fazer isso com energia solar. Quando essa tecnologia chegar aos voos comerciais, teremos uma mudança radical no sistema de transporte mundial.

O navio quebra-gelo mais avançado da história. O Aurora Borealis está sendo construído por um grupo de países europeus com o objetivo de estudar os polos e entender as mudanças bruscas de temperatura que vêm ocorrendo no mundo atualmente. Com o navio, os cientistas poderão entender as alterações climáticas com mais facilidade, além de prever catástrofes naturais com mais eficiência.

Sequenciamento de DNA por US$ 100. Pelos menos isso é o que promete uma empresa chamada BioNanomatrix. Isso será possível porque o fundador da empresa, Han Cao, desenvolveu um sistema que pode sequenciar o DNA de forma muito barata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com