TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título: Uso dos instrumentos de medida

Por:   •  11/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Título: Uso dos instrumentos de medida ......................................................................2

Objetivos Gerais.............................................................................................................2

Materiais Necessários.....................................................................................................3

Introdução.......................................................................................................................6

Procedimentos Experimentais.........................................................................................7

Conclusão........................................................................................................................9

Referências bibliográficas..............................................................................................10

Título: Uso de instrumentos de medidas

Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos.

Medir é o ato de comparar duas grandezas físicas de mesma natureza, tomando – se uma delas como padrão. Cabe salientar que estas medidas podem ser diretas, quando se compara diretamente as duas grandezas de mesma natureza, e indiretas. Quando a comparação é feita a partir de outras grandezas.

Ao se medir a distância percorrida por um carro, com uma régua, estamos fazendo uma medida direta dela. Ao se medir o tempo que o carro levou num certo percurso, com o cronômetro, estamos fazendo uma medida direta. Se dividirmos a distância pelo tempo, estamos medindo a velocidade média do móvel indiretamente.

As medidas são realizadas através de instrumentos de medição, cujo os mais usados são: régua, paquímetro, relógio apalpadores, relógio comparador, micrômetro e multímetro, cada um com uma maneira de medir e padrões diferentes.

O desvio padrão é uma medida de dispersão usada com a média. Mede a variabilidade dos valores à volta da média. O valor mínimo do desvio padrão é zero indicando que não há variabilidade, ou seja, que todos os valores são iguais à média.

Objetivos Gerais

Ao término dessa atividade o aluno deverá ser capaz de entender o princípio de fundamento dos instrumentos de medida, determinar a sensibilidade dos instrumentos de medida, fazer leituras de medidas com réguas, cronômetros, balança e dinamômetro.

Materiais Necessários

Régua centimetrada - a régua é um instrumento utilizado em geometria para traçar segmentos de reta e medir pequenas distâncias. A ferramenta também é utilizada em técnicas de impressão e desenho.

[pic 1]     

Balança de travessão - sido utilizada pelo homem há aproximadamente 7 mil anos. O modelo de prato único possui no travessão um dispositivo e contrapeso, móvel ou fixo. Quando o contrapeso é fixo, a outra extremidade do travessão também apresenta, além do prato, um conjunto de pesos removíveis. Este sistema é utilizado em quase todas as balanças, simples ou de prato duplo, para se obter uma leitura uniforme.

[pic 2]

Cronômetro digital -Um cronômetro, que é uma forma de contador, é um relógio de precisão que se usa para medir fracções de tempo bastante pequenas como milésimas de segundo. O cronómetro começa a funcionar quando o utilizador aciona um botão. O mecanismo, posto isto, começa a contar a partir do zero. Quando se volta a carregar nesse botão, o cronómetro para, mostrando com exatidão o tempo decorrido. [pic 3]

Dinamômetro de 5N - utilizado para medir a força. Este dispositivo é dotado de: • Estrutura • Mola • Gancho em uma das extremidades da mola • Graduação na estrutura. Em uma das extremidades da mola encontra-se presa a estrutura graduada e em outra extremidade, o gancho, que se localiza fora da estrutura. O princípio de funcionamento consiste na deformação que a mola sofre em razão da ação de uma força que é proporcional a esta força aplicada, sua intensidade é indicada na graduação existente na estrutura.

[pic 4]

Conjunto com suporte e três pesos -usado como material de referência para confirmar a sensibilidade ou mesmo calibrar o equilíbrio em caso de qualquer erro eventual zero ou outra correção, possível erro através de alguns cálculos.

[pic 5]

Uma esfera de aço – usada no experimento para ser o objeto que desceria pelo lançamento horizontal

[pic 6]

Um conjunto de lançamento horizontal Moller - destinado ao uso de lançamento horizontal com projétil, relação entre alcance e altura do lançamento, velocidade do lançamento conhecendo o alcance, conservação da energia mecânica e a velocidade do lançamento e conservação da quantidade de movimento em choque frontal.

[pic 7]             

Introdução

No dia 15/03/2017, o grupo 4 do 1° ano B de Engenharia, realizaram quatro tipos de experimentos: medir a largura e altura de uma folha A4; retirar cinco medidas do tempo da queda de uma esfera de aço através do lançador horizontal; medir a massa de um conjunto de pesos na balança apresentando três pesos (o primeiro multiplicando por dez, o segundo por cem, e por fim o terceiro com valores mais específicos), o último experimento foi medir com o dinamômetro a força-peso do conjunto de pesos. E para finalizar, utilizamos a equação do erro relativo para obtermos possíveis erros nas medidas quando comparamos com valores mais precisos. A equação do erro relativo é:

Erro relativo = valor medido – valor calculado   x100 [%]
                --------------------------------------
                        valor calculado

Procedimentos Experimentais

  1. Primeiro procedimento

O primeiro passo da nossa experiência foi utilizarmos a régua centrimetrada para medir a largura e altura de uma folha A4 e depois tirar a média do grupo.

Aluno

Largura

Altura

Gabriela Pacheco

21,0

29,7

Eduardo Coutinho

21,1

29,6

Yuri Alexandre

21,1

29,7

Gabriel Costa

21,1

29,7

Thaynar Amaral

21,1

29,7

Alexandre José

21,0

29,7

Juliana de Jesus

21,0

29,7

Lucas Medeiros

21,1

29,7

Média do grupo

21,1

29,7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (218.9 Kb)   docx (130.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com