TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE DE ENSINO : INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA AUTOMAÇÃO E SIMULAÇÃO

Por:   •  2/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.227 Palavras (17 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 17

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA AUTOMAÇÃO E SIMULAÇÃO
KATRIUM INDUSTRIAS QUÍMICAS S.A.
SETOR INSTRUMENTAÇÃO/ELÉTRICA
CURSO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

ALEX DE LIMA SIMÕES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

UNIDADE DE ENSINO : INSTITUTO SENAI DE  TECNOLOGIA AUTOMAÇÃO E SIMULAÇÃO

RIO DE JANEIRO - 2017

NOME ALUNO/ESTÁGIARIO
ALEX DE LIMA SIMÕES







RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

UNIDADE DE ENSINO : INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA AUTOMAÇÃO E SIMULAÇÃO
SUPERVISOR TÉCNICO : JOSÉ ROBERTO SALERMO
FORMAÇÃO DO SUPERVISOR TÉCNICO : TÉCNICO DE ELÉTRICA/INSTRUMENTAÇÃO

PERÍODO DE ESTÁGIO:18 MESES  

RIO DE JANEIRO – 2017

APRESENTAÇÃO

Relatório de estágio curricular realizado na Empresa Katrium indústrias Químicas, Elaborado pelo aluno Alex de Lima Simões, concluinte no curso técnico de automação industrial.
Tem como finalidade descrever e analisar as atividades executadas durante o estágio no setor de Instrumentação/Automação dessa empresa; assim como demonstrar a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o Curso técnico no instituto SENAI de tecnologia automação e simulação . Katrium tem como um dos principais objetivos atender o mercado Latino - americano de sais de potássio e fica localizada no município do rio de janeiro,no Bairro de Honório Gurgel no estado do Rio de janeiro. O estágio foi realizado no período de dezoito meses , sob a supervisão do Téc. José Roberto Salermo, da área de Instrumentação .

RIO DE JANEIRO – 2017


SUMÁRIO






1
 INTRODUÇÃO.....................................................................................01


2 PRESSUPOSTOS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO.............02


3 DESCRIÇÃO DETALHADA DO CAMPO DE ESTÁGIO...............03


4 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO EM CAMPO.......................05


5 CONCLUSÃO ....................................................................................08


REFERÊNCIAS......................................................................................09

ANEXOS................................................................................................10


















RIO DE JANEIRO – 2017


1 INTRODUÇÃO


O relatório de estágio descreve as etapas das atividades realizadas na área Automação/Instrumentação na empresa Katrium Industrias Químicas S.A. na unidade de Honório Gurgel , é uma empresa de produtos químicos industrias inorgânicos localizada no estado do rio de janeiro. A organização encontra-se na Estrada João Paulo 530. Esta empresa de capital privado foi fundada no ano de 1984 tem cerca de 300 funcionários e possui 7 estabelecimentos, entre filiais, sucursais, agências e outros ,  a Fabrica funciona 24 horas por dia , é divido em turnos de trabalho tanto  para setores de produção e manutenção os demais setores tem horários diferenciados proposto pelos gestores.
A unidade de Honório Gurgel é a maior fabrica da empresa, é totalmente dedicada a produção de cloro, álcalis e seus derivados , produtos inorgânicos de química da base a partir da eletrólise de cloreto de sódio e cloreto de potássio. O processo produtivo é de natureza eletroquímica e eletro- intensiva.
A indústria  de cloro e álcalis exerce um papel fundamental na cadeia industrial da sociedade de consumo contemporânea. Os produtos da Katrium são insumos para a maioria dos setores da indústria e estão presentes em quase todos os produtos de consumo diário .
A capacidade instalada da planta atende a demanda estadual de cloro e derivados . A sua linhas de derivados de potássio , que representa atualmente core business da unidade, lidera o mercado latino-americano , sendo os seus produtos exportados para os demais continentes .
A experiência do estágio complementou os conhecimentos teóricos contido no Instituto Senai de Tecnologia Automação e Simulação, através da pratica na área de automação/instrumentação cumprindo a carga horária  exigida em contrato.
O estágio no setor instrumentação industrial  e foi realizado diversas atividades tais como calibrações de instrumentos (transmissores, pressostato , conversores e manômetros ), manutenção em campo em válvulas , balanças , instrumentos analíticos , atuando junto á profissional responsável , respeitando as normais e regras da empresas e sempre visando a segurança pessoal e de terceiros . No período de 08 de fevereiro 2015 até 09 de agosto de 2016 , foi  muito importante esse período de estágio para o meu engrandecimento profissional.







RIO DE JANEIRO - 2017

2  PRESSUPOSTOS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

O objetivo para a realização do estágio  foi por em prática tudo aquilo que se aprendeu na teoria na instituição de ensino e também passar por problemas reais encontrado na empresa e aprender lidar com pressão de um equipamento importante para empresar apresentar uma falha e você solucionar o problema de forma eficiente com menor tempo possível do equipamento parado. E isso vem agregando valores  como criando uma maturidade na profissão para que ser torne um profissional que saiba lidar com pressão de chefe te cobrando para resolva o problema mais rápido possível e que não venha apresentar nenhum defeito em um futuro recente , são situações que se passa dentro da industria que agrega valores enormes para vida profissional do aluno.  É uma  experiência que aluno acaba absorvendo no estágio e  ajuda muito seu futuro ingresso no mercado de trabalho já como  um profissional .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (630.9 Kb)   docx (476.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com