TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Ensino Cavalhada/Porto Alegre Superior de Tecnologia em Marketing

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

Unidade de Ensino Cavalhada/Porto Alegre

Superior de Tecnologia em Marketing

Disciplinas:

Direito Empresarial

Tecnologias de Gestão

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Luciano Moreira Moura – RA 8380831573

Desafio Profissional

Tutora: Rosane Cruz

Porto Alegre, 07 de Novembro de 2014

Introdução

Como contratados pelo empresarial  INOXEL, para realizar o trabalho de consultoria em Gestão Empresarial, Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental, descreveremos ao longo deste trabalho um conjunto de análises e dados, para resolver problemas de gestão assim como melhoria de processos, que consequentemente poderão otimizar os resultados desejados.

O foco principal deste planejamento estratégico estará voltado para Gestão Empresarial, Produtividade, Qualidade sem deixar de lado o contexto Ambiental.

Também planejamos um programa de capacitação para a diretoria, com intuito em aprimorar suas competências gerenciais.

Em resumo, serão observados modelos de excelência em gestão e melhorias em processos com desenvolvimento em ações de sustentabilidade ambiental.

Passo 1

Análise Organizacional e Tecnologias de Gestão a serem aplicadas

Atualmente, as organizações necessitam estar globalizadas, conhecer os seus processos, suas interações e seus resultados, para gerenciá-los de forma adequada, a fim de manter o sistema controlado e seus objetivos e metas atendidos.

Ozsomer, Calantone e Di Benedetto (1997) ressaltam que a estrutura organizacional influencia diretamente a postura estratégica da empresa, sendo este um fator importante, que aumenta a inovatividade.

 Consoante isso, a estrutura organizacional da empresa pode influenciar diretamente no desenvolvimento das inovações (Menguc, Auh, 2009).                                                        

 Em nossas análises preliminares podemos identificar que o grupo INOXEL, desde sua criação em 2005, vem buscando evoluir em processos gerenciais e administrativos que consequentemente iriam fidelizar seus atuais clientes além de alavancar um crescimento na prospecção de novos.

É fato que mesmo com este foco, não vem ocorrendo à evolução desejada.

O primeiro ponto a ser apresentado será a Estrutura Organizacional atual, utilizando um modelo Vertical, com 4 níveis hierárquicos.

Neste modelo de organização observa-se um número menor de órgãos que se reportam a uma determinada unidade de comando, o que pode contribuir para a integração de atividades com grande sinergia entre si. Por outro lado, reduz-se a autonomia e autoridade dos órgãos subordinados, reduzindo assim, a velocidade de respostas às demandas (Brews, Tucci, 2004).

Organograma Grupo INOXEL

[pic 2]

Utilizando O Modelo de Excelência da Gestão (FNQ) iremos buscar a identificação das causas e ferramentas adequadas para alcançarmos os resultados desejados avaliando a qualidade da gestão, modelando o sistema de gestão com práticas de organizações classe mundial e com foco em resultados, visando ao desenvolvimento sustentável.

Uma ferramenta fundamental para identificarmos os caminhos a serem tomados é a Mandala do Modelo de Excelência.

[pic 3]

Com base nos dados obtidos, o grupo INOXEL precisa de um trabalho evolutivo em todos os critérios, porém serão priorizados os Processos, Estratégias e Planos além de Clientes.

Para melhorar a imagem, garantir a manutenção e crescimento da carteira de clientes, foram observados fatores como Análise e desenvolvimento de mercado, entendimento das necessidades e expectativas dos clientes atuais e potenciais, gerenciamento da marca e imagem da organização e relacionamento com clientes.

A primeira medida adotada é a implantação do SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001, como opção estratégica e combinada com a alta Direção, visando elevar o nível de Gestão da Corporação através da melhoria contínua e padronização de seus processos, agregando valor aos requisitos de produtos e serviços ofertados ao mercado. Esta melhoria atenderá o objetivo de fidelizar os clientes além de facilitador no processo de prospecção de novos.

Neste processo foram executadas etapas fundamentais para introduzir a certificação. São elas:

Escolha do Representante da Direção – O processo foi realizado diretamente com o Diretor Presidente.

Diagnósticos e Planejamento - começou com um diagnóstico da empresa e terminou com um cronograma detalhado contendo cada atividade necessária até a obtenção do certificado desejado. Nele estarão definidos prazos iniciais para cada etapa, responsáveis, verificações, auditorias, etc.

Envolvimento dos Colaboradores – Esta etapa precisou ser conduzida com total atenção, pois, todo e qualquer movimento de mudança gera desconfiança e temor entre os colaboradores (boatos sobre demissões e questões sobre a saúde financeira da companhia).

Para o sucesso desta etapa foi fundamental que a alta direção mantivesse uma comunicação eficiente com os colaboradores sobre essa grande decisão, explicando os benefícios da certificação, a necessidade de colaboração mútua e até enumerar os desafios que serão enfrentados. Com isso foi possível criar um clima melhor durante o processo.

Documentos e Processos do SGQ – Nesta etapa o processo está em plena implementação.

  • Mapeamento e interação dos processos
  • Desenvolvimento de procedimentos e documentos
  • Treinamentos dos colaboradores

Foram também realizadas auditorias Internas e Externas para análise Fiscal e de Certificação.

Um dos principais pontos esclarecidos a diretoria e demais colaboradores é fato de que o processo de Gestão da Qualidade precisa ser contínuo e que o certificado tem prazo de validade, além de serem necessárias certificações para manutenção do selo ISO 9001.

Ferramentas de Gestão e seus Objetivos

Para manutenção e melhoria constante nos processos a consultoria indicou a utilização de uma serie de Ferramentas de Gestão. Além dos ganhos financeiros e administrativos, o grupo estará aderindo a modelos utilizados pelos maiores grupo empresarias nos mais diversos segmentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (338.3 Kb)   docx (142.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com