TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNISUL Gestão Estratégica

Casos: UNISUL Gestão Estratégica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o texto abaixo e em seguida responda às questões propostas:

O Hotel Fictício foi inaugurado em julho de 2000 em Florianópolis, e foi um sucesso desde o início, principalmente pelo excelente atendimento e pela preocupação ambiental que o diferenciam dos concorrentes.

Em função da complexidade das atividades do hotel, em 2009, o Diretor descentralizou algumas atividades que antes eram suas, criando o Setor de Gestão e Pessoas e o Setor de Atendimento, tendo por objetivos capacitar seus funcionários e melhor atender seus hóspedes das classes A e B, respectivamente.

Como o faturamento da empresa nos três últimos anos foi acima do esperado, seu proprietário está bastante motivado para abrir outro hotel no próximo ano em uma região a ser definida.

1) Com base em suas atividades econômicas, o Hotel Fictício pode ser classificado em uma organização de que setor? Apresente uma justificativa (1,0 ponto)

Resposta:

O Hotel Fictício pode ser classificado como pertencente ao setor terciário, porque como hotel, tem como objetivo a hospedagem, logo, ela está necessariamente exercendo um serviço ligado a terceiros, característica esta ligada ao setor de comércio e serviços, o setor terciário.

2) O Hotel Fictício pode ser classificado, quanto à origem e aplicação de recursos, em uma organização de que setor? Apresente uma justificativa (1,0 ponto)

Resposta:

Segundo setor, pois o hotel fictício é uma organização privada que está utilizado dinheiro privado para fins privados, ou seja, ela mesma está investindo seu dinheiro em suas próprias atividades, atuando assim em benefício próprio e particular.

3) Em qual fase do ciclo de vida das organizações se encontra o Hotel Fictício? Apresente sua justificativa com base nas características da fase que podem ser observadas no texto acima (2,0 pontos)

Resposta:

O Hotel Fictício segundo a teoria de Greiner está situado na terceira fase, à fase da delegação, pois já passou pela fase da direção, no ano de 2009 até o ano de 2012. Agora em 2013 o proprietário planeja abrir outro hotel no final do próximo ano, ou seja, ele estará expandindo seu mercado de atuação.

4) Considerando a descrição feita do Hotel Fictício, desenvolva:

a) Uma missão que contemple as seis questões que podem ser utilizadas para reflexão e formulação da missão. (2,5 pontos)

Resposta:

Questões para reflexão: Para o Hotel Fictício, a resposta pode ser:

1. O que devemos fazer? Ou seja, qual a natureza do nosso negócio? “oferecer hospedagem”.

2. Quem deve ser nosso cliente? Ou seja, qual o perfil do nosso cliente? “pessoas das classes A e B”.

3. Como devemos atender nossos clientes? Ou seja, quais meios devem ser escolhidos? “serviços prestativos e com atendimento diferenciado”.

4. O que queremos oferecer de benefícios aos nossos clientes? “conforto e comodidade”.

5. Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com