TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Por:   •  23/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

júlio césar da costa junior

gustavo marques

valdinei barbosa vieira

paulo henrique kluger

enaldo medeiros mendes

geovane fortunato

rafael gomes ferreira

ensaio de limite de liquidez

Palhoça

2018

júlio césar da costa junior

gustavo marques

valdinei barbosa vieira

paulo henrique kluger

enaldo medeiros mendes

geovane fortunato

rafael gomes ferreira

ensaio de limite de liquidez

Trabalho de avaliação referente à disciplina de Características e Propriedades dos Solos do curso de Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial para aprovação da matéria vigente.

Professores: Cesar Schmidt Godoi

      Fernanda Soares de Souza Oliveira

Palhoça

2018

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Localização de Ladainha        4

Figura 2. Localização da Mesorregião        4

LISTA DE TABELAS

Tabela 1. Média de moradores por domicílio        5

SUMÁRIO

1        introdução        1

2        JUSTIFICATIVA        2

3        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        3

3.1        HISTÓRICO DO MUNICÍPIO        3

3.2        LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO        3

3.3        ESTUDO POPULACIONAL        5

3.4        ESTUDO DA VAZÃO        5

3.5        ESTUDO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO        5

4        DESCRITIVO DO DIMENSIONAMENTO DA REDE        5

5        DESCRITIVO DO DIMENSIONAMENTO DA ELEVATÓRIA        5

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6



  1. introdução

        Quando pensamos em saneamento básico, pensamos em diversas atividades necessárias a uma comunidade para manter a limpeza urbana e visando também a saúde da população. A atividade abordada neste estudo relata as características de uma rede coletora de esgoto, que faz parte de um sistema de esgotamento sanitário e que consiste de um conjunto de tubulações e acessórios destinados a receber e a conduzir os esgotos que são captados dos ramais prediais até os coletores tronco ou coletores primários, que em seguida, conduzidos até um emissário ou a um interceptor.

        Este projeto tem como objetivo atender a necessidade de um loteamento residencial unifamiliar, localizado no município de Ladainhas, do estado de Minas Gerais. Para que este objetivo seja alcançado, será feito um estudo, levantando as principais informações para dimensionar a rede coletora de esgoto, baseado no estudo de população; calcular as vazões necessárias; dimensionar a estação elevatória, necessária para esta região e, demostrar os cálculos, projeções gráficas e análise dos resultados para a conclusão do projeto.

  1. JUSTIFICATIVA

A importância desta obra é caracterizada principalmente pela necessidade de atender a população do município de Ladainha-MG, através da construção de uma rede coletora de esgoto e de uma estação elevatória. Podemos entender também que a relevância social atrelada a este projeto diminui os impactos ambientais através do tratamento adequado dos resíduos coletados das estruturas prediais e, promove a diminuição de incidência de doenças infecciosas causadas por agentes patógenos que prejudicam a saúde da população.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

O município de Ladainha, parte integrante da microrregião de Teófilo Otoni, foi habitada primeiramente por silvícolas de diversas tribos. Na época, o nome dessa terra era denominado de Jacinto Mendes, uma sesmaria, que em 1877, o imperador Dom Pedro II, doou a um velho soldado veterano da guerra do Paraguai.

Os Primeiros moradores do local, vindos com o Coronel José Ribeiro de Oliveira, chegaram entre 1914 e 1915. O Coronel José era um empreiteiro que construía a estrada de ferro Bahia Minas, que foi um marco para a origem do povoado. Nessa época o Coronel José já havia tomado posse de Jacinto Mendes. A construção de oficinas, residência do pessoal que servia a ferrovia, foram fatores relevantes para o crescimento acelerado do povoado.

O nome atual, Ladainha, tem uma origem empírica; onde os antigos contam que, nessa época vivia um velho nessas redondezas conhecido pela alcunha de “Podô”, assíduo por rezas de terços e, nessas rezas sempre pronunciava uma ladainha. A necessidade de ser dado um nome oficial à estação ferroviária, depois de concluída apelaram para que o Coronel José pronunciasse sua ideia e, que em sentido de brincadeira respondeu dizendo: “Ladainha do Podô”. Deste modo, a estação férrea e toda a região ficaram conhecidas como Ladainha.

  1. LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

Ladainha é um município do estado de Minas Gerais que por sua vez localiza-se na região sudeste do Brasil. Minas Gerais faz fronteira com os estados, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O município conta com uma extensão territorial de 866,290 Km²; de acordo com o último senso de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE possui uma população de 16.994 pessoas, densidade demográfica de 19,62 habitantes por km² e uma população estimada para 2018 de 18.026 pessoas. A cidade de ladainha está localizada na mesorregião do Vale do Mucurí; nome este, que se deve ao fato de que o Rio Mucuri percorre a região, que é uma das doze mesorregiões do estado de Minas Gerais, sendo que, esta região é composta por 23 municípios; a cidade também se encontra a uma altura de 489 metros em relação ao nível do mar e tem como municípios limítrofes, as cidades de: Novo Cruzeiro, Setubinha, Malacacheta, Poté, Teófilo Otoni e Itaipé. Os principais acessos rodoviários para chegar no município de ladainha, podemos mencionar como: BR-116, BR-381 e MG-217. A seguir, algumas figuras ilustrando a devida localização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (453.2 Kb)   docx (840.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com