TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.904 Palavras (20 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]        [pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Problema de dois corpos de um aerofólio

Discentes:Charles Willian Gonçalves Gabriel Rezende Batista Leonardo Benevenuto Coelho

Docente: Lucas Lincoln Fonseca Soares

Diamantina 2018


SUMÁRIO

Capítulo 1…        3

1.2 objetivos…        4

Capítulo 2…        6

2.1.formulação teórica…        6

Capítulo 3…        10

3.1 metodologia…        10

Capítulo 4- Resultados…        12

Capítulo 5- Conclusão.        24

ANEXO        25


RESUMO

Ao longo das últimas décadas, o conhecimento detalhado das características do escoamento ao redor de veículos de superfície (carros, caminhões, trens, motos, bicicletas, etc) é considerado primordial para o projeto adequado desses veículos, permitindo a melhoria da eficiência energética e das características dinâmicas dos mesmos. Para tanto, resultados experimentais e de simulações numéricas são de grande importância. O seguinte trabalho abrange tanto a parte experimental como a computacional de um projeto aerodinâmico do aerofólio de um veículo automobilístico. A parte experimental envolveu a medição do coeficiente de arrasto do modelo e de sustentação do escoamento ao redor do mesmo. A visualização do escoamento ao redor do corpo foi concentrada na traseira do modelo e na estrutura de esteira, pois essa região é a maior responsável pelo arrasto no modelo. Já a parte computacional consistiu na simulação numérica do escoamento ao redor do corpo empregando técnicas de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD).


  1. CAPÍTULO 1
  1. INTRODUÇÃO

A dinâmica de fluidos computacional ou CFD é a análise de sistemas envolvendo fluxo de fluidos, transferência de calor e fenômenos associados, tais como reações químicas, por meio de simulação baseada em computador. A técnica é muito poderosa e abrange uma ampla gama de áreas de aplicação industrial e  não industrial. Alguns exemplos são:

  • aerodinâmica de aeronaves e veículos: sustentação e arrasto;
  • hidrodinâmica de navios;
  • usina de energia: combustão em motores de combustão interna e turbinas a gás;
  • turbomáquinas: fluidos dentro de passagens rotativas, difusores etc.

A partir da década de 1960, a indústria aeroespacial integrou técnicas de CFD na concepção, P&D e fabricação de aeronaves e motores a jato. Mais recentemente, os métodos foram aplicados ao design de motores de combustão, câmaras de combustão de turbinas a gás e fornos. Além disso, os fabricantes de veículos a motor agora prevêem forças de arrasto rotineiramente, fluxos de ar no capô e o ambiente no automóvel com CFD. Cada vez mais o CFD está se tornando um componente vital na concepção de produtos industriais e processos.

O objetivo final dos desenvolvimentos no campo CFD é fornecer uma capacidade comparável com outras ferramentas CAE (engenharia assistida por computador) tais como códigos de análise de tensão. A principal razão pela qual o CFD ficou para trás é a tremenda complexidade do comportamento subjacente, que impede uma descrição dos fluxos de fluidos que é ao mesmo tempo econômica e suficientemente completo. A disponibilidade de hardware de computação de alto desempenho acessível e a introdução de interfaces de fácil utilização levaram a  uma recente aumento de interesse, e CFD entrou na comunidade industrial mais ampla desde os anos 90.


O custo variável de um experimento, em termos de contratação de instalação e / ou pessoa custos, é proporcional ao número de pontos de dados e ao número das configurações testadas. Em contraste, os códigos CFD podem produzir volumes de resultados praticamente sem despesa adicional, e é muito barato executar estudos paramétricos, por exemplo, para otimizar o desempenho do equipamento.

Os códigos CFD são estruturados em torno dos algoritmos numéricos que podem resolver problemas de fluxo de fluido. A fim de fornecer acesso fácil ao seu poder de solução, todos os pacotes CFD comerciais incluem interfaces de usuário sofisticadas para parâmetros do problema e examinar os resultados. Portanto, todos os códigos contêm três elementos principais: (i) um pré-processador, (ii) um solucionador e (iii) um pós-processador.

Pré-processador

O pré-processamento consiste na entrada de um problema de fluxo em um programa CFD por meio de uma interface favorável ao operador e a transformação subsequente desta entrada em uma forma adequada para uso pelo solucionador. As atividades do usuário em a fase de pré-processamento envolvem:

  • Definição da geometria da região de interesse: o cálculo computacional domínio;
  • Geração de grade - a subdivisão do domínio em um número de subdomínios menores e não sobrepostos: uma grade (ou malha) de células (ou controlar volumes ou elementos);
  • Seleção dos fenômenos físicos e químicos que precisam ser modelado;
  • Definição das propriedades do fluido;
  • Especificação de condições de contorno apropriadas nas células que coincidem com ou toque no limite do domínio.

A solução para um problema de fluxo (velocidade, pressão, temperatura, etc.) é definida nos nós dentro de cada célula. A precisão de uma solução de CFD é governada pela número de células na grade. Em geral, quanto maior o número de células, melhor a precisão da solução. Tanto a precisão de uma solução quanto seu custo termos de hardware de computador e tempo de cálculo necessários dependem na finura da grade. As malhas ideais são geralmente não uniformes: mais finas áreas onde ocorrem grandes variações de ponto a ponto e mais grossas nas regiões com relativamente pouca mudança. Esforços estão em andamento para desenvolver códigos CFD com uma capacidade de mesclagem (auto) adaptativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com