TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Por:   •  11/11/2018  •  Resenha  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

DIAMANTINA – MG

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ICT

www.ufvjm.edu.br

[pic 2]

Curso: BC&T      Disciplina: Gestão para a Sustentabilidade     Turma:  C             2018/1

Usiminas, Sustentabilidade e Eficiência em Grandes Empresas

Rafael Diniz Lobo de Almeida[1]

Antonio Genilton Sant’Anna[2]

 

INTRODUÇÃO:  De acordo com Maranhão et.al (2010) entende-se por atividade sustentável a atividade que é feita levando em conta a proteção ambiental, a atenção às necessidades sociais e a minimização dos custos. Desta forma, a busca pela sustentabilidade organizacional torna-se um diferencial para uma organização.

Nos dias atuais as grandes empresas vêm se preocupando cada vez mais com a sustentabilidade, e com os meios ambientais, tendo que seguir certas normas de emissão de poluentes, reciclando materiais que antes eram descartados, dentre outras normas, buscando cada vez mais o uso consciente e eficiente dos recursos naturais.

 A Usiminas é uma empresa de siderurgia que estabelece ações necessárias para proteção do meio ambiente e da saúde das pessoas que trabalham com equipamentos elétricos e eletrônico, define a regulamentação para veículos de passeio comercializados na União Europeia visando à redução de impactos ambientais pela coleta, reuso e reciclagem de componentes desses veículos após sua vida útil.

No discurso da Usiminas, eles tem o plano de desenvolver-se de forma sustentável, equilibrando os aspectos econômicos, sociais e ambientais dispondo de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em Ipatinga (MG), que é voltado para a geração, domínio, aplicação e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos que proporcionam vantagens competitivas para a Companhia, como a melhoria de processos industriais, caracterização e avaliação de matérias-primas, insumos, coprodutos e materiais diversos relacionados aos processos de produção do aço, preservação do meio ambiente, identificação e avaliação de novas tecnologias e novos negócios. (Usiminas, 2015)

METODOLOGIA: A metodologia utilizada para a realização deste resumo foi a leitura do relatório de sustentabilidade da empresa Usiminas do ano de 2015, pesquisas em revistas indicadas pelo professor, leitura e análise crítica de alguns resumos expandidos, dentre outras informações buscadas em sites.

RESULTADOS: A Usiminas como um dos principais complexos de siderurgia da América Latina busca oferecer produtos de qualidade com tecnologias inovadores, atendendo todas as normas de emissão de poluentes,  tendo certificados de qualidade que comprova o cumprimento das normas  especificas, utilizando também os recursos naturais de forma racional, além de buscar soluções sustentáveis para harmonizar a produção industrial com a conservação do meio ambiente. Em um futuro próximo, inovação e sustentabilidade serão os principais fundamentos de competitividade de grandes empresas, e a Usiminas já desenvolve programas, projetos e ações sociais voltadas para a sustentabilidade em suas industrias, implementando um Sistema de Gestão Ambiental que está em funcionamento desde 1996, data em que ganhou certificado que possibilitou uma gestão eficiente de impactos. A manutenção da certificação ambiental ao longo da história da empresa fez com que ela conquistasse selos verdes, e prova que a empresa sempre buscou um desenvolvimento econômico em equilíbrio com meio ambiente. A Usiminas em constante preocupação com certificados ambientais, foi a primeira no setor siderúrgico brasileiro a obter a certificação ISO 14001 que tem rigorosas exigências de diretivas europeias.

A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma aceita internacionalmente que define os requisitos para colocar um sistema da gestão ambiental em vigor. Ela ajuda a melhorar o desempenho das empresas por meio da utilização eficiente dos recursos e da redução da quantidade de resíduos, ganhando assim vantagem competitiva e a confiança das partes interessadas. (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2015).

O investimento na área ambiental é de grande âmbito para a empresa, sendo que em 2015 os investimentos em tal área foram de cerca de R$ 232 milhões de reais, aplicados a projetos de engenharia, manutenção e melhoria de processos de educação e gestão ambiental. Os gastos em relação a manutenção de equipamentos e despesas para prevenção e maximização da eficiência sem prejudicar o meio ambiente foi na ordem de R$ 120 milhões, tornando a gestão de ecoeficiência uma das premissas de atuação da Usiminas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com