TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇAO DO AÇO PARA REFORÇO ESTRUTURAL

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.992 Palavras (16 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 16

                                                                                                                                                              FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA – FADAF

Engenharia Civil

EDUARDO BENICIO RUIZ

UTILIZAÇAO DO AÇO PARA REFORÇO ESTRUTURAL

Alta Floresta

2017

EDUARDO BENICIO RUIZ

UTILIZAÇAO DO AÇO PARA REFORÇO ESTRUTURAL

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Fundamentos da Metodologia Cientifica, do curso de Engenharia Civil, ministrado pela Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF), sob Orientação do (a) Professor (a) Erica Mitie Umakoshi.

Alta Floresta

2017


Resumo. Ao longo do tempo, com a crescente demanda por alternativa econômica e tecnicamente viável para diversos tipos de aplicações dentro da construção civil, o reforço estrutural, vem crescendo muito nos últimos anos junto à maior preocupação com a durabilidade das construções. É notável a quantidade de edificações que se encontra em situações precárias, tanto em suas condições de conservação ou de segurança, tendo todo seu desempenho comprometido, seja eles por falta de competência em sua execução ou de falta de manutenção e até mesmo de construção antigas bem debilitadas, esse crescimento também resulta da necessidade crescente de reaproveitamento das estruturas existentes, para uma finalidade única da qual a mesma foi projetada inicialmente. Este trabalho apresenta os diversos meios e proveitos do uso do aço para reforço de estruturas mista ou de concreto armado, foi elaborado através de simples pesquisa em revistas e artigos desenvolvido abordando este mesmo problema. Executou-se um estudo sobre tipos de reforço estrutural e com objetivo de mostrar a eficiência e algumas desvantagens de cada tipo de aplicação de reforço quando se utilizadas.

 

Palavras-chave: aço na construção civil, Reforço Estrutural, Estruturas Metálicas, pilares mistos.  

  1. INTRODUÇAO

O aço vem se mostrando uma alternativa econômica e viável para vários tipos de aplicações em construção civil, como por exemplo, o reforço estrutural. O mercado de reforço e recuperação vem crescendo muito nos últimos anos associado à maior preocupação com a durabilidade das construções, com esta demanda voltada para construções, à necessidade de reaproveitar espaços, só vem crescendo o mercado de reforço e recuperação estrutural nos últimos anos. Quando e visto o problema de uma estrutura, é que se determina se a ela passará por recuperação, reforço, ou pelos dois processos. O reforço é uma modificação no elemento estrutural onde se busca o aumento de sua capacidade de resistir aos esforços a que está submetido.

As recuperações da estrutura e capacidade física e eficiência incluindo a sua durabilidade, evita que os problemas se amentem de tal modo que possa provocar a inutilização até o colapso desta obra.  Nem sempre este método de reforço é recomendado para estruturas em estado de degeneração bem avançada onde a recuperação se mostra necessária; as degenerações de uma construção vêm a ocasionar devido ao aumento de carga ou até mesmo na falha da execução do projeto. Quando se é determinada estas modificações devem busca as melhores soluções para os problemas, ou seja, por de perda de resistência ou até mesmo de modificação em sua estrutura, gerando um trabalho funcional e de boa aparência junto a estruturas existentes, estas modificações com reforço metálico devem ser mais visíveis do que as estruturas já existentes, para facilitar a inspeção de modo que seja facilmente reversível; não podendo ser usados reforços que dificultem a inspeção e manutenção.

No entanto o aço é um dos materiais de excelente flexibilidade construtiva, resolvendo de modo significativos diversos problemas de reforço estrutural. As possibilidades atribuídas por este material permitem a execução de operações que vão desde o simples reforço de uma estrutura a uso de completa reestruturação. Nota-se, hoje em dia, que o aço está sendo cada vez mais usado na reabilitação, modernização e recuperação de edificações sobretudo das mais antigas. As vantagens estruturais e arquitetônicas do aço possibilitam a verificação de várias exigências construtivas, das quais pode-se citar: a pré-fabricação, a elevada resistência, a reversibilidade, as dimensões e peso reduzidos, a simplicidade de transporte, a facilidade de montagem em obra, a utilização em espaços reduzidos, a disponibilidade em diversas formas e dimensões, o tempo de execução reduzido e a ótima relação custo benefício.

As estruturas de aço podem ser usadas em todos as formas de reabilitação estrutural. O escoramento ou proteção da estrutura original representa a primeira etapa do processo de reforço, quando da intervenção estrutural, para garantir a segurança da edificação e do público. Os andaimes em aço são normalmente usados para proteger e organizar a edificação. No caso de uma edificação que foi danificada devido a um abalo sísmico, por exemplo, uma estrutura de aço externa pode ser usada para garantir provisoriamente a segurança.

As operações de reforço podem ser divididas em: operações de melhorias simples, que envolvem uma variedade de trabalhos em elementos estruturais individuais de uma edificação a fim de se conseguir um nível mais elevado de segurança, mas sem modificar de forma significativa sua composição estrutural, e  operações que vão a um sistema estrutural diferente do original, que fazem com que a estrutura suporte novas solicitações de projeto, isto é, adições verticais ou horizontais, e casos onde a mudança de uso envolve um aumento do carregamento original ou seja a substituição ou reforços de pilares e vigas.

                                                                                                                                                     2.    O AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Na construção civil o aço se aplica em vários locais e para diversos usos, como pontes, aeroportos, complexos industriais ou edifícios e até mesmo para reforço de estruturas pré-existentes ou existente. O aço com suas propriedades é de rara importância em estruturas metálicas, efetuando teste de resistência, ao colocar uma viga metálica a um esforço de tração crescente, ela apresentara uma deformação das extensões, obtendo um aumento de comprimento. Obtida a análise do alongamento, obtém-se conceitos e propriedades dos aços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com