TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE CONTÊINERES MARÍTIMOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA OPÇÃO SUTENTÁVEL

Por:   •  24/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

UTILIZAÇÃO DE CONTÊINERES MARÍTIMOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA OPÇÃO SUTENTÁVEL.

KULAK, Simone Cristina[1]

OLIVEIRA, Felipe Vargas de[2]

PEDROSO, Ingridi Schadeck[3]

VOLSKI, Isabela[4]

RESUMO: Na atual busca por materiais e métodos de construção sustentáveis, a reutilização de contêineres marítimos se apresenta como uma grande oportunidade. Esse material possui potencial de uso na construção civil quase ilimitado, podendo ser empregado nos mais diversos tipos de projetos. Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais vantagens e desvantagens, preços e possibilidade de desenvolvimento de projetos utilizando contêineres como material de construção.

Palavras-chave: Contêineres marítimos. Construção civil. Sustentabilidade.

 

1 INTRODUÇÃO

Os contêineres marítimos vêm ganhando espaço na construção civil pois existem diversas vantagens em investir nessa nova alternativa, que englobam desde sustentabilidade, a economia e praticidade, além de propiciarem um potencial criativo quase ilimitado e uma execução muito mais rápida que o convencional. (QUEM INOVA, 2016).

Existem diversos tipos de contêineres marítimos. Os modelos utilizados na construção civil são o dry standard e o high cube, por terem medidas que permitem a criação de ambientes de dimensões proporcionais as de uma casa comum, e também pelo tipo de carga que carregam durante seu uso, que não costuma ser tóxica. A Tabela 1 sumariza os dados acerca dos padrões desses contêineres.

Tabela de Dimensões dos Contêineres

20 pés

40 pés

Comprimento

Largura

Altura

Comprimento

Largura

Altura

Dry Standard

6,05m

2,43m

2,59m

12,19m

2,43m

2,59m

High Cube

6,05m

2,43m

2,89m

12,19m

2,43m

2,89m

Fonte: Elaboração Própria

Devido suas medidas padronizadas, os contêineres funcionam como se fossem módulos, e podem ser misturados entre si para criar a composição que se desejar utilizando o tamanho adequado de acordo com o projeto. O empilhamento dos contêineres permite que o container da base receba sobre ele uma carga de até 216 toneladas, ou nove unidades, que após convertidas em estruturas e transformadas com acabamento total, podem chegar tranquilamente a altura de um prédio de 15 andares. Além disso, o fato de poderem ser utilizados em balanço, muitas vezes sem colunas de sustentação, e também na posição vertical, permitem um melhor aproveitamento do espaço físico disponível. (QUEM INOVA, 2016).

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 VANTAGES E DESVANTAGENS

Um dos motivos vantajosos em construir com contêineres é a mobilidade e flexibilidade que possuem. O projeto pode chegar ao endereço da obra 100% pronto e, além disso, é possível transferí-lo facilmente para outros locais. Ademais, o projeto pode ser facilmente modificado, ampliado e alterado diversas vezes, devido seu caráter modular. (QUEM INOVA, 2016).

Além do conteiner em si ser um material sustentável, devido sua fabricação em ligas metálicas que podem ser recicladas inúmeras vezes e ao fato de poderem ser comprados como sucata da indústria de transporte de cargas, é possível ainda, com sua utilização, manter ao menos 65% do solo permeável, pois os pontos de apoio que necessitam são mínimos, podendo conservar a geografia do terreno praticamente intacta. Ademais, sua utilização gera uma grande economia de recursos naturais, pois usa menos areia, tijolo, cimento, água, ferro, etc. (QUEM INOVA, 2016).

Apesar das diversas vantagens que podem ser apresentadas, também encontramos algumas dificuldades, como a necessidade de mão de obra especializada, que ainda é escassa no mercado, a utilização de maquinários (empilhadeiras e guindastes) para transportar e auxiliar na montagem. (QUEM INOVA, 2016).

Outra constatação é que os contêineres utilizados na construção civil necessitam receber acabamento e revestimento para propiciar conforto aos usuários, pois naturalmente tem caractrísticas de serem um péssimo isolante acústico e ótimo condutor de calor. É necessário ainda, no ato de compra, exigir os documentos que certifiquem que o conteiner nunca transportou ou armazenou produtos químicos tóxicos ou prejudiciais a saúde.

Na sequencia apresentam-se as características econômicas do uso de contêineres como material de construção.

2.1 PREÇOS

Em termos gerais, ao construir com contêineres a obra se torna mais limpa, com a redução de entulho. Na maioria das vezes seu uso não requer grandes serviços de fundação e terraplanagem, e apresenta grande durabilidade, pois tem longa vida útil. O valor médio do metro quadrado para este tipo de construção é de R$1.500,00. Além da possibilidade de uso para construção de residências, os containers têm sido utilizados em projetos comerciais. (YAZBEK, 2015).

Assim as obras podem ficar de 15% a 25% mais em conta se comparado a alvenaria convencional. Ademais, se a obra for de um empreendimento comercial, onde quanto antes inaugurado mais rápido ocorrerá o retorno financeiro, as vantagens são ainda maiores, pois obra é entregue, em média, em 40% do tempo de uma construção do mesmo porte executada em alvenaria. (QUEM INOVA, 2016).

2.2 PROJETOS ARQUITETÔNICOS UTILIZANDO CONTÊINERES

2.2.1 ESCRITÓRIO E RESIDÊNCIA

A  arquiteta Carla Dadazio tinha o desejo de trabalhar e morar no mesmo lugar. O uso de contêineres foi a solução adotada. O projeto fez uso de dois contêineres de 30m² cada. O escritório fica no piso térreo e no pavimento superior se encontra a residência. Ambos ambientes foram desenvolvidos sem divisórias internas para um melhor aproveitamento dos espaços. As paredes do banheiro e dos lavabos isolam o dormitório e o escritório. Para o piso foi aplicado compensado naval de aspecto rústico no pavimento inferior e para o superior um piso vinílico que simula a madeira natural. A Figura 1 apresenta esse projeto.(HABITISSIMO, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (318.8 Kb)   docx (224 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com