TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE PLACAS DE GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Drywall

Monografias: UTILIZAÇÃO DE PLACAS DE GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Drywall. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  1.463 Visualizações

Página 1 de 4

JOSÉ LEANDRO BENEDINI TEIXEIRA

UTILIZAÇÃO DE PLACAS DE GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: drywall

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial, para obtenção de grau no curso de Engenharia de Civil, na Universidade Paulista

Orientador: Prof. Fernando Brant

RIBEIRÃO PRETO

2014

RESUMO

TEIXEIRA, José Leandro Benedini, RA:B3993D-0, Turma EC5Q18. Utilização de placas de gesso na construção civil: drywall. 2014. 08 f. Projeto de Pesquisa (Graduação em Engenharia de Civil) – Universidade Paulista, Ribeirão Preto.

Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo identificar, apresentar, relacionar os processos referentes a utilização da tecnologia de placas de gesso ou drywall construção civil. Assim pretende-se conhecer suas vantagens e desvantagens e relacioná-las com a solução de problemas de tempo de execução de obras e desperdícios de materiais. Espera-se com esse estudo verificar se essa técnica é viável e quais os desafios para a sua utilização.

Palavras-chave: construção civil, drywall, eficiência, relação.

SUMÁRIO PROVISÓRIO

INTRODUÇÃO 4

1 REVISÃO TEÓRICA 10

2 PLACAS DE GESSO OU DRYWALL 12

3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO DRYALL 22

3.1 DRYWALL X ALVENARIA 28

4 ESTUDO DE CASO 30

4.1 METODOLOGIA 31

4.2 UTILIZAÇÃO DO DRYWALL 31

4.1.1 Análise da utilização da ferramenta 35

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 40

CONCLUSÃO 49

REFERÊNCIAS 50

APÊNDICES 53

ANEXOS 55

INTRODUÇÃO

O setor de construção civil é uma das principais molas propulsoras da economia e do desenvolvimento da sociedade. Ele é responsável pela concepção, projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura dedicando-se na criação de pontes, edifícios, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e outros.

Sendo assim, para que a construção civil consiga se alavancar é necessário o desenvolvimento de tecnologias e técnicas modernas, possibilitando assim que as construções sejam mais rápidas, econômicas e eficientes.

Visto que, uns dos grandes problemas da construção civil são referentes a atrasos e desperdícios de materiais nas obras, várias são os estudos e discussões que procuram soluções alternativas para o quadro dessa necessidade do setor. Uma prática adotada na Europa e Estados Unidos que cresce cada vez mais no Brasil é a utilização das placas de gesso ou drywall. O drywall é um sistema utilizado na execução de paredes, divisórias, revestimentos e forros, formado por painéis aparafusados em estrutura de aço galvanizado. Porém, como toda tecnologia modernizante apresenta pontos positivos e negativos em relação à sua utilização.

Comparando-se esse sistema com outros tipos convencionais, ele apresenta vantagens como: rapidez e facilidade de instalação; material mais leve; facilidade de manutenção, mais econômico, pois gera menor desperdício durante a execução da obra; mais sustentável e proporciona melhor utilização já que fica mais fácil executar paredes curvas, nichos e recortes como perfeição. E como desvantagens destaca-se que ele é menos resistente a impactos, menos resistente quando submetido a altas temperaturas, também não é recomendados para áreas úmidas e por ser nova tecnologia moderna alguns autores citam seu alto custo e dificuldade de mão de obra especializada.

Portanto, o drywall é uma alternativa para solucionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com