TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização do Drywall na Construção Civil

Por:   •  28/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos na Construção Civil a diminuição de custos e o aumento da produtividade tornaram-se indispensáveis para uma empresa manter-se competitiva no mercado. Devido a esse fato a utilização de novas tecnologias veio a ser um importante aliado para tornar uma empresa competitiva e com possibilidades de ofertar para seus clientes um produto diferenciado em relação à concorrência e com maior qualidade, tornando-se mais atrativa (LESSA, 2005).

Neste cenário, surgindo como um promissor e inovador sistema de vedação e divisões internas, a parede de gesso acartonado (drywall) veio ganhando espaço nos projetos mais recentes em relação à alvenaria convencional que utiliza blocos cerâmicos devido às vantagens consequentes que sua aplicação traz.

O drywall é um sistema construtivo que apresenta inúmeras vantagens quando comparado aos outros sistemas de vedação. Dentre elas destacam-se a rapidez na montagem, a obtenção de paredes com menor espessura, a versatilidade que proporciona diferentes formas geométricas das paredes, a diminuição das cargas nas fundações devido a leveza de sua estrutura, além da redução do desperdício e consequentemente a redução de custos (SILVA, 2009).

A necessidade de construções cada vez mais rápidas, econômicas, com estruturas mais leves, eficientes e com diminuição de custos, levam a utilização do uso de novas tecnologias como o drywall para que as novas exigências do mercado sejam atendidas.

Algumas construtoras ainda não utilizam o drywall e por isso desconhecem as vantagens que o mesmo pode proporcionar para a construção civil, dentre eles a economia (SILVA, 2009).

4

O presente trabalho tem como objetivo geral demonstrar as vantagens da utilização da parede de gesso acartonado (drywall) como sistema de vedação na construção civil e como objetivo específico fazer um comparativo entre a parede de gesso acartonado (drywall) e a alvenaria convencional de blocos cerâmicos. Com isso espera-se que a partir das vantagens apresentadas novos empreendimentos passem a utilizar esse sistema construtivo.

5

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 DRYWALL

A palavra drywall significa “parede seca”, ou seja, é um tipo de construção que não necessita de argamassa para sua execução, não gerando entulhos como nos métodos quem envolvem a alvenaria. Por ser uma tecnologia nova no Brasil, algumas construtoras não conhecem o sistema de drywall, porém, esse sistema vem assumindo um papel altamente expressivo, pois cada dia que passa mais empreendimentos são realizados com essa tecnologia (LESSA, 2005).

O Drywall é um sistema de montagem construtiva que consiste de uma estrutura metálica de aço galvanizado com uma ou mais chapas de drywall aparafusadas de ambos os lados e ainda é complementada com lã de vidro para melhorar o seu isolamento acústico. A estrutura metálica é fixada aos elementos construtivos já existentes na estrutura, os seus perfis já são produzidos com perfurações para permitir a passagem de fios e tubulações para instalações elétricas e hidráulicas (SILVA, 2009).

As divisórias são constituídas de chapas de gesso acartonado fixadas em uma estrutura leve de perfis de chapa de aço zincadas, sendo destinadas ao uso em ambientes internos (LIMA, 2012).

2.2 VANTAGENS DO DRYWALL

Atualmente a construção civil exige construções rápidas, econômicas e eficientes. Uma das alternativas para essa exigência está sendo a utilização do Drywall. Um dos sistemas de melhor produtividade x custo benefício.

Com o fim do ciclo inflacionário a partir de 1994, a indústria da construção civil nacional experimentou transformações estruturais. Algumas empresas perceberam que uma das maneiras de substituir os ganhos obtidos até antes

6

daquela data, era atacar uma nova forma de construir, mais racional, eficiente e de baixo custo (COZZA, 2006).

Como sistema de vedação o drywall se apresenta como um nova forma de construir, mais racional, eficiente e com menor custo em relação a alvenaria convencional. A montagem do sistema drywall é bastante fácil, utiliza mão de obra reduzida com redução de prazo de entrega.

O gesso acartonado reduz o índice de perdas, proporciona uma considerável redução na estrutura, além do ganho de área útil (DAPONT, 2008).

A utilização do drywall proporciona um ganho de área útil que pode chegar a 4%, as paredes possuem superfície lisa, diminuindo custos na preparação da pintura. Um pedreiro para executar 20m² de uma parede de alvenaria convencional , gasta em media dois dias, enquanto que a placa de gesso acartonado fica concluída em apenas quatro horas, deixando o local limpo, organizado e com pouco desperdício de material (LIMA, 2012).

A versatilidade para passagem de instalações hidráulicas, de telefonia e gás são uma das grandes vantagens do gesso acartonado. O mercado de produtos antes ignorados começa a ser analisado com mais apreciação por algumas indústrias. Componentes utilizados em alvenaria dividem espaço com componentes especialmente projetados para as paredes em gesso acartonado (MITIDIERI 2000).

Segundo Câmara (2010) as vantagens da utilização da vedação interna em gesso acartonado em relação às vedações com blocos cerâmicos são:

 Redução do volume de material transportado;

 Facilidade na execução das instalações evitando-se quebras na parede e com isso diminuindo a geração de resíduos e retrabalho;

 Redução da mão de obra para a execução;

 Alta produtividade;

7

 Redução do peso sobre a estrutura já que o drywall possui densidade menor que uma parede com alvenaria convencional;

 Diminuição com custos de estrutura e fundação já que o peso próprio sobre a estrutura é menor;

 Flexibilidade de layout e ganho de espaço já que o drywall possui espessura menor que a parede de bloco cerâmico;

 Facilidade de execução em eventuais manutenções;

 Melhor desempenho acústico.

2.3 DRYWAL X ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS

Comparando o drywall com a alvenaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com