TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE PRÉ-MOLDADO DE CONCRETO NA EXECUÇÃO DE OBRAS EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

Por:   •  16/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

UTILIZAÇÃO DE PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

Bruno Monteiro DA SILVA¹;Francisco Celio Nogueira GOMES JUNIOR¹; Antônio Alex MATIAS LÊU ²

¹ Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Ceará, Campus Juazeiro do Norte –CE

² Laboratório de Materiais de Construção, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Ceará, Campus Juazeiro do Norte –CE

                                 

RESUMO: Com a exigência do mercado atual em executar obras com orçamentos e prazos cada vez mais curtos, a utilização de estruturas pré-moldadas para galpões e grandes edificações torna-se cada vez mais difundida no mercado brasileiro. Devido à grande velocidade em que acontecem as coisas, e a evolução se faz presente em todas as áreas no mundo e na construção civil não poderia ser diferente. Os componentes estruturais em concreto, pela facilidade e rapidez na aplicação, têm sido cada vez mais empregados em edifícios comerciais, industrias, galpões e residências construídos no Brasil e no mundo. Para isso torna-se necessário o aprimorando do conhecimento do conhecimento de técnicas e sistemas construtivos para absorver toda essa necessidade mercadológica e ao mesmo tempo, com maior domínio das mesmas, realizar novas descobertas e avanços em busca de um excelência construtiva. A proposta deste trabalho é apresentar o aumento no uso de peças estruturais pré-fabricadas fora do local definitivo da mesma, economizando tempo e o custo final da obra na região, sobretudo com foco na cidade de Juazeiro do Norte-Ce.

Palavras-chave: Construção; Aplicação; Avanços tecnológicos.

INTRODUÇÃO

         Temos como o objetivo principal apresentar o crescimento do pré-moldado na região do cariri, sobretudo na cidade de Juazeiro do Norte-Ce, o qual se destaca por ser utilizado com o principal intuito de economizar tempo na execução da obra, como também a segurança e garantia da construção.

Juazeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na Região Metropolitana do Cariri, no sul do estado, distante 491 km da capital, Fortaleza, a uma altitude de 377 metros acima do nível do mar. Ocupa uma área de 249 km², e sua população, 266,022 habitantes, segundo a estimativa do IBGE.

A racionalização e a industrialização caminham juntas. A aplicação de medidas racionalizadas aumenta o nível organizacional dos processos, que é à base da industrialização. Entende-se por industrialização da construção o “processo evolutivo que, através de ações organizacionais e da implementação de inovações tecnológicas, métodos de trabalho, técnicas de planejamento e controle objetiva incrementar a produtividade e o nível de produção e aprimorar o desempenho da atividade construtiva” (FRANCO, 1992).

A indústria da construção civil a cada dia que passa vem buscando mais estratégias de modernização do setor, para poder aumentar a produtividade, onde a racionalização construtiva tem papel fundamental. Nesse sentido, as tendências mais notáveis relacionam-se ao emprego de sistemas construtivos que sejam total ou parcialmente pré-fabricados.

Apresentando baixo controle de qualidade, baixa produtividade, grande desperdício, a indústria da construção civil tem sido considerada uma indústria atrasada.(EL DEBS, 2000)

Segundo a NBR 9062, pré-moldado é um elemento que é executado fora do local de utilização definitiva da estrutura, com controle de qualidade conforme o item 12.3 da mesma norma.

A construção civil brasileira está caminhando rapidamente para um caminho repleto de tecnologias a favor da racionalização e melhorias em materiais construtivos, assim como suas aplicações. Neste universo, um dos fatores que mais contribuíram para a pré-fabricação de peças estruturais foi a industrialização do setor construtivo.        

No Brasil essa inovação do pré-moldado, iniciou em 1925 em canteiros de estacas para a fundação do Jockey Club Rio de Janeiro, porém só em meados dos anos 2000, volta o pré-fabricado em obras de expressão, inclusive fachadas, porém casos isolados.

Dentre as vantagens de se utilizar concreto pré-moldado estão: Velocidade e segurança da estrutura da obra, redução substancial de entulho nos canteiros de obras, redução substancial do valor gasto com estrutura e flexibilidade, no entanto para que todas as vantagens do concreto pré-moldado sejam potencializadas, a estrutura dever ser concebida de acordo com um filosofia especifica do projeto: grandes vão, um conceito apropriado para estabilidade, detalhes simples, etc.

Os elementos apresentados pelo o pré-moldado por diversas situações devem ser avaliadas quanto aos seus efeitos dinâmicos decorrentes da sua própria produção como: transporte, montagem, execuções das ligações, finalização da obra e seu uso.

Os componentes estruturais em concreto, pela facilidade e rapidez na aplicação, têm sido cada vez mais empregados em edifícios comerciais, industrias, galpões e residências construídos no Brasil e no mundo.

Na região do cariri se percebe um aumento significativo no uso de pré-moldado visando a rápida finalização do empreendimento para ser utilizado com mais segurança por quem os visitarem, sobretudo na cidade de Juazeiro do Norte-Ce com grandes obras finalizadas e outra em fase de construção.

 CONCRETO PRÉ-MOLDADO

         O pré-moldado é uma estrutura feita com os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem a resistência desejada, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. No qual, este conjunto de peças é também conhecido por estrutura pré-fabricada.

        O concreto pré-moldado é estável por toda sua vida útil. Isso quer dizer que ele precisa de muito menos cuidados e manutenção, bem como dispensa tratamentos químicos para evitar o apodrecimento. Isso torna o ambiente construído muito mais seguro e ecologicamente correto. O concreto pré-moldado ainda possui uma qualidade superior ao tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (250.7 Kb)   docx (116.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com