TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SUCESSO PARA O COMERCIO DE TABULEIRO DO NORTE - CE

Por:   •  22/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.622 Palavras (23 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO        3

2        OBJETIVOS        5

2.1        OBJETIVO GERAL        5

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3        JUSTIFICATIVA        6

4        METODOLOGIA        8

4.1        O CORPUS        8

4.1.1 ECONOMIA, INDÚSTRIA E COMERCIO.        8

4.1.2 DESENVOLVIMENTO NO VAREJO.        9

4.1.3 TABULEIRO DO NORTE NO MERCADO DE MOTO PEÇAS.        10

4.1.4 CIDADE DOS CAMINHONEIROS        10

5        REFERENCIAL TEÓRICO        12

5.1        CONTEXTO HISTORICO DAS TEORIAS DE MOTIVAÇÃO        12

5.1.1 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS SEGUNDO MASLOW        13

5.1.2 TEORIA DE HERZBERG        15

5.1.3 COMPARAÇÃO ENTRE OS MODELOS: MASLOW, HERZBERG E ALDERFER        19

6        CRONOGRAMA        21

REFERÊNCIAS        22

ANEXO        2



  1. APRESENTAÇÃO

        O estudo do tema motivação nas organizações tem despertado interesse e vem crescendo de forma significativa nos últimos tempos. Tem-se observado que a falta de motivação ocasiona redução nos índices de produtividade, e também que funcionários que desempenham funções semelhantes têm apresentado comportamentos diferentes.

A motivação é um forte impulso para a realização, uma propensão a perseguir objetivos com energia e persistência, absorvendo os fracassos e reveses de maneira a aprender com a experiência e não perder o foco do objetivo. Tanto na vida pessoal como no mundo corporativo este atributo é essencial para o sucesso das pessoas, pois os obstáculos sempre ocorreram, mas se a pessoa estiver motivada, será capaz de superar todos os obstáculos e atingir seus objetivos.

As pessoas motivadas demonstram uma visão positiva da vida e um forte comprometimento com a empresa. Tais profissionais buscam desafios, adoram aprender e se orgulham de um trabalho bem-feito. Mostram também uma energia inesgotável para fazer as coisas de forma cada vez melhor e costumam se sentir inquietos com a situação vigente, mostrando-se ávidos por explorar novas abordagens para seu trabalho. Tem iniciativa, pois se sentem responsáveis pelas situações, demonstrando pró-atividade.

A teoria e a prática da motivação têm estado conosco por muito tempo. A motivação pode causar aumentos substanciais na produtividade e na satisfação no trabalho, além de substanciais reduções nas faltas, nos atrasos, nos agravos e daí por diante. No processo de motivação, as necessidades não satisfeitas criam tensão, que levam a atividades direcionadas a satisfazer a necessidade humana de reduzir a tensão. A motivação pode ser descrita como o processo de estimular o indivíduo a tomar ações que levarão ao preenchimento de uma necessidade ou à realização de uma meta desejada.

A partir dessas considerações iniciais, este projeto tem como finalidade de mostrar a necessidade da cidade de Tabuleiro do Norte de se aperfeiçoar nesse âmbito motivacional, pois temos observado que os colaboradores não estão satisfeitos com seu ambiente de trabalho em geral, refletindo também na insatisfação dos consumidores.

Nessa pesquisa será feita uma análise das teorias da motivação e observações diretas e aplicação de questionários para que as conclusões resultantes permitam recomendar a política adequada de recursos humanos, estabelecendo estratégias eficazes.

O presente trabalho tem o intuito de explorar uma ferramenta, cuja importância dentro das empresas está sendo cada vez maior: a motivação. Não apenas externar a definição da motivação, mas também enfocar questões que cerceiam o gerenciamento dessa ferramenta no comercio local da cidade de Tabuleiro do Norte. A partir de uma visão crítica com relação ao tema apresentado, este trabalho busca contemplar a forma como e tratada a motivação e suas reais implicações, principalmente em relação ao enfoque na boa qualidade de gestão no comercio local, cuja definição colocamos mais adiante.


  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL
  • Identificar quais são os fatores motivadores que direta ou indiretamente contribuam para a automotivação dos funcionários, de maneira que as qualidades e habilidades de cada um tornem-se condições fundamentais para proporcionar maior integração entre os objetivos da empresa com os objetivos dos funcionários.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Esclarecer maneiras que impulsionem a motivação do individuo para exercer sua função de forma satisfatória;
  • Determinar o conjunto de fatores psicológicos essenciais para melhorias da conduta geral do colaborador;
  • Relacionar os fatores pessoais (intrínsecos ou inconscientes), tanto como os ambientais (extrínsecos ou conscientes) que estão relacionados à motivação dentro da organização.

  1. JUSTIFICATIVA

        O tema para o projeto foi escolhido devido à constatação da existência de um elevado índice de desmotivação observado atualmente nas empresas da cidade Tabuleiro do Norte – CE, que influencia diretamente na qualidade do atendimento aos clientes e consequentemente na produtividade dos seus colaboradores.

A falta de motivação dos funcionários interfere no ambiente de trabalho, pois as pessoas passam a adotar comportamentos inadequados e prejudiciais a qualidade de atendimento aos clientes externos e internos, comprometendo o bom desempenho de suas funções e de toda organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (401.7 Kb)   docx (232 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com