TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Sistema Operacional

Artigo: Um Sistema Operacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Um Sistema Operacional

Um Sistema Operacional é formado por um conjunto de programas e rotinas computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente dito. Entende-se por usuário todo e qualquer objeto que precise de acesso aos recursos de um computador (seja ele um usuário ¨real¨ ou aplicativos).

Os Sistemas Operacionais podem ser classificados de três maneiras : pelo tipo do núcleo de sistema ( ou Kernel, como é conhecido no jargão técnico), pelo método adotado ao gerenciar os programas em execução ou pelo número de usuários que podem operá-lo simultaneamente.

Atualmente, são utilizados basicamente dois tipos de implementações do núcleo de sistema: monolíticos ou estrutura de microkernel.

Os Sistemas Operacionais podem ser Classificados de três Maneiras:

. Monolíticos . Microkernel . Multitarefa

Núcleos Monolíticos têm como principais característica o fato de integrarem todas as funcionalidades possíveis do sistema em um grande ¨bloco¨ de software. A dição de novas funcionalidades implica na recompilação de todo o núcleo. Trata-se de uma abordagem um tanto antiquada, mas que foi adotada , por exemplo, por Linus Torvalds quando este resolveu desenvolver o Kernel do Linux.

Microkernel é um termo usado para caracterizar um núcleo do sistema cujas Funcionalidades não-essenciais ao seu funcionamento são transferidas para servidores, que se comunicam com o núcleo mínimo através do modo de acesso do núcleo (local onde o programa tem acesso a todas as instruções da CPU e a todas as interrupções de hardware), deixando o máximo de recursos rodando no modo de acesso do usuário

Quando o processador trabalha no modo de usuário , uma aplicação só pode executar instruções não privilegiadas, tendo acesso a um numero reduzido de instruções.

Os diversos tipos de sistemas operacionais existem empregam diferentes maneiras de gerenciar os programas em execução pelo usuário. Existem basicamente três tipos de gerenciamento de tarefas ( ou processos)

Sistema Montarefa permite a realização de apenas uma tarefa ou processo de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais monotarefa é o ( Microsoft Disk Operating System ). Lançado em 1981 e desenvolvido para rodar no recém lançado processador 8086 da intel.

Atualmente, a grande maioria dos sistemas operacionais são do tipo multitarefa. Dá-se o nome de multitarefa á característica dos sistemas operacionais modernos que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas simultaneamente

.

A multitarefa cooperativa trabalha exatamente como dito anteriormente: o tempo de processamento é repartido entre diversas tarefas, dando a impressão ao usuário que elas estão sendo executadas simultaneamente. Sua Principal característica ( ou deficiência ) reside no fato de que não há controle sobre o tempo de CPU que cada processo consome. O sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com