TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Proposta De Implantação Nos Canteiros Da Avenida Juscelino Kubitschek - JK

Por:   •  14/10/2023  •  Monografia  •  11.220 Palavras (45 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 45

FACULDADE PATOS DE MINAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ELIZETH APARECIDA RODRIGUES

ESTEFANI HORRANE SILVA GOMES

        LAURA CAIXETA CAMPOS        

SAMARA MENDES DE ALMEIDA

CICLOVIA: UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO NOS CANTEIROS DA AVENIDA JUSCELINO KUBITSCHEK - JK

PATOS DE MINAS

2017


ELIZETH APARECIDA RODRIGUES

ESTEFANI HORRANE SILVA GOMES

LAURA CAIXETA CAMPOS

SAMARA MENDES DE ALMEIDA

        

CICLOVIA: UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO NOS CANTEIROS DA AVENIDA JUSCELINO KUBITSCHEK - JK

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Patos de Minas como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil.

Orientador: Prof.º. Esp. Coordenador Marcelo Malheiro de Queiroz.

PATOS DE MINAS

2017


FACULDADE PATOS DE MINAS

DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Curso de Bacharelado em Engenharia Civil

ELIZETH APARECIDA RODRIGUES

ESTEFANI HORRANE SILVA GOMES

LAURA CAIXETA CAMPOS

SAMARA MENDES DE ALMEIDA

CICLOVIA: UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO NOS CANTEIROS DA AVENIDA JUSCELINO KUBITSCHEK - JK

Banca Examinadora do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, composta em 24 de Junho de 2017.

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado, pela comissão examinadora constituída pelos professores:

___________________________________________

Orientador: Prof.º.  Esp. Marcelo Malheiro de Queiroz

Faculdade Patos de Minas


___________________________________________

Examinador: Profº. Me. João Paulo Silva Lima

Faculdade Patos de Minas


___________________________________________

Examinadora: Prof.ª. Marina da Mota Pereira

Faculdade Patos de Minas


Dedicamos a Deus pela sua infinita misericórdia, autor do nosso destino, nosso guia, socorro presente na hora das angústias, ao nosso orientador e coordenador do curso Marcelo Malheiro pela paciência e ao nosso professor João Paulo que nos ajudou no desenvolvimento da monografia, pelo seu apoio e compreensão.


AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus que nos permitiu que tudo isso acontecesse, ao longo de nossas vidas, e não somente nestes anos como universitárias, mas em todos os momentos é o maior mestre que alguém pode conhecer.

Aos nossos pais pelo amor, incentivos nas horas difíceis, de desânimo e cansaço pelos apoios incondicionais, por nos fazerem acreditar que tudo isso iria se concretizar com fé e dedicação. Aos nossos irmãos que sempre fizeram entender que o futuro é feito a partir da constante dedicação no presente.

Agradecemos a todos os professores por nos proporcionar os conhecimentos não apenas racionais, mas as manifestações de caráter e afetividade da educação no processo da nossa formação profissional, por tanto que se dedicaram a nós, não somente por ter nos ensinados, mas por terem nos feito aprenderem. Agradecimento especial ao nosso orientador e coordenador do curso Marcelo Malheiro pelo empenho dedicado à elaboração desta monografia e ao nosso professor João Paulo pelas suas correções, orientações, incentivos, apoio e confiança.

Ao Sr. Saulo supervisor geral do DNIT por nos disponibilizar dados da Avenida Juscelino Kubitschek para realização desta monografia, pela sua paciência e boa vontade de nos ajudar.

Agradecemos a esta instituição, seu corpo descente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbramos um horizonte superior, elevada pela acendrada confiança no mérito e ética aqui presentes.

Agradecemos a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação, o nosso muito obrigado.

A jornada da vida é como um homem andando de bicicleta. Sabemos que ele pegou a bicicleta e começou a se mover. Sabemos que em algum momento ele irá parar e descer. Sabemos que, se ele parar de se mover e não sair, ele vai cair.

William G. Golding


RESUMO

Esta pesquisa pretende desenvolver uma proposta de implantação de uma ciclovia em todo o percurso da Avenida Juscelino Kubitschek - JK de Patos de Minas/MG, a fim de estabelecer uma nova alternativa para mobilidade da população dessa cidade. Assim, o empreendimento será construído nos dois sentidos da via, utilizando-se o espaço dos canteiros centrais, levando-se em consideração os aspectos urbanísticos e paisagísticos desta avenida. Desta forma, ciclistas e pedestres terão melhor acessibilidade nos deslocamentos diários, seja como transporte ou como opção de lazer. Para tanto, foram realizados estudos teóricos preliminares, levantamento de dados da via, identificando as fragilidades, potencialidades e demandas do local a fim de desenvolver e justificar devidamente a proposta do trabalho apresentado, considerando as diretrizes que privilegiam ciclistas e pedestres nos deslocamentos diários.

 

Palavras-chave: ciclovia, mobilidade urbana, sustentabilidade.


ABSTRACT

This research intends to develop a proposal for the implementation of a bicycle path along the route of Juscelino Kubitschek - JK Avenue in Patos de Minas / MG, in order to establish a new possibility for the mobility of the population of this city. The project will be built in both directions of the road, using the space of the central islands, considering the urban and landscape aspects of the avenue. This way, cyclists and pedestrians will have better accessibility in their daily routes, either as transportation or as a leisure option. For that, preliminary theoretical studies were carried out, data collection of the road, identifying the fragilities, potentialities and demands of the place in order to develop and justify properly the proposal of the presented work, considering the guidelines that favor cyclists and pedestrians in commutes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.5 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com