TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidades para construção civil

Artigo: Unidades para construção civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Artigo  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Nesta pesquisa irá encontrar-se elemento teóricos e práticos, como constituição(química) e uso cotidiano (em construção civil) sobre materiais do tipo agregado, no qual dividem-se em graúdos e miúdos, onde explicarei mais adiante suas caracterizações e diferenciações, e com isso formando o embasamento para explicar seus conceitos, processos, aplicações. Entretanto haverá pausas no desenvolver do texto para observações sobre as NBRs/ABNTs que caso aparecer e for de suma importância para o entendimento por completo do assunto.

AGREGADOS

- CONCEITO

Agregados para Construção Civil são materiais minerais, granulares, inertes, utilizados principalmente em obras de infraestrutura e edificações dentre outros.

Os agregados mais comuns são pedra britada, areia e cascalho, e são as substâncias minerais mais consumidas no Brasil e no mundo.

O termo agregado deriva do fato de que a areia e a brita são utilizadas para a fabricação de produtos artificiais resistentes através da mistura com materiais aglomerantes de ativação hidráulica ou com ligantes betuminosos¹, e desta forma, respectivamente, serem agregados ao cimento para a fabricação do concreto e ao betume (piche) para formar o asfalto. Também se enquadram nesta definição os materiais granulares rochosos para pavimentos com ou sem adição de elementos ativos, lastro de ferrovias e enrocamentos para proteção à erosão hidráulica.

Os agregados podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita); agregados normais (brita, areia, cascalho); agregados pesados (barita, magnetita).

Conceitos químicos

- AREIA

Composição Química: material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício (SIO2), com 0,063 a 2 mm.

Histórico: a areia é uma substância que tem uma idade incalculável, haja vista que as rochas ígneas das quais a areia é proveniente só podem ter sido formadas, sob uma enorme pressão e a uma profundidade de 9 a 24 quilômetros da crosta terrestre , onde foram convertidas em granito. Areia é uma substância natural, proveniente da desagregação de rochas; possui granulometria variando entre 0,05 e 5 milímetros pelas normas da ABNT. A areia é formada, principalmente por quartzo(SiO2), mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros.

Aplicação: a areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação asfáltica, em filtros, lastro e permeabilização de vias e pátios.

-BRITA

Aplicação: a brita é destinada para o setor da construção civil com aplicações na fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, de ferrovias, barramentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com