TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Por:   •  20/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 3][pic 4]

O papel da administração na criação de grandes construtoras no Brasil

The role of management in the creation of large construction companies in Brazil

Lucas Vinício silva machado[1]

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Brasil.

UEMASUL, Campus Açailândia

email: lucasmachado10machado@gmail.com[1]

Orientador: Prof. Ieda Bezerra Carvalho

Resumo

Este artigo apresenta o profissional de engenharia não é um simplificador de técnicas necessárias a criar conforto para a humanidade, mas um cidadão apto a propor, planejar, comandar, pesquisar e atuar para o bem dela.

Para tanto, além da dedicação à melhoria de sua capacidade técnica, devera se interessar pelos campos da administração, do marketing, das vendas, visando cumprir sua vasta área de atuação, mormente se integrar a área de gestão das organizações a que pertencer.

Não se pretende esgotar o assunto administração mas, alertar quanto a relevância do assunto e de sua importância para a proficiência da vida profissional.

É extremamente simplório pensar que o engenheiro, ou o arquiteto é, meramente, um técnico, homem dedicado apenas a manusear

Abstract

This article is not a standard for data production, planning, commanding, researching and evaluating for the sake of it.

For more information about your technical capability, make yourself necessary for more information on administration, marketing, sales, more information about the area of ​​operation, and more areas of management of related organizations.

Unless applied at least once, be a warning about the subject and its importance for a professional life skill.

It is foolish to think that the engineer, or the architect, is merely a technician, man boils down to just a handle

[pic 5]

Diferentemente do que muitos possam imaginar, grandes construtoras normalmente não se iniciam com grandes ideias, mas sim com pessoas de alto potencial que sabem o que precisa ser feito, como fazer e principalmente tem dedicação total para transformar um sonho em realidade, assim, o elemento mais importante para uma startup é o seu time.

Os fundadores devem ser complementares tanto em termos de conhecimentos e afinidades, quanto em perfil; genericamente enquanto um deve ter foco mais técnico, outro deve ter pelo lado administrativo/operacional e um terceiro voltado para negócios, marketing e comercial. Assim, tem-se um tripé que consegue não só se sustentar, mas também ao negócio como um todo. Além disto, este time precisará de um líder, que ao mesmo tempo os conduza na realização da visão do negócio e saiba delegar suas responsabilidades bem como ouvir e aprender com seu time, com os clientes e parceiros.

Assim, a lógica da construção de grandes construtoras no mundo deve ser sempre inversa ao que se imagina: antes de sair criando e tendo ideias, deve-se atentar as oportunidades e montar o time certo para que possa ter êxito em seu negócio.

[pic 6]

A maiores construtoras do mundo não surgiram do nada, surgiu das oportunidades do desejo de inovar de mostrar o seu diferencial, a ACS (Actividades de Construcción y Servicios) Sediada em Madrid, na Espanha, o Grupo ACS é a maior construtora do mundo, com projetos em países como Portugal, Chile, Marrocos e Austrália. Fundada em 1997, a construtora é referência mundial na construção e desenvolvimento de projetos de infraestrutura, tanto civis quanto industriais.

Em setembro de 2017, a ACS registrou aumento de 603 milhões de dólares em seus lucros, valor 12,7% maior do que o mesmo período do ano passado. Em termos de portfólio, a construtora possui cerca de 66 milhões de dólares em contratos para executar. Entre diversos prêmios e certificações, a construtora participa do Pacto Mundial da ONU, que visa a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário, e o CEO Florentino Pérez foi eleito um dos melhores do mundo pelo Harvard Business Review de 2016.  Um passo fundamental para a criação de grandes construtoras é o mercado e a oportunidade que ele possui naquele momento. Uma empresa existe para atender as necessidades de seus clientes e somente cresce e se torna perene se conseguir suprir as demandas e expectativas acima de qualquer outro concorrente no mercado. Neste sentido é fundamental, antes de sair executando a ideia, conhecer o mercado, conversar com potenciais consumidores, parceiros e fornecedores para entender a lógica do mesmo, a atuação dos concorrentes e as necessidades não atendidas.

Em seguida vem a ideia, ou melhor, de que forma esta necessidade será atendida, serviços que serão ofertados, no que eles serão inovadores/diferenciados em relação aos concorrentes existentes. Aqui reside um detalhe muito importante: os concorrentes podem não ser aqueles iguais a você, mas sim os players dominantes que de alguma forma suprem a necessidade que irá atender.

Como tudo na vida, a ideia, o pensamento, ou mesmo o sonho é a base de todas as coisas. É preciso que haja primeiro um desejo, e que a partir desse, haja o impulso e os estímulos certos para que se concretize o objeto almejado.

No início de um empreendimento a base é a mesma, primeiramente vem o desejo de construir algo. Este desejo pode ser baseado em uma necessidade do meio em que o empreendedor vive, ou mesmo uma oportunidade que este visualize. Há também outros fatores que favoreçam o início desta empreitada, muitos são os fatores que alavancam a ideia inicial, até mesmo quando esta é a cópia de outro plano de negócio que já está dando certo.

O setor de serviços (construção civil) fornece certa vantagem para o empreendedor, pois o gerenciamento do negócio é mais simplificado. Desta forma, não é necessário uma base forte nas técnicas de Administração de Empresas. Um exemplo são os profissionais de tecnologia, principalmente os focados na internet, que conseguem ótimas perspectivas de trabalho. Possuem a comodidade de planejar sua própria metodologia de atuação no mercado, aliando seus anseios pessoais com o prazer da profissão. Este ramo de serviço é alavancado pelo estilo de vida da geração Y, e ganhará ainda mais energia pela geração Z.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (227.4 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com