TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FISÍCA

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FISÍCA

PROFESSORA MA. NÉLIDA AMORIM

Resumos

Daniel Marcos Ferreira da Silva

PICOS

2015

TEXTO 01. O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?

Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias.

A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares.

A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.

O professor além de ter um bom discurso sobre a importância da disciplina, precisa também praticar sua ação dentro e fora das aulas. Assim, cabe a ele buscar e orientar o aprimoramento da qualidade de vida, quebrando o preconceito já existente que educação física separa pessoas em aptas e inaptas. Em momento algum busca-se a luta pelo título de disciplina mais importante, mas sabe-se de sua influencia sobre os alunos. Onde com a disciplina, os alunos perdem preconceitos estéticos, aprendem modalidades esportivas, aprendem a viver em sociedade, a dividir a ajudar o próximo e ainda possuem uma vida mais saudável por conta dos exercícios.

TEXTO 02 - OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INFLUÊNCIAS, TENDÊNCIAS, DIFICULDADES E POSSIBILIDADES.

Entende-se a Educação Física como uma disciplina que integra o aluno a uma cultura corporal, formando o cidadão e ensinando-o a tomar proveito dos jogos, esportes, danças, lutas e ginástica em prol de uma melhor qualidade de vida. Trata-se de localizar em cada uma destas práticas corporais produzidas pela cultura os benefícios humanos e suas possibilidades na organização da disciplina no contexto escolar.

No Brasil, a Educação Física recebeu influências da área médica com ênfase nos discursos pautados na higiene, saúde e eugenia, dos interesses militares e do nacionalismo. Nos idos da década de 70 o governo militar apoiou a Educação Física na escola objetivando tanto a formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como a desmobilização de forças oposicionistas. Assim, estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo.

A partir da década de 80, em função do novo cenário político, este modelo de esporte de alto rendimento para a escola passa a ser fortemente criticada e como alternativa surgem novas formas de se pensar a Educação Física na escola. Essas considerações resultaram num período de crise da Educação Física que culminou com o lançamento de diversos livros e artigos que buscavam além de criticar as características reinantes da área, elaborar propostas, pressupostos e a enfatizar conteúdos que viessem a tornar a Educação Física mais próxima da realidade. Algumas abordagens que tiveram maior impacto a partir da década de 70 foram as seguintes; psicomotricidade, desenvolvimentista e construtivista com enfoque psicológico e as críticas (crítico superadora e crítico emancipatória), com enfoque sociocultural.

A psicomotricidade é o primeiro movimento mais articulado que surge a partir da década de 70 em contraposição aos modelos anteriores. Nele o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscava garantir a formação integral do aluno.

Dentro da perspectiva construtivista a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção deste conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo. Nesta concepção a aquisição do conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente de acordo com as pressões do meio. Conhecer é sempre uma ação que implica em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com