TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal de Santa Maria

Por:   •  7/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 5

CARGA E DESCARGA DE UM CAPACITOR

Artur Modler, Davi Fin– Turmas 11 e 13

FSC1026 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III – Departamento de Física

 Universidade Federal de Santa Maria

e-mail: arturmodeler@gmail.com davifin@gmail.com 

Resumo. O objetivo do experimento foi observar o comportamento de carga e descarga de um capacitor conectado em série com um resistor, resultando em condições de carga desafiadoras. Um circuito composto por um resistor e um capacitor (circuito RC) foi ligado a uma fonte de alimentação de 10 Volts. A análise foi realizada durante um período de 20 minutos durante a fase de carga e 10 minutos durante a fase de descarga. Ao longo de cada intervalo de tempo predeterminado, a resistência fornecida pelo resistor, a corrente elétrica e a carga armazenada no capacitor foram medidas e documentadas em ambos os cenários do experimento.

Introdução

A realização do experimento possibilitou a observação do comportamento de um capacitor e um resistor durante os processos de carregamento e descarregamento. O resistor, ao buscar restringir o fluxo de corrente elétrica no circuito, e o capacitor, responsável por armazenar energia, desempenharam papéis fundamentais nesse estudo.

Durante a análise, foi constatado que o carregamento de um capacitor ocorre por meio da aplicação de uma diferença de potencial proveniente de uma fonte, como uma bateria. A velocidade desse processo, conhecida como taxa de carregamento, é influenciada tanto pela resistência elétrica do circuito, determinada pelo resistor, quanto pelas características específicas do capacitor utilizado.

É possível medir a carga armazenada em um capacitor de acordo com a seguinte expressão:

[pic 1]

sendo:

Q = carga armazenada;

C = capacitância do capacitor;

V = tensão aplicada.

A resistência elétrica, pode ser compreendida como uma propriedade que dificulta a passagem de corrente elétrica no interior do material. A resistência de um resistor, em um circuito pode ser medida pela Lei de Ohm:

 [pic 2]

sendo:

R = Resistência  elétrica (Ω)

I = Intensidade de corrente (A)

V = Diferença de potencial (V)

Neste experimento, a presença do resistor no circuito elétrico restringe o fluxo de cargas e desaceleera o processo de carregamento do capacitor. Foram utilizados resistores de alta resistência, conhecidos como resistores fortes, com o intuito de reduzir a velocidade do processo e facilitar a observação.

O processo de carga do capacitor pode ser matematicamente definido pela equação:

Equação 1:

[pic 3]

Na qual:

Q = carga do capacitor

i = corrente

t = tempo

Dado que o capacitor foi carregado, foi observado, posteriormente o seu processo de descarregamento, o qual, foi afetado pela resistência da mesma forma que o processo de carregamento.

Os resultados do experimento em questão elucidam a relação existente entre tempo e cargas elétricas de uma corrente.

Procedimento Experimental

Foi estabelecido um circuito fechado na bancada experimental com o objetivo de observação. O resistor e o capacitor foram ligados em série na protoboard, com o resistor posicionado mais próximo da parte positiva de tal forma que a corrente elétrica fluísse primeiramente  por ele.

Com o objetivo de medir a voltagem presente no circuito, foram instalados multímetros tanto no resistor quanto no capacitor, devidamente ajustados para essa finalidade. Além disso, uma fonte de tensão foi conectada à protoboard, com fios positivos e negativos, e ajustada para fornecer uma tensão constante de 10 volts.

Imagem 1: Circuito analisado no experimento.

[pic 4]

Fonte: Autoral.

        O processo de  carga do capacitor teve duração de 20 minutos. Nos primeiros 2 minutos, foram anotados os valores dos multímetros a cada 10 segundos.  Do 2º até o 10º minuto, os valores foram anotados em um intervalo de 30 segundos. Do 10º ao 20º minuto, os valores foram anotados a cada 60 segundos.

Em seguida, deu-se início à segunda etapa do experimento: o acompanhamento do processo de descarga do capacitor. Para que houvesse a pretendida descarga, o capacitor foi desconectado da fonte de tensão.

O processo durou 10 minutos, e foram medidas, da mesma forma que na primeira parte do experimento, os valores das voltagens no resistor e no capacitor. Os dados foram coletados, do primeiro instante de descarga até o 2º minuto a cada 10 segundos, e do 2º ao 10º minuto a cada 30 segundos.

Além das medidas de voltagem, foram estimados, em ambas as partes do experimento, os valores de corrente elétrica da carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (318 Kb)   docx (710.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com