TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar 8 Semestre

Ensaios: Unopar 8 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetiva pesquisa teórica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de Empreendedorismo e Plano de Negócios, Administração Estratégica e Sistemas de Informações e Direito Empresarial e Trabalhista.

A informação, recurso estratégico, no que se refere à ótica competitiva, tornou-se relevante o estudo dos sistemas de informações como ferramenta estratégica para a sobrevivência de uma organização.

A utilização da tecnologia da Informação (TI) é parte integrante do processo de transformação das organizações e, para a sua implantação é necessário que as organizações estruturem de forma organizada seu planejamento, alicerçando no direito empresarial e trabalhista como forma de prevenção riscos que todo empreendimento pode ter, podendo ser revisto e adaptado sempre que necessário.

As estratégias norteiam a maneira atingir os objetivos e metas para se manter no mercado ante as novas tecnologias e formas de organizações, por conseguinte previnem situações de riscos e auxiliam no sucesso do contencioso, bem como auxiliam e contribuim em decisões imprescindíveis para a saúde financeira da empresa e o sucesso do negócio.

Diante do exposto, a Tecnologia da Informação (TI) se apresenta como ferramenta essencial a disposição das organizações.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Primeiro Desafio: Empreendedorismo e Plano de Negócios

Segundo o dicionário Webster empreendedor é a pessoa que organiza e gere um negócio, assumindo o risco em favor do lucro.

Segundo Gerber (2004), o empreendedor é o visionário em nós: o sonhador, a energia por trás de toda atividade humana, a imaginação que alimenta o fogo do futuro, o catalisador da mudança.

A característica básica do empreendedor é o espírito criativo e pesquisador. Visa constantemente novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista a necessidade das pessoas, vez que enquanto a maior parte das pessoas tende a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor é otimista e busca o sucesso e, não se abate, mas se fortalece com desafios.

Sabemos que as características de um empreendedor são extensas, mas abordaremos as principais, senão vejamos: iniciativa, autoconfiança, independência, cidadania, ética, coragem, comprometimento, criatividade, exige qualidade e eficiência, eficácia, persistência, busca de informações, corre riscos calculados e liderança.

Assim, entendemos que iniciativa é a capacidade para agir de maneira oportuna e adequada sobre a realidade, apresentando soluções, influenciando acontecimentos e se antecipando às situações; ter autoconfiança significa sentir-se seguro em relação aos seus propósitos, ao seu projeto. Mesmo tendo muitas opiniões contrárias podendo agir com firmeza e determinação para atingir o seu objetivo; independência busca autonomia em relação a normas e controle de terceiros; cidadania no que se refere ao empreendedor social, ou seja, busca dar valor ao cidadão; ética agir com honestidade; coragem para iniciar o empreendimento, vez que o mercado é feroz; comprometimento se refere a fazer sacrifício pessoal ou despender um esforço extraordinário para completar uma tarefa. Colaborar com os empregados ou se colocar no lugar deles, se necessário, para terminar um trabalho. Se esmerar em manter os clientes satisfeitos e colocar em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo; criatividade, a saber, é a capacidade de encontrar soluções viáveis para solução de problemas. Capacidade de criar novos produtos e serviços. Capacidade de encontrar novos caminhos, novos processos. Tem sempre uma sugestão, mesmo que não seja a melhor; exige qualidade e eficiência, já que encontra maneiras de fazer as coisas do melhor modo, mais rápido, ou mais barato. Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência. Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padrões de qualidade previamente combinados; o empreendedor munido de persistência age diante de um obstáculo significativo. Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo. Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivos; busca de informações, pois dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes. Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço. Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial; corre riscos calculados, avaliando alternativas e calcula riscos deliberadamente. Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados e a liderança que nada mais é que um relacionamento sabendo aproximar criar empatia, criar relações calorosas, leais e de afeição e sabendo quando se distanciar para manter as pessoas com foco nos objetivos.

Todas as empresas enfrentam dificuldades e precisam analisar um mercado, suas variáveis e potencialidades para a tomada de decisões. No cenário prático não existem muitas oportunidades para tentativa e erro, sendo que a simulação empresarial na prática é bem diferente quando estão em jogo o dinheiro e a vida da empresa.

2.2 Segundo Desafio: Administração Estratégica e Sistemas de Informações

Todas as empresas enfrentam dificuldades e precisam analisar um mercado, suas variáveis e potencialidades para a tomada de decisões. No cenário prático não existem muitas oportunidades para tentativa e erro, sendo que a simulação empresarial na prática é bem diferente quando estão em jogo o dinheiro e a vida da empresa.

Foi nos proposto tal situação, a saber, “Sabendo dos desafios do mercado e da necessidade de moldar o negócio e a estratégia em consonância aos desafios que serão enfrentados, pesquise, aponte e explique as variáveis relacionadas ao comportamento do consumidor, desenvolvimento de produtos e serviços, e uso das informações para o planejamento”.

Desse modo, verifica-se que atualmente quem detém informação detém um tesouro.

O planejamento, elaboração de estratégias, uso de informação para gerar conhecimento, tecnologia da informação são de grande relevância, mas estes elementos na empresa sem um plano de alinhamento estratégico, de nada vale. Vez que, se faz necessário um plano que interliga todos os setores e processos da empresa, que otimiza a utilização do potencial das empresas.

Tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com