TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar TCC

Trabalho Escolar: Unopar TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  781 Visualizações

A Microeconomia examina as ações dos agentes econômicos e empresas nas atividades produtivas. Seu foco é a interação destes agentes no mercado, assim, dentre seus estudos se destacam a oferta, a demanda, o equilíbrio de mercado, as estruturas de mercado, teoria da firma e a teoria do consumidor.

A Macroeconomia se ocupa de estudar o funcionamento do sistema econômico como um todo, utiliza como meio de estudo os grandes agregados econômicos tais como: produto, investimento, renda, inflação e balanço de pagamentos.

Os economistas explicam o funcionamento do sistema econômico através de um ciclo, chamado fluxo circular da renda. No fluxo de uma economia simplificada temos apenas dois agentes econômicos: as famílias e as empresas. As famílias são proprietárias de fatores de produção e os fornecem às empresas por meio do mercado dos fatores de produção. As empresas, por meio da combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias por meio do mercado de bens e serviços (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004).

O fluxo circular da renda expressa a relação entre os agentes econômicos em dois fluxos, um real e um monetário (ou nominal). No fluxo real ocorrem as transações reais, ou seja, as empresas produzem bem e serviços e as famílias trabalham para as empresas. No fluxo nominal as empresas remuneram as famílias com renda (em economia renda é o conjunto de salários, juros, lucros, aluguéis e royalties) e as famílias compram com sua renda os bens e serviços das empresas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com